Saber-Literário

Diário Literário Online

Juan Goytisolo morreu hoje aos 86 anos

Postado por Rilvan Batista de Santana 13/06/2017

O ministro da Cultura, Inigo Mendez de Vigo, homenageou Goytisolo, comparando-o ao que é considerado o maior escritor espanhol, Miguel de Cervantes

O escritor espanhol Juan Goytisolo morreu hoje aos 86 anos em Marraquexe (Marrocos), onde residia há décadas, segundo a agência literária Balcells.

Fontes do Consulado de Espanha em Casablanca disseram à agência noticiosa espanhola EFE que o escritor, que estava muito fraco e sofria de várias doenças, morreu de "causas naturais" na sua casa.

Os reis de Espanha lamentaram a morte de Juan Goytisolo, considerando que a literatura está de luto, mas que a obra do escritor "acompanhará sempre" a língua espanhola, numa mensagem da Casa Real na rede social Twitter.

O melhor do Diário de Notícias no seu email

Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.

SUBSCREVER

O ministro da Cultura, Inigo Mendez de Vigo, homenageou Goytisolo, comparando-o ao que é considerado o maior escritor espanhol, Miguel de Cervantes.

Nascido a 06 de janeiro de 1931 em Barcelona, Goytisolo recebeu o Prémio Cervantes em 2014 e o Prémio Nacional das Letras Espanholas em 2008, assim como o de Literatura Latino americana Juan Rulfo (2004), o Internacional Don Quixote de la Mancha (2010), o das Artes e Culturas da Fundação Tres Culturas (2009) e o Octávio Paz de Literatura (2002).

A sua obra inclui diferentes gêneros, como a narrativa, história, reportagem, ensaio, memórias, tendo colaborado durante décadas no jornal El País, do qual foi correspondente de guerra na Chechênia e na Bósnia.

Goytisolo estudou direito em Barcelona e após a publicação dos seus primeiros romances viveu exilado em Paris, entre 1956 e 1969. Também viveu nos Estados Unidos, onde entre 1969 e 1975 foi professor de literatura em universidades das Califórnia, Boston e Nova Iorque.

Em Portugal foram publicados os livros "Paisagens Depois da Batalha" (1988) e "Espanha e os Espanhóis" (2008).




0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.