Saber-Literário

Diário Literário Online

Professora aposentada que emocionou Lázaro Ramos e o fez chorar na Flip diz: 'Falei aos meus antepassados'

Nascida no interior do Paraná e neta de escravos, Diva relatou uma vida de dificuldades impostas pelo preconceito. Ela participou de entrevista coletiva neste sábado (29).
Por Luís Filipe Pereira, G1, Paraty
Diva Guimarães discursa em mesa com Lázaro Ramos e Joana Gorjão (Foto: Reprodução/YouTube/Flip - Festa Literária Internacional de Paraty) Diva Guimarães discursa em mesa com Lázaro Ramos e Joana Gorjão (Foto: Reprodução/YouTube/Flip - Festa Literária Internacional de Paraty)

Diva Guimarães discursa em mesa com Lázaro Ramos e Joana Gorjão (Foto: Reprodução/YouTube/Flip - Festa Literária Internacional de Paraty)

Diva Guimarães, a professora aposentada de 77 anos que roubou a cena na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) ao emocionar e fazer chorar o ator Lázaro Ramos, disse que quis "falar aos antepassados". Neste sábado (29), ela participou de uma entrevista coletiva na qual falou sobre o seu comovente discurso. A escritora mineira Conceição Evaristo também estava presente.

"Como que o Brasil é conhecido lá fora? Não é somente pelo traseiro das negras, mas principalmente. Nós não somos esse país, os negros não são isso. A gente tem força. Falei exclusivamente para os meus antepassados, à minha mãe", contou Diva.

"Eu a enxergava uma mulher imensa. Faz cinco anos que descobri pela fotografia que minha mãe era baixinha, minha mãe tinha um metro e quarenta e oito, mas para mim era enorme", afirmou ela.

A mesa "Pele que habito", em que Diva discursou, ocorreu na sexta-feira (28) com a participação de Lázaro Ramos e a jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques. Em dado momento, encerrada a primeira parte do debate, a professora aposentada, que estava na plateia, pegou o microfone. Nascida no interior do Paraná e neta de escravos, Diva relatou uma vida de dificuldades impostas pelo preconceito.

"As pessoas não têm noção do quanto é doloroso ser sentenciado só por ter a tez mais escura. Vejo que as pessoas não se escutam mais. Quando estão incomodadas, começam a criar argumentos para silenciar os outros. Não devemos dar respostas, as perguntas que estabelecem o diálogo devem vir à frente", disse Lázaro.


Joana Gorjão Henriques e Lázaro Ramos participam de mesa com o tema 'A pele que habito' e ouvem relato de Diva Guimarães (Foto: Reprodução/YouTube/Flip - Festa Literária Internacional de Paraty) 



Fonte: 

http://g1.globo.com/pop-arte/flip/2017/noticia/professora-aposentada-que-emocionou-lazaro-ramos-e-o-fez-chorar-na-flip-diz-falei-aos-meus-antepassados.ghtml

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.