Saber-Literário

Diário Literário Online

Sucesso e Autocontrole - Por Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 15/04/2017

Sucesso e Autocontrole
Por Robert Tamasy

“Em nenhum momento o autocontrole é mais difícil do que em momentos de sucesso.” Eu não conheço o criador desta citação, mas ela contém bastante sabedoria. O sucesso tem o péssimo hábito de alimentar egos, inflando os que o atingem com orgulho e excesso de confiança.
 
Vemos isso diariamente nos noticiários: artistas, atletas profissionais e outras celebridades desfilando pomposamente, orgulhosos, desfrutando da adulação que recebem, divertindo-se à luz dos holofotes que a mídia lança sobre eles. Poucas coisas exercem o efeito de inflar a autoimagem de uma pessoa mais do que o sucesso.

Esse fenômeno também se manifesta no mercado de trabalho.  Executivos de vendas que fecham contratos importantes em rápida sucessão e depois têm grande dificuldade para conter seu ego.  Alguém que recebe uma promoção e de repente fica tentado a considerar-se mais importante do que era anteriormente. Outra pessoa recebe um prêmio de prestígio e logo passa a ver seus pares e colegas como inferiores.

Isso não é novidade, e sim um problema que tem atravessado eras.  Há mais de 150 anos, o então presidente americano Abraham Lincoln observou: “Quase todos os homens podem suportar a adversidade, mas se você quiser testar o caráter de um deles, dê-lhe poder.” Em seu modo de ver, a força do caráter não se revela no exercício insensível da autoridade, mas sim na habilidade de reter um senso de humildade na esteira do sucesso.

Muitos séculos antes, o apóstolo Paulo escreveu sobre isso aos cristãos da antiga Roma, advertindo-os: “...Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado...” (Romanos 12:3). Em outras palavras, devemos nos esforçar para manter o nosso sucesso e vitórias pessoais sob a devida perspectiva.

Mesmo antes de Paulo fazer essa observação, Jesus Cristo ensinou sobre as virtudes da humildade genuína. Ele disse: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12).

E milhares de anos antes que Abraham Lincoln expressasse seus pensamentos sobre como poder e posição são um teste para o caráter, o escritor do livro de Provérbios no Antigo Testamento fez uma observação similar: “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe.” (Provérbios 27:21). Como Lincoln notou, embora nos inclinemos a encarar a adversidade e as dificuldades como testes severos, a forma como reagimos quando as coisas estão indo de vento em popa é igualmente reveladora.

Sendo assim, então, como deveríamos reagir quando o sucesso cruza o nosso caminho, seja qual for a empreitada? Todos nós queremos ter sucesso no trabalho e também na vida pessoal. Mas isso não nos autoriza a praticamente quebrarmos nossos braços de tanto darmos tapinhas nas próprias costas. Se nos recusarmos deixar que o sucesso nos suba à cabeça, podemos descobrir que os cumprimentos virão de outras fontes. “Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios.”  (Provérbios 27:2).

Outra passagem nos instrui que manter o foco concentrado em Deus – Aquele que nos proporciona oportunidades, talentos e recursos para sermos bem-sucedidos, é a melhor abordagem. “Não deixe de falar as palavras desse Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” (Josué 1:8).

Questões Para Reflexão ou Discussão  
Você concorda que o autocontrole é muito difícil em tempos de sucesso? Por quê?
Você pode dar um exemplo de alguém – famoso ou não – cujo comportamento demonstrou que ele não foi capaz de manter o sucesso na devida perspectiva? De que forma ele demonstrou isso?
Em sua opinião, por que a forma como as pessoas lidam com o sucesso, poder ou outras formas de prosperidade podem ser um teste de caráter tanto quanto o modo como reagem à adversidade?
Que medidas podemos adotar para nos certificarmos de manter um senso de humildade genuína, mesmo antes de atingir o sucesso, seja no trabalho, nos negócios ou nas buscas pessoais?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:2; 15:33; 16:18-19; 22:4;  Filipenses 2:3-11;  Colossenses 3:12;  I Pedro 5:5-6.
Próxima semana tem mais!


MsC Jean Luiz Correia Baraúna
Contador CRCBA 21.323/O
Contatos: (73) 3613-7771/98869-3561/99133-1845/99949-7771

Medite: "Pais que levam seus Filhos à Igreja, não vão busca-los na cadeia"

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.