Saber-Literário

Diário Literário Online

Lavrov adverte contra tentativas de mudar regime na Coreia do Norte

Postado por Rilvan Batista de Santana 06/07/2017

Lavrov adverte contra tentativas de mudar regime na Coreia do Norte

Moscou, 5 jul (EFE). - O ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, advertiu nesta quarta-feira que o programa nuclear norte-coreano não deve ser usado como pretexto para tentar mudar o regime na Coreia do Norte.

"O objetivo marcado pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) consiste na desnuclearização de toda a Península da Coreia e não deve ser usado como pretexto para tentar mudar o regime na Coreia do Norte", disse Lavrov ao término de uma reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit.

Ele afirmou que esta é a postura comum da Rússia e da China e adiantou que os dois países apresentarão a sua proposta para diminuir a tensão na região ao Conselho de Segurança que se reúne hoje em Nova York. A iniciativa - pactuada ontem em Moscou pelos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping - prevê o congelamento simultâneo do programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, e as manobras militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

A proposta pede que o regime em Pyongyang cumpra rigidamente as resoluções do Conselho de Segurança que proíbem os testes de mísseis e armas nucleares, e, ao mesmo tempo, pede aos Estados Unidos que abandone os planos de desdobrar o seu escudo antimísseis no sudeste da Ásia.

O regime de Kim Jong-un anunciou esta terça-feira o lançamento do seu primeiro míssil balístico intercontinental, o Hwasong-14, que alcançou uma altura máxima de 2.802 quilômetros e percorreu 933 quilômetros. No entanto, o Ministério de Defesa da Rússia minimizou o tamanho do problema, ao assegurar que o míssil norte-coreano não era balístico, mas de médio alcance. Segundo o governo russo, os parâmetros de voo do projétil indicam que o míssil era de médio alcance: atingiu uma altura de 535 quilômetros, percorreu cerca de 510 quilômetros e caiu na parte central de mar do Japão

Este assunto será tratado por Putin e pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima sexta em Hamburgo, na Alemanha, durante a Cúpula do G20.

Trump, cuja Administração insinuou a possibilidade de ataques preventivos contra a Coreia do Norte, expressou confiança em que a China tome as rédeas do assunto e acabe "com esse absurdo de uma vez por todas".


O teste, o 11º desde o começo do ano, foi feito pouco depois de Trump receber em Washington o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in. EFE

Fonte: Yahoo Notícias

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.