Saber-Literário

Diário Literário Online

Clarice Lispector é tema de palestra da professora Nádia Battella Gotlib

Postado por Rilvan Batista de Santana 27/07/2017

Clarice Lispector é tema de palestra da professora Nádia Battella Gotlib, a última do ciclo de conferências da ABL intitulado “Cadeira 41”, sob coordenação da Acadêmica Ana Maria Machado
A Academia Brasileira de Letras encerrou seu Ciclo de Conferências do mês de julho, intitulado Cadeira 41, com palestra da professora e pesquisadora Nádia Battella Gotlib, sob coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado. O tema escolhido foi O legado de Clarice Lispector.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A intitulação Cadeira 41 remonta aos tempos de fundação da ABL, em 20 de julho de 1897. Criada nos mesmos moldes da Academia Francesa, o máximo de Acadêmicos era de 40, o que continua até os dias de hoje. Este ciclo, no entanto, pretendeu apresentar, durante o mês de julho, quatro nomes que poderiam ocupar, em suas épocas, uma dessas cadeiras e, que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membro da Academia: Júlia Lopes de Almeida (primeira semana), Lúcio Cardoso (segunda), Lima Barreto (terceira) e Clarice Lispector.

A Acadêmica Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é, também, a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017.

A palestrante, segundo adiantou, disse que Clarice Lispector publicou seus primeiros contos em 1940 e, ao longo dos trinta e sete anos seguintes, até sua morte, em dezembro de 1977, cultivou os mais diversos gêneros literários. Como parte da crítica se manifestou em relação a essa produção ao longo dos anos? E qual a importância dessa vasta e diversificada obra para a sua própria geração e para as gerações subsequentes de leitores?, são duas das questões que respondeu em sua palestra.

Nádia Battella Gotlib, livre-docente pela Universidade de São Paulo, atuou como professora de Literatura Portuguesa e de Literatura Brasileira na USP. Foi pesquisadora Sênior do CNPq. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Foi professora visitante de várias universidades brasileiras federais, estaduais e particulares.
 No exterior, foi visiting fellow junto ao Oxford University Centre for Brazilian Studies e Senior Assistant Membre (SAM) junto ao St. Antony’s College, da Universidade de Oxford (1998). Ministrou cursos pela Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Buenos Aires. Coordenou o ‘GT A mulher na literatura’, (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística). Publicou 11 livros, entre eles: Teoria do conto; Tarsila do Amaral, a modernista; Clarice, uma vida que se conta; Clarice Fotobiografia. Os dois últimos foram traduzidos para o espanhol, respectivamente em Buenos Aires (2007) e México (2015).


Fonte: ABL

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.