Saber-Literário

Diário Literário Online

Um mês após ser eleita presidente nacional do PT, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann assumiu a liderança do ranking dos maiores influenciadores políticos do Brasil nas redes sociais. O ranking mostra os políticos que têm mais seguidores e maior engajamento no Facebook, além das postagens mais populares. Na semana do dia 26 de junho a 2 de julho, Gleisi atingiu um escore de 13,01, conforme cálculo da Gazeta do Povo que mede o engajamento dos seguidores (quanto mais alto o escore, mais engajados os seguidores).

Nos últimos sete dias, a senadora publicou 88 vezes no Facebook, alcançando um engajamento médio de 7.735 – o índice representa a média de interações por postagem. Ao todo, Gleisi tem 883.387 seguidores no Facebook e 217.275 no Twitter.

Os números são inferiores ao do segundo colocado do ranking, o deputado Jair Bolsonaro, do PSC. Ele tem 4.401.468 de seguidores no Facebook e 469.674 no Twitter. No entanto, Bolsonaro perdeu para Gleisi na interação por postagem, com escore de 11,24 no período analisado.

O ranking dos influenciadores políticos é uma ferramenta lançada pela Gazeta do Povo, que funciona como um termômetro para ver quem está estimulando o debate político no Brasil, já de olho nas eleições de 2018.

De acordo com o cientista político e professor da PUC-PR, Luiz Domingos, as redes sociais se tornaram importantes para as campanhas eleitorais. “A última revolução semelhante que tivemos na política, da grandeza como acontece no Facebook e no Twitter, foi nos anos 50 com o surgimento da televisão, quando os partidos passaram a ficar em segundo plano e criou-se uma relação direta entre políticos e eleitores”.

Segundo Domingos, as redes sociais não decidem uma eleição, pois o acesso à internet no Brasil ainda não é democrático. Porém, Facebook e Twitter despontam como importantes medidores das oscilações e tendências da opinião pública.

O cientista político também apontou alguns fatores para justificar o aumento de interações no Facebook de Gleisi. “Principalmente porque ela se tornou presidente nacional do PT. Além disso, pesquisas recentes apontam que o fato de o PT ter saído do centro da Lava Jato ajudou o partido a retomar uma linha ideológica e conquistar novos admiradores. Ir para a oposição fez bem à imagem do PT”, disse.

Ainda completam o topo do ranking entre os dias 26 de junho e 2 de julho: o senador Lindbergh Farias (PT), que aparece na 3ª colocação, o deputado Marco Feliciano (PSC), em 4º, e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em 5º lugar.


Fonte: Gazeta do povo

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.