Saber-Literário

Diário Literário Online

Quem foi Victor Hugo e porque a google dedica um doodle

Postado por Rilvan Batista de Santana 01/07/2017

Quem foi Victor Hugo e porque a google dedica um doodle

um famoso poeta, estadista e ativista dos direitos humanos nascido a 26 de fevereiro de 1802 na commune de Besançon, no Doubs, leste da então prestes a ser dissolvida Primeira República Francesa.

Considerado já na altura um menino precoce, ainda muito jovem se tornou escritor, tendo em 1817, ainda com apenas 15 anos, sido premiado pela Academia Francesa por um de seus poemas. Ainda não tinha completado os seus 30 anos, e Victor Hugo já era um prestigiado poeta, dramaturgo, artista e romancista.

O doodle de 30 de Junho de 2017 é dedicado a homenagear algumas das suas obras mais conhecidas, incluindo O Corcunda de Notre-Dame (1831) e a coleção de poesias As Contemplações (1856). Mas sobretudo destacar a obra mais concisa de Victor Hugo, a lendária novela Os Miseráveis, que se desenrola com base na injustiça social, redenção e revolução.

Victor Hugo
Foto Publicação

A infância de Victor Hugo foi fortemente marcada por acontecimentos que ficaram na história. Foi nessa altura que Napoleão veio a ser proclamado imperador ainda Victor Hugo tinha apenas dois anos de idade, e a monarquia dos Bourbons foi restaurada antes de seu décimo oitavo aniversário.

Quando a sua mais prestigiada obra "Os Miseráveis" foi publicada decorria o ano 1862, Victor Hugo foi condenado ao exílio politico em consequência das suas opiniões políticas, tendo ficado exilado de França durante cerca de 10 anos. Nesse tempo, ele acabou por criar três coleções de poesia, além de diversos livros que abordavam a disparidade social e económica, incluindo O Homem Que Ri (1869). O poeta e ativista político fundou posteriormente a Associação Literária e Artística Internacional para apoiar os direitos dos artistas.

Ele acabou por se casar com a sua amiga de infância, Adèle Foucher, a 12 de outubro de 1822, porém esse casamento provocou um enorme desgosto ao seu irmão, Eugène, que era apaixonado por Adèle Foucher.


Curiosidades sobre a vida de Victor Hugo.

Uma curiosidade interessante sobre Victor Hugo foi o fato de ele aparecer numa nota francesa e ter sido homenageado com ruas, parques, avenidas e estátuas em várias cidades francesas, bem como em Guernsey, onde morou durante o seu exílio.

Como vários outros escritores de sua geração, Victor Hugo foi profundamente influenciado por François-René de Chateaubriand, uma prestigiada figura da escola romântica da altura e uma figura proeminente da literatura francesa do começo do século XIX. Quando ainda era muito jovem, e em consequência dessa admiração, Victor Hugo afirmou que ele seria “Chateaubriand ou nada”, e a realidade é que a sua vida veio a ter bastantes semelhanças com a de seu predecessor.


O doodle da Google foi criado para celebra os 155 anos da publicação da sua obra 'Os Miseráveis' sendo mais uma forma de homenagem a Victor Hugo.


Fonte:

http://gaiaciencia.blogs.sapo.pt/quem-foi-victor-hugo-e-porque-a-google-79516

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.