Saber-Literário

Diário Literário Online

DITADOR COREANO MALUCO AMEAÇA ATACAR AMERICANOS, MAS DEMOCRATAS PREFEREM ATACAR… TRUMP!

Houve uma época nos Estados Unidos em que os dois principais partidos eram capazes de se unir em prol das causas maiores, do interesse nacional. Divergências sempre vão existir, claro, e por isso os partidos (caso contrário bastava um, como em Cuba ou na Coreia do Norte, onde há “consenso” geral sob a mira de uma arma). Mas as esgrimas políticas eram deixadas de lado na hora de proteger a nação, uma vez que todos compartilham, de certa forma, do mesmo destino.

Foi-se esse tempo! Hoje vivemos na era das redes sociais polarizadas, do tribalismo, da radicalização sem precedentes na política. Em boa parte, em minha opinião, isso se deve à postura da esquerda. Uma turma radical usurpou o Partido Democrata, e “liberalismo” virou sinônimo de extremismo de esquerda, sob o manto de “progressismo”. A retórica de “nós contra eles”, de demonizar adversários, vem sendo usada há décadas.

Os conservadores não são apenas pessoas com opiniões e valores diferentes; são pessoas terríveis, ruins, imorais, alienadas, preconceituosas, xenófobas, homofóbicas etc. Os rótulos abundam, e quando a própria Hillary Clinton chama metade dos eleitores de Trump de “deploráveis”, está evidente que a coisa ultrapassou qualquer limite aceitável. A esquerda americana segregou o povo americano.

E o resultado está aí: um ditador maluco prestes a conseguir mísseis nucleares com alcance até a América faz ameaças diretas ao país, a todos os americanos. Mas o que fazem os democratas? Unem-se ao presidente em torno de uma pauta claramente maior, a própria sobrevivência dos americanos? Claro que não! Esse tempo pertence a um passado remoto.

Hoje tudo é política, partido e eleição. Logo, os democratas preferem atacar… o presidente americano! Até mesmo com piadinhas ofensivas, como se tudo fosse uma simples questão de quem tem o pau maior, como ilustra essa charge:

Trump representa toda a nação, se a democracia representativa ainda vale alguma coisa para a esquerda americana. Da mesma forma que Obama era o presidente de todos, apesar de inúmeras críticas legítimas por parte dos conservadores. E quando Obama conseguiu matar Bin Laden, por exemplo, todos celebraram: era um inimigo importante dos americanos sendo finalmente abatido, motivo de felicidade geral.

Agora que o presidente americano precisa de todo apoio possível para enfrentar essa complexa situação, em que um maluco com arsenal nuclear ameaça o mundo e diretamente os Estados Unidos, a maioria dos democratas prefere criticar Trump, em vez de focar suas energias nas estratégias viáveis para superar o problema e derrotar o comunista louco. O grupo Democratas por Trump chegou a desabafar no Twitter:

“NUNCA em minha vida pensei que esquerdistas fossem ficar do lado de um DITADOR ameaçando jogar uma bomba NUCLEAR neles em vez de tomar o lado de SEU PRÓPRIO Presidente tentando PROTEGÊ-LOS”, diz a mensagem em tradução livre e adaptada. E realmente: é um espanto!

Até onde o tribalismo avançou na América? Ainda há salvação, possibilidade de trabalho conjunto em prol das pautas comuns, das convergências de interesses, do que deveria estar acima dos partidos e das eleições? Ou será que a América já se transformou mesmo num típico país latino-americano?

Rodrigo Constantino


FORÇAR UMA EQUIVALÊNCIA MORAL ENTRE TRUMP E KIM É UM ATO DE
DESONESTIDADE INTELECTUAL
SOBRE / RODRIGO CONSTANTINO

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.