Saber-Literário

Diário Literário Online

Vencendo a Ira - Rick Boxx

Postado por Rilvan Batista de Santana 04/07/2017

Vencendo a Ira
Por Rick Boxx

Anos atrás, meu chefe na ocasião, escolheu-me para presidir uma força tarefa para tratar de um problema importante da nossa companhia. Para mim, aquilo representava uma mina terrestre política - uma situação clássica de quando não existe uma solução satisfatória. Meu chefe provavelmente esperava que eu o protegesse de possíveis estilhaços causados pela decisão da força tarefa, coisa que eu não fiz.

Por suas descobertas, a força tarefa chegou à conclusão de que a questão real estava na abordagem que meu chefe tinha adotado para lidar com o problema que estávamos pesquisando. Logo depois que meu relatório foi finalizado e apresentado, fui rebaixado de posto. Meu chefe, que sempre advogara em meu favor, tornou-se meu inimigo. 

Por mais de dois anos abriguei uma ira tóxica em relação a ele. Eu me sentia injustamente tratado e caluniado. Eu fora o bode expiatório de um problema que meu próprio chefe causara. Procurando dar o troco e de algum modo me vingar, toda vez que tinha a oportunidade, eu falava mal daquele homem para outras pessoas. 

Depois de carregar esse peso de ira e amargura, sem nenhuma esperança de que o executivo viesse a corrigir o erro que cometera para comigo, cheguei à chocante, embora libertadora conclusão: Minha ira estava me ferindo muito mais do que afetando a ele. Ainda que meus comentários negativos conseguissem diminuir meu chefe aos olhos dos outros, minha ira não era apaziguada. 

Foi então que passei a fazer algo que deveria ter feito muito antes: determinei-me a ler, meditar e aplicar o que a Bíblia ensina a respeito da ira, justificada ou não. Por exemplo, Efésios 4:26 ensina: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.” Pensando sobre sua exortação, me ocorreu que o sol se pusera sobre a minha ira literalmente centenas de vezes, e a supuração da amargura que eu sentia continuamente estava dando ao diabo ampla oportunidade de sabotar aquilo que Deus estava tentando fazer em mim e através de mim. 

Então, comecei a ponderar sobre Mateus 6:15, onde Jesus afirma:  “Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai Celestial não lhes perdoará as ofensas.”
Palavras duras de serem lidas. Enquanto eu apontava um dedo acusador para meu ex-chefe, parecia que os demais dedos da minha mão apontavam diretamente para mim. Ponderando sobre isso, o Senhor me convenceu de que já que eu não tinha perdoado meu ex-chefe, como poderia esperar que Deus perdoasse os meus muitos pecados? Tomei consciência de que além de perdoar meu ex-chefe – mesmo que ele nunca pedisse isso – eu também precisava pedir a Deus que perdoasse meus tantos pecados, inclusive meu espírito não perdoador. 

Para saber o que Deus queria que eu fizesse a seguir eu li Mateus 5:23-24, onde Jesus diz: “Portanto, se você estiver apresentando a sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.”

Depois de mais de dois anos desde quando minha ira começou, finalmente iniciei o processo de reconciliação telefonando para o meu ex-chefe e pedindo seu perdão. Isso não consertou o que ele tinha feito, mas pelo menos eu estava livre da ira tóxica e seus efeitos devastadores. A ira é um câncer emocional cuja cura é o perdão.


Perguntas para Reflexão ou Discussão   

- O que você pensa sobre a expressão “ira tóxica”? Você já experimentou isso? O que a causou e que impacto teve em você?
- Essa ira pode ser justificada? Abrigar tal amargura em relação a outra pessoa pelo que ela fez pode ter algum valor positivo?  Por quê?
- Que podemos fazer para pôr em prática a admoestação “Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha”? Você acha que isso é importante?
- Por que deveríamos perdoar outros pelo mal que nos tenham feito, mesmo que eles não peçam nosso perdão? É realista agir assim? Quais as consequências de não perdoarmos as ofensas dos outros?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:16; 14:29; 15:18; 17:27; 18:19; 29:8,11; Efésios 4:31; Colossenses 3:8. 


Próxima semana tem mais!



MsC Jean Luiz Correia Baraúna
Contador CRCBA 21.323/O
Contatos: (73) 3613-7771/98869-3561/99133-1845/99949-7771
Medite: "Pais que levam seus Filhos à Igreja, não vão busca-los na cadeia"

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.