Saber-Literário

Diário Literário Online

Passando por Mudanças Vocacionais - Jim Langley

Postado por Rilvan Batista de Santana 28/06/2017

Passando por Mudanças Vocacionais
Por Jim Langley

Vários de meus amigos têm lidado com novas direções em suas vidas profissionais. Não são indivíduos que estão simplesmente iniciando uma carreira, mas trabalhadores maduros que muito contribuíram para com suas respectivas companhias durante boa parte de suas vidas. Alguns deles receberam indenizações substanciais, compatíveis com o seu tempo de serviço, mas nem mesmo uma “bolada” pode afastar a incerteza que o futuro guarda. 

Nenhum daqueles homens estava pronto para deixar a força de trabalho e ficar em casa vivendo de modo improdutivo. Entretanto, até encontrar uma nova colocação onde empregar suas habilidades e dons profissionais, imagino que por vezes eles se sentirão um tanto perdidos e sem saber que rumo tomar. Isso acontece quando nos sentimos confortáveis com nossa carreira e deixamos de dar atenção ao que Deus planejou para o próximo estágio de nossa vida. 

Tendo desfrutado de uma longa carreira como agente de seguros, posso falar a respeito. Bem cedo me tornei consciente de que meu emprego estava frequentemente em risco, já que eu constantemente solicitava permissão para trabalhar com novos clientes em potencial. Durante anos, alimentei essa incerteza, confiando que Deus iria prover os clientes dispostos a trabalhar comigo e confiar a mim seus assuntos financeiros. Em anos recentes, também passei pela experiência de ver Deus me levando a aprimorar minhas aptidões para escrever, embora isso me afaste das atividades de geração de rendimentos. Mesmo assim, por meio de tudo isso, Ele continua a prover para minha família – e eu devo permanecer obediente ao Seu chamado.

A Bíblia oferece um dos melhores exemplos de paciência para esperar pela direção de Deus em I Samuel 16, onde um jovem pastor chamado Davi foi ungido pelo profeta Samuel para ser rei de Israel. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor estava com Davi, mas ele teve que esperar vários anos antes de assumir formalmente o papel de rei. Nesse intervalo, ele foi caçado pelo rei Saul e seus homens. 

Após a morte de Saul, Davi se tornou primeiramente rei de Judá, e mais tarde rei de Israel, em Jerusalém. No total, ele reinou sobre o povo de Deus por mais de quarenta anos. A Bíblia nos diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus, e mesmo tendo experimentado momentos de grandes fracassos, permaneceu obediente a Deus até a morte. 

Assim como Davi esperou pelo tempo perfeito de Deus para começar seu reinado, nós devemos esperar pacientemente por seja lá o que for que Deus tenha planejado para nossa vida. Em Jeremias 29:11 somos lembrados: “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar danos, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” 

Tenho certeza de que Ele tem um plano para cada um de meus amigos, quer eles venham a trabalhar em uma nova empresa, iniciar seu próprio negócio ou dedicar seu tempo a alguma paixão especial que Deus coloque em seus corações – mesmo que isso signifique que eles tenham que apertar o cinto para fazer frente a suas despesas.

Não se surpreenda se algum dia você se encontrar em uma situação semelhante à que esses amigos estão enfrentando, imaginando o que Deus planejou para o próximo capítulo de sua vida. Meu conselho para eles – e para você – é: confie que Ele de fato tem um plano para o seu futuro. Isaías 60:22 afirma: “O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. Eu sou o Senhor; na hora certa farei que isso aconteça depressa.” Esta última frase fez-me tomar consciência de que o tempo de Deus não é o meu tempo, mas aprendi que Seu tempo é perfeito, e todos nós precisamos ser pacientes e nos esforçarmos para ouvir Sua voz enquanto Ele realiza Seu maravilhoso plano em nossa vida, para Sua glória. 

Como Provérbios 3:5-6 nos instrui, “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará suas veredas.” Nos é prometido que Deus conhece Seus planos para todos aqueles que nele confiam. Nossa parte, nem sempre fácil, é esperar pelo Seu tempo perfeito!

Para Reflexão ou Discussão  

1. Quando foi a última vez que você enfrentou uma mudança em sua carreira? Talvez isto esteja acontecendo neste momento. Como você está lidando com ela?
2. Por que uma mudança importante nas responsabilidades no trabalho, um novo emprego ou uma mudança de carreira está entre os momentos mais desafiadores e estressantes de nossa vida?
3. Há algo que possamos fazer para tornar mais fácil o tempo de espera? Quais as razões para Deus nos fazer esperar pelas respostas a nossas orações por direção, seja no trabalho, seja em outras áreas de nossa vida, ao invés de responder imediatamente?
4. Você acredita, como afirma o autor, que Deus realmente tem um plano muito claro e perfeito para sua vida? Por quê?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 25:4-5; 27:13-14; Isaías 60:1-2; Mateus 6:25, 31-34; Romanos 8:28-30; II Timóteo 4:7-8.  


Próxima semana tem mais!



MsC Jean Luiz Correia Baraúna
Contador CRCBA 21.323/O
Contatos: (73) 3613-7771/98869-3561/99133-1845/99949-7771


Medite: "Pais que levam seus Filhos à Igreja, não vão busca-los na cadeia"

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.