Saber-Literário

Diário Literário Online

Os palhaços eram engraçados! Antonio Nunes de Souza*

Postado por Rilvan Batista de Santana 19/03/2017

Os palhaços eram engraçados!
Antonio Nunes de Souza*

Nas minhas remotas lembranças, desde minha infância, quando chegava um circo na cidade, por mais mambembe que fosse, as figuras dos palhaços eram super acentuadas, marcantes e, logicamente, o grande chamariz das plateias, não só infantis, mas, de todas as idades, já que suas brincadeiras, muitas já vistas e repetidas em outras ocasiões, nos fazia dar gargalhadas! Isso porque, cada palhaço tinha sua característica de contar suas “estórias”, suas mímicas e roupas, sempre até parecidas, mas, nunca iguais. Assim como, as pinturas de suas caras eram verdadeiros retratos da alegria! Quem jamais esquecerá aqueles sapatões enormes e colarinhos grandes e divertidos?
 
Não sei se nesse preâmbulo, minhas palavras foram suficientes para que vocês vejam em suas mentes, as doces e deliciosas tardes e noites circenses, em volta de picadeiros redondos, normalmente, forrados de pó de serra nos