Saber-Literário

Diário Literário Online

DOM CESLAU PODERIA TER SIDO MELHOR PASTOR - Val Cabral

Postado por Rilvan Batista de Santana 10/04/2017

DOM CESLAU PODERIA TER SIDO MELHOR PASTOR

“Agora nos resta torcer e ajudar, para que o novo Bispo de Itabuna seja mais arrojado e engajado nas questões sociais.”
Inicialmente, quero ressaltar meu respeito ao clero católico e em especial, meus agradecimentos pelo tempo em que o agora aposentado Bispo Dom Ceslau Stanula, esteve no comando das "ovelhas" do Papa Francisco em nossa região sulbaiana. Todavia, os fatos revelam que a atuação de Dom Ceslau foi limitada à acomodação de quem não quis ousar ir além das suas obrigações e prerrogativas sacerdotais.
O Bispo fez muito pouco diante do flagelo social e humanitário a que Itabuna sempre esteve submetida em seu período episcopado. Ele poderia ter liderado ações e programas focados no envolvimento das famílias, no cuidar que deveriam ter mais com seus próprios filhos, netos e irmãos. A violência ocorreu com milhares de jovens e crianças assassinados e Dom Ceslau não agiu, para oferecer a imprescindível intervenção propositiva da Igreja Católica e fazer mais intenso e forte o fomento da religiosidade e Cristianismo na comunidade itabunense. Nada do Bispo buscou acolher os enfermos de Aids, drogas, meio ambiente, educação, violência... e se não houvesse a existência de atuantes pastorais, outros importantes seguimentos sociais também seriam menosprezados.
Faltou o Bispo ir além da evangelização. Ele podia ter influenciado políticas públicas e congregado entidades organizadas não governamentais, para resultar em melhoria da qualidade de vida dos itabunenses. Mas é o perfil de Dom Ceslau, que não deve ser igual ao Bispo que o sucede.
Dom Carlos Alberto dos Santos, o novo bispo da Diocese de Itabuna é oriundo da Diocese Teixeira de Freitas-Caravelas, no extremo-sul baiano, onde ficou por quase 12 anos. Dom Carlos Alberto é natural de Tobias Barreto (SE), nasceu em 2 de outubro de 1955, sendo ordenado padre em 21 de maio de 1983. Esperamos que Dom Carlos consiga contribuir para fazer os itabunenses, recuperarem o tempo e os dividendos que perdeu com Dom Ceslau.






Fonte: Val Cabral

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.