Saber-Literário

Diário Literário Online

Há dez anos, um lançamento transformou nossa relação com a tecnologia

Postado por Rilvan Batista de Santana 30/06/2017

Há dez anos, um lançamento transformou nossa relação com a tecnologia

Há dez anos chegavam às lojas os primeiros iPhones, aparelhos que abriram caminho para os smartphones hoje onipresentes

  O primeiro iPhone da história chegava às lojas norte-americanas há exatos dez anos, momento que, segundo especialistas, revolucionou a indústria de celulares e também a forma como eles passaram a ser usados.
Steve Jobs

Se em 2017 o smartphone já se encontra em sua sétima geração e próximo ao lançamento da seguinte, mantendo sua posição de melhor do mundo, em 2007, ano em que sua primeira versão foi apresentada ao mundo, eram considerados os melhores e mais sofisticados do mercado dispositivos como o MotoQ, BlackBerry, Nokia E62 e Palm Treo.

O iPhone foi anunciado por Steve Jobs com grande expectativa seis meses antes de seu lançamento, no dia 9 de janeiro de 2007 – um dia que, segundo o ex CEO da Apple, era esperado há dois anos e meio:

“Hoje nós estamos introduzindo três produtos revolucionários desta classe: um iPod revolucionário com tela touchscreen, um telefone móvel revolucionário e um navegador de internet disruptor. Tudo isso em somente um dispositivo. E nós o chamamos de iPhone. Hoje a Apple vai reinventar o celular”, começou o CEO a apresenta-lo durante a Keynote.

Na época, de fato o iPhone foi considerado revolucionário: diferente dos demais smartphones do mercado, ele não contava com teclado físico, mas sim touchscreen, e trazia também a tela multitoque, característica que nenhum outro dispositivo com capacidade touch tinha; foi o primeiro celular a criar uma loja de aplicativos, a App Store; também o primeiro a incluir o acelerômetro, tecnologia que adapta a tela do dispositivo quando ele passa a ser usado na horizontal e vice-versa; seus sensores, que eram capazes de desligar a tela quando o usuário leva o smartphone à orelha; lançou seu próprio navegador de internet; e também o fato de ter interface do usuário diferente das demais do mercado.

Algumas das caraterísticas do primeiro iPhone eram, além do acelerômetro e das já comentadas, eram sua tela de 3,5 polegadas de LCD, a capacidade de conexão 2G EDGE, uma câmera de 2 Megapixels e capacidade de 4GB de armazenamento.

É visível o quanto o iPhone evoluiu ao longo dos anos tendo em vista que o iPhone 7 Plus, último lançamento do smartphone, tem características como: tela de 5,5 polegadas de LED com tecnologia 3D Touch, leitor de biometria, câmera de 12 megapixels com zoom ótico, capacidade para gravar vídeos em 4K, conexão 4G e capacidade de armazenamento de até 256 GB.

O primeiro iPhone teve mais de 6 milhões de unidades vendidas em seu primeiro ano de lançamento, com preços que, nos Estados Unidos, partiam de US$ 499.


Fonte: GAZETA DO POVO

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.