Saber-Literário

Diário Literário Online

Coreia do Norte acusa a CIA de complô para assassinar Kim Jong-Un

Postado por Rilvan Batista de Santana 06/05/2017

Coreia do Norte acusa a CIA de complô para assassinar Kim Jong-Un
  Reblog on Tumblr 

A Coreia do Norte acusou nesta sexta-feira a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos de conspirar com a Coreia do Sul para assassinar o líder do país, Kim Jong-Un, em um momento de grande tensão na região.

A CIA e os serviços de inteligência de Seul planejaram um "vicioso complô com substâncias bioquímicas" para assassinar o dirigente norte-coreano durante cerimônias públicas em Pyongyang, afirma em um comunicado o ministério da Segurança do Estado.

A acusação foi divulgada após a intensificação da guerra verbal entre Coreia do Norte e Estados Unidos nas últimas semanas. O governo de Donald Trump adotou uma retórica áspera, dizendo estar pronto para, sozinho, resolver a questão norte-coreana.

Há poucos dias, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, afirmou na ONU que "todas as opções estão sobre a mesa" a respeito da Coreia do Norte e as ameaças de testes nucleares.

O anúncio de Pyongyang também acontece após o assassinato em fevereiro na Malásia do meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-Nam. Ele foi envenenado com VX, um poderoso agente neurotóxico, e tanto a Malásia quanto a Coreia do Sul acusaram o regime comunista.

Em seu comunicado divulgado pela agência oficial de notícias KCNA, o ministério norte-coreano afirma que a CIA e os serviços de inteligência sul-coreanos (IS) "corromperam ideologicamente e subornaram um cidadão norte-coreano chamado Kim" para executar o ataque contra o líder do país.

Cita um "assassinato usando substâncias químicas que incluem substâncias radioativas e nano-substâncias venenosas", que "é o melhor método, pois não requer aproximação do objetivo, e seus efeitos letais aparecerão depois de seis ou 12 meses", afirma o comunicado, citado pela imprensa estatal.

- Declaração de guerra -

Segundo o comunicado, o ataque poderia ser realizado durante um desfile militar no mausoléu que abriga os corpos do pai do líder norte-coreano, Kim Kong-Il, morto em 2011, e de seu avô, Kim Il-Sung, o pai fundador da nação.

Mas uma operação deste tipo seria extremamente difícil de preparar e executar, estando o líder norte-coreano constantemente cercado de medidas de segurança.

O comunicado não revela mais informações sobre como o complô teria sido desbaratado ou o que aconteceu com o suposto espião que deveria executar o crime. De acordo com o ministério, o homem, que teria um cúmplice chinês, recebeu até 740.000 dólares e equipamentos, incluindo material de transmissão.

"Vamos expor e destruir impiedosamente o último terrorista da CIA e da inteligência fantoche da Coreia do Sul", acrescenta a declaração, que diz que o complô é equivalente a "uma declaração de guerra".

"O crime hediondo que foi recentemente descoberto e frustrado na RPDC revela o terrorismo não só contra a Coreia do Norte, mas também contra a justiça e a consciência da humanidade e um ato de mutilação contra o futuro da humanidade", acrescenta.

Segundo analistas, as acusações poderiam ser uma tentativa preventiva de dissuadir Washington de conduzir um ataque cirúrgico contra a liderança norte-coreana.

O comunicado é divulgado um dia após a aprovação pela Câmara de Representantes dos Estados Unidos de novas sanções contra a Coreia do Norte, visando principalmente cortar as fontes de financiamento internacional.


As tensões aumentaram nos últimos meses na península em razão dos programas nuclear e de mísseis norte-coreanos. A Coreia do Norte, que tenta produzir mísseis com capacidade de transportar ogivas nucleares até o continente americano, executou cinco testes nucleares, dois deles em 2016. Muitos analistas acreditam que o sexto teste nuclear é iminente.

Fonte: Yahoo Notícias

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.