Saber-Literário

Diário Literário Online

O COITADO - JOÃO BATISTA DE PAULA

Postado por Rilvan Batista de Santana 02/04/2017

O COITADO.

MELHOR SER COITADO VIVO DO QUE SER HERÓI MORTO.
DE: JOÃO BATISTA DE PAULA – ESCRITOR, JORNALISTA E HUMORISTA

SOU CAPAZ, SIM.

NÃO É UMA QUESTÃO DE QUERER SER VITIMA!
É UMA QUESTÃO DE COMPETIR COM QUEM FOI ADESTRADO E FOCADO NA FRASE QUE DIZ: “ NÃO IMPORTA OS MEIOS;  O IMPORTANTE É O RESULTADO POSITIVO NO FINAL. OU SEJA: NÃO IMPORTA OS MEIOS, O IMPORTANTE SÃO OS FINS”.

NESSE FINALMENTE,  A BONDADE, A VERDADE, A HONESTIDADE, A SINCERIDADE, A PONTUALIDADE, O AMOR, HUMILDADE, A DEDICAÇÃO,  A COMPETÊNCIA E A DETERMINAÇÃO NÃO IMPORTAM MEDIANTE AOS TRAPACEADORES,  MENTIROSOS, INJUSTOS, BAJULADORES, ATROPELADORES, PUXADOR DE SACO E DE TAPETES, OU MAIS.


POBRE COITADO...
DESEMPREGADO...
SEM EIRA E NEM BEIRA...
SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO...
UM COITADO! COMPETENTE, MAS SEM OPORTUNIDADE.

NA VERDADE, O COITADO É GENTE, RESPIRA, COME, DORME, SONHA, ALMEJA A PAZ, A VELHICE IDEAL, TEM SENTIMENTO, SORRIR, CORRE, BRINCA E AGRADECE PELA VIDA QUE TEM.
TEM FAMÍLIA...
TEM BOAS MANEIRAS...
TEM BONS COSTUMES..
TEM BOA EDUCAÇÃO...
TEM PRINCÍPIOS RELIGIOSOS...
TEM MEDO DE PECAR E IR PARA O INFERNO...

O COITADO GOSTA DO QUE É BOM...
GOSTA DO BELO...
GOSTA DE MANSÃO...
GOSTA DE JOIA...
GOSTA DE PODER E DE OSTENTAR QUANDO PODE...

O COITADO TEM APENAS A SEU FAVOR O AR QUE RESPIRAMOS... O SOL QUE BRILHA TODOS OS DIAS... A CHUVA, O MAR, O CÉU E OS BONS PENSAMENTOS, ATOS E ATITUDES. OS PÉS NO CHÃO E O OLHAR VOLTADO PARA O FUTURO.

AGORA, COMO SER HERÓI, COMO SER VENCEDOR, COMO SER RICO, COMO TER UMA ESTABILIDADE FINANCEIRA SE ALGUÉM FECHA AS PORTAS PARA VOCÊ. O COITADO! COMO?

COMO CHEGAR AO EXITO E AO SUCESSO SEM AJUDA DOS CÉUS, SEM AJUDA DOS AMIGOS, SEM AJUDA DOS FAMILIARES, SEM AJUDA DOS COLEGAS, SEM AJUDA DE QUEM GOSTAMOS, SEM O APOIO DE ALGUÉM QUE ESTEJA NO PODER, SEM O INCENTIVO DE UM POLÍTICO, SEM AJUDA DE UM EMPRESARIO.

COMO ATINGIR OS OBJETIVOS E PROPÓSITOS SEM AJUDA DAQUELES EM QUE CONFIAMOS E ACREDITAMOS? COMO PODEMOS MOSTRAR QUE SOMOS CAPAZES E QUE PODEMOS CONSEGUIR O QUE ALMEJAMOS?

COMO MOSTRAR SERVIÇOS?
COMO REALIZAR UMA ATIVIDADE SE NECESSITAMOS DE SAUDE E DINHEIRO, NECESSITAMOS DE APOIO TOTAL DE QUEM NOS ACERCAM?

COMO PODEMOS SER  CAPAZES DE EDIFICAR ALGUMA COISA, REALIZAR UM TRABALHO DIGNO, SE AS PESSOAS PREFEREM OS FALSOS ELOGIOS, OS MENTIROSOS, OS BAJULADORES? PREFEREM OS QUE JURAM FIDELIDADE E SE RASTEJAM COMO SE FOSSEM VERDADEROS CÃES DE GUARDA?

COITADO DO COITADO!
A MAIORIA DAS PESSOAS  PREFERE OS PUXA SACOS, PREFERE OS DESONESTOS E OS CARAS DE PAUS...

NA VERDADE, EU PROCURO QUEM ME PROCURA E FALO COM QUEM FALA COMIGO, COM QUEM QUER MEU BEM. COMO SER CAPAZ, MOSTRAR TALENTO, MOSTRAR A CAPACIDADE EM FAZER BEM FEITO O QUE SABEMOS, SE ALGUEM NOS FECHA AS PORTAS E AS JANELAS? NADA DE AMOR ALTRUÍSTA, ONDE PREVALECE O EGOISMO, O MATERIALISMO.

COMO SEMEAR E PLANTAR FLORES, BONDADE, CORTESIA, EM TERRENO ONDE OS MAIS FORTES TENTAM OMITIR A VERDADE E O BEM? TENTAM  DENEGRIR A IMAGEM DA PESSOA DE BEM COM FOFOCAS, MENTIRAS, RASGANDO SEUS CONVITES, NOSSOS CURRICULUM VITAE?

