Saber-Literário

Diário Literário Online

O ganhador do Pulitzer foi o Jornalista William Finnegan!!!

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/07/2017

Flip: 3º dia tem surfista ganhador do Pulitzer e mesa sobre subúrbio do Rio Jornalista William Finnegan levou prêmio por obra que fala do esporte. Pilar del Río, que preside Fundação José Saramago, também participa.

Por G1, Paraty

28/07/2017 06h00  Atualizado há 23 horas

O jornalista, escritor e surfista americano William Finnegan; ele ganhou o Pulitzer de autobiografia por obra sobre surfe (Foto: Divulgação/Flip) O jornalista, escritor e surfista americano William Finnegan; ele ganhou o Pulitzer de autobiografia por obra sobre surfe (Foto: Divulgação/Flip)

O jornalista, escritor e surfista americano William Finnegan; ele ganhou o Pulitzer de autobiografia por obra sobre surfe (Foto: Divulgação/Flip)

Um debate sobre o subúrbio do Rio e um encontro do qual participa um jornalista-surfista ganhador do Prêmio Pulitzer, um dos principais da literatura internacional, devem ser alguns dos destaques da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta sexta-feira (28).

A mesa "Subúrbio" tem título autoexplicativo. Inspira-se, na descrição da programação, nos lugares por onde Lima Barreto (1881-1922) circulou no Rio, "seguindo a linha do trem". A proposta é tratar da "poética das ruas".

Marcado para as 15h, o encontro tem dois participantes: a crítica e professora Beatriz Resende e o historiador e escritor Luiz Antonio Simas, personagem conhecido por "retratar as ruas cariocas".

Já no fim do dia, entra em cena o americano William Finnegan, jornalista da revistas "The New Yorker" conhecido por cobrir zonas de conflito e guerra. Também já escreveu sobre narcotráfico mexicano e se infiltrou numa gangue de neonazistas durante uma apuração.

Ele é autor de "Dias bárbaros: Uma vida no surfe" (Intrínseca), que ganhou o Pulitzer de autobiografia. Aos 65 anos, ainda pratica o esporte (ou "estilo de vida", como prefere). Finnegan vai estar na mesa "Por que escrevo" com a escritora nascida na África do Sul Deborah Levy, autora de duas obras que foram finalistas do Man Booker Prize: "Nadando de volta para casa" (Rocco) e de "Hot milk".

Pilar del Río + Diamela Eltit

A sexta abre com novo debate sobre o homenageado da Flip 2017. Ao meio-dia, acontece o encontro "Moderno antes dos modernistas", em que Antonio Arnoni Prado e Luciana Hidalgo discutem a linguagem de Lima Barreto.

Às 17h15, é a vez da jornalista espanhola Pilar del Río, em momento solo na Flip 2017. O programa prevê que ela relembre sua trajetória de "resistência feminina" e sua atuação na presidência da Fundação José Saramago. Ela é viúva do Nobel português. Na pauta, está seu trabalho em defesa dos direitos humanos e de divulgação da língua portuguesa.

Outro debate do dia, "A contrapelo", tem a escritora chilena Diamela Eltit e o documentarista Carlos Nader. A autora é conhecida por seu trabalho experimental. Já o diretor fez trabalhos sobre Waly Salomão e o artista plástico Leonilson.

Veja a programação restante da Flip 2017:

Sexta-feira (28)

12h: Mesa 7 – "Moderno antes dos modernistas". Com Antonio Arnoni Prado e Luciana Hidalgo.
15h: Mesa 8 – "Subúrbio". Com Beatriz Resende e Luiz Antonio Simas.
17h15: Mesa 9 – "Na contracorrente". Com Pilar del Río e Niéde Guidon.
19h15: Mesa 10 – "A contrapelo". Com Carlos Nader e Diamela Eltit.
21h30: Mesa 11 – "Por que escrevo". Com Deborah Levy e William Finnegan.

Sábado (29)

12h: Mesa 12 – "Foras de série". Com Ana Miranda e João José Reis.
15h: Mesa 13 – "Kanguei no maiki – Peguei no microfone". Com Luaty Beirão e Maria Valéria Rezende.
17h15: Mesa 14 – "Mar de histórias". Com Alberto Mussa e Sjón.
19h15: Mesa 15 – "Trótski e os trópicos". Com Leila Guerriero e Patrick Deville.
21h30: Mesa 16 – "O grande romance americano". Com Marlon James e Paul Beatty.
Domingo (30)
12h: Mesa 17 – "Amadas". Com Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo.
15h: Mesa 18 – "Livro de cabeceira". Autores convidados leem trechos de suas obras favoritas. Com Alberto Mussa, Ana Miranda, Djaimilia Pereira de Almeida, Patrick Deville, Paul Beatty, Scholastique Mukasonga e William Finnegan.
Flip 2017

Quando: de 26 a 30 de julho

Onde: Paraty (RJ)

Ingressos: R$ 55 para cada mesa (com meia-entrada);

Onde comprar: durante a Flip, entre 26 e 30 de julho, a venda acontece só em Paraty, na bilheteria oficial localizada em local próximo à Praça da Matriz, no Centro Histórico; nos dias 26 a 29 de julho, das 10h às21h30, e em 30 de julho, das 10h às 15h30.


Vendas exclusivas para moradores de Paraty: 28 e 29 de junho, das 10h às 18h, na Agência Paraty Tours: Avenida Roberto Silveira, 479. Pagamento somente em dinheiro e mediante apresentação de comprovante de residência e documento de identidade. Sem taxas de conveniência.

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/flip/2017/noticia/flip-3-dia-tem-surfista-ganhador-do-pulitzer-e-mesa-sobre-suburbio-do-rio.ghtmlhttp://g1.globo.com/pop-arte/flip/2017/noticia/flip-3-dia-tem-surfista-ganhador-do-pulitzer-e-mesa-sobre-suburbio-do-rio.ghtml

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.