Saber-Literário

Diário Literário Online

Princípios Que Podem Ser Postos em Prática - Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 21/06/2017

Princípios Que Podem Ser Postos em Prática
Por Robert Tamasy

Recentemente tive a oportunidade de passar algum tempo com Albert, um amigo de longa data que foi líder no CBMC durante muitos anos. Ele foi o orador convidado de um retiro e falou sobre as coisas que aprendeu sobre a aplicação de princípios bíblicos em seus negócios, bem como em sua vida pessoal. 

Albert disse que um dos critérios que a experiência lhe ensinou e mudou sua vida foi: “Deus, em Sua Palavra, nunca irá lhe dar um princípio que não possa ser posto em prática.” E acrescentou: “Quando você segue os princípios bíblicos, nunca erra.” 

Essa não é uma declaração sem sentido. Meu amigo continuou, citando exemplos e mais exemplos de momentos em que, mesmo quando parecia contrário a sua intuição, ele escolheu seguir as diretrizes das Escrituras e descobriu, para sua alegria, que elas funcionaram conforme o prometido. Albert não estava dizendo que dar ouvidos aos princípios bíblicos será sempre fácil ou que o resultado será sempre aquele que esperamos, mas como ele comentou: “Um pai amoroso jamais lhe pedirá para fazer algo que não seja bom para você – e o Senhor é o nosso Pai amoroso.” 

Isso me levou a pensar: Quais são alguns desses princípios da Bíblia, dados por Deus, que nos asseguram que Ele os estabeleceu tendo em vista o nosso bem? Livros e mais livros poderiam ser escritos sobre este tema, mas aqui estão alguns exemplos que me ocorreram: 

Não trabalhamos apenas para nós mesmos.  Iniciamos nossa carreira geralmente pensando em termos de “meu trabalho”, “meu emprego”. Porém, a Bíblia ensina que o trabalho que desempenhamos é parte do nosso chamado divino, e que os talentos e dons que possuímos e até mesmo as oportunidades que surgem em nosso caminho, provêm de Deus. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10). 

Ter que esperar não faz mal a ninguém.  Muitos de nós somos pessoas voltadas para a ação, e ter que esperar para que objetivos e desejos se cumpram testa nossa paciência até o limite máximo. Porém, se descobrirmos que precisamos esperar, Deus tem uma boa razão para essa espera. “Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência...” (Salmos 37:7). “Parem de lutar! Saibam que Eu sou Deus!...” (Salmos 46:10). 

Dificuldades na vida podem ser degraus para o crescimento espiritual.  Quando encontramos dificuldades somos propensos a explorar alternativas para fugir das circunstâncias. Mas geralmente é no cadinho das adversidades que aprendemos as grandes lições de Deus e somos levados à maturidade espiritual. “...também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu.” (Romanos 5:3-5).

Você não pode exceder a generosidade de Deus.  A generosidade não surge naturalmente na maioria de nós. Apegamo-nos aos nossos contracheques e lucros, raciocinando: “É tudo meu. Eu que ganhei.” Agimos como se dando a outros, mesmo a causas de caridade meritórias, poderia resultar em que ficássemos sem recursos para nós mesmos. Mas II Coríntios 9:7 declara:  “...Deus ama quem dá com alegria.”  Jesus também ensinou que não precisamos nos preocupar com não termos o suficiente: “Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês.” (Lucas 6:38). 

Questões Para Reflexão ou Discussão   

1.   Por sua própria experiência, como você reage à declaração: “Deus, em Sua Palavra, nunca irá lhe dar um princípio que não possa ser posto em prática.” Alguma vez isso não foi verdadeiro em sua vida?
2.   Se você concorda que “Quando você segue os princípios bíblicos, nunca erra”, que princípios lhe vêm à mente e que você descobriu serem eficazes quando postos em prática?
3.   Olhando para um dos princípios mencionados, por que é tão difícil para a maioria de nós ter que esperar até vermos algo se concretizar?
4.   Você já experimentou a forma como Deus usa as dificuldades para nos ensinar e moldar, tornando-nos as pessoas que Ele quer que sejamos? Dê um exemplo e explique o que aprendeu com o processo.
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:23, 25; 12:1; 14:29; 15:22; 17:14; 21:5; 23:19-21; 26:10; 27:17; 28:20.  

Próxima semana tem mais!


MsC Jean Luiz Correia Baraúna
Contador CRCBA 21.323/O
Contatos: (73) 3613-7771/98869-3561/99133-1845/99949-7771
Medite: "Pais que levam seus Filhos à Igreja, não vão busca-los na cadeia"

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.