AMIGO LEITOR E AMIGA LEITORA: UM DIA DESSES ENCONTREI UM AMIGO, QUE ME FALOU: “ ESTOU TENTANDO FALAR COM VOCÊ HÁ MAIS DE UM MÊS,SEM CONSEGUIR”. QUE HAVIA MANDADO VÁRIOS RECADOS PARA MIM, TELEFONADO,  MANDADO EMISSÁRIOS LOCALIZAR MINHA PESSOA E TODO ESFORÇO FOI EM VÃO.

ENTÃO, PENSEI COMIGO MESMO: “ NÃO TEVE O MERECIMENTO DE PODER CONTAR COMIGO, OU APRONTOU UMA PARA ME EXCLUIR DO SEU FESTIM, OU MAIS”.

NADA DE ME CONVIDAR PARA O EVENTO, PARA O TRABALHO QUE QUERIA COMPARTILHAR COMIGO! NEM DE FAZER EU PARTICIPAR DA EQUIPE DO GOVERNO MUNICIPAL E NEM DO GOVERNO ESTADUAL.

NADA DE CONVITE  PARA EU  PARTICIPAR DE UM EVENTO, PORQUE SEM CONSEGUIR FALAR COMIGO,  SIGNIFICAVA A MINHA AUSENCIA. OU SEJA: ASTURCIA DO TRAPACEIRO,  FALSO CONSELHEIRO E AMIGO.

ORA, ORA! OS COBRADORES, AQUELES QUE SE DIZEM MEUS INIMIGOS SABEM ONDE ME ENCONTRAR; E OS AMIGOS,  NÃO. OS FALSOS AMIGOS, OS CONCORRENTES SABEM ONDE ME ENCONTRAR; SABEM ATÉ ONDE FICA A CASA DOS MEUS AVOS, A CASA DA SOGRA.

ELES SABEM TUDO...
OS QUE SE DIZEM  MEUS AMIGOS NÃO ME ENCONTRAM? NA VERDADE, NÃO QUERIAM QUE O CONVITE CHEGASSE EM MINHAS MÃOS EM TEMPO DEU PARTICIPAR DO EVENTO, DA EQUIPE, PAA COLABORAR, TRABALHAR, MOSTRAR DO QUE SOU CAPAZ.

TENTO SIM, SER CAPAZ.

AGORA, SEM SAÚDE, SEM DINHEIRO, SEM O APOIO NECESSÁRIO AS ETAPAS DE EDIFICAR OS TEMPLOS AS VIRTUDES; FICA MUITO COMPLICADO PORQUE  UMA ANDORINHA SÓ FAZER VERÃO.

É  CLARO, NÃO PODEMOS DESISTIR NUNCA! DEVEMOS INSISTIR, PERSISTIR E NÃO DESISTIR DAQUILO QUE QUEREMOS, ALMEJAMOS, OU QUE POSSAMOS ALCANÇAR NESTA VIDA. CONTAR COM MILAGRES?

TODAS ÀS VEZES QUE ELES; OS CONCORRENTES, OS QUE SE DIZEM NOSSOS INIMIGOS, DISSEREM QUE VOCÊ, OU EU, NÃO SOMOS CAPAZES, QUE SOMOS POBRES COITADOS,QUE  SOMOS PERNAS CURTAS, QUE NÃO VAMOS CONSEGUIR NOSSAS METAS E OBJETIVOS,NÃO VAMOS CONSEGUIR REALIZAR UMA ATIVIDADE; NÃO DEVEMOS BAIXAR A CABEÇA E NEM A VOZ.


TODOS NÓS DEVEMOS MOSTRAR NOSSA FORTALEZA E CIÊNCIA, VAMOS AGIR E MOSTRAR QUE SOMOS HABILITADOS PARA O SERVIÇO.

O QUE FALTA AO HOMEM DA ATUALIDADE, TENHO DITO, SÃO: A BONDADE E A CORTESIA,  O AMOR ALTRUÍSTA E AO PRÓXIMO. FALTA É A FELIZ OPORTUNIDADE; ALGUEM EM DEFESA DA GENTE. ESSA E A MAIOR AVENTURA DE TODA VIDA.

QUEM ESTÁ VIVO, OS MEUS AMADOS AMIGOS E AMIGAS, SABEM ONDE ME ENCONTRAM... SÓ NÃO ME ENCONTRAM QUANDO NÃO QUEREM, PORQUE ELES QUEREM QUE A GENTE ESTEJA BEM, MAS NÃO MELHOR DO QUE ELES.
SOU CAPAZ, SIM.


NADA DE COITADO.

1 Responses to O COITADO - JOÃO BATISTA DE PAULA

  1. MESTRE RILVAN BATISTA DE SANTANA, GRANDE ESCRITOR E PROVEDOR DO POETAS GRNDES E MENORES, MEU MUITO OBRIGADO, SEU CORAÇÃO ESTÁ DO TAMANHO DO CORAÇÃO DE DEUS, PELO BEM QUE TEM FEITO A ARTE E CULTURA.
    OBRIGADO PELO ESPAÇO DEDICADO AO COITADO.
    ABRAÇOS POETICOS.
    DEUS LHE PAGUE SEMPRE.
    JOÃOBATISTA DEPAULA.

     

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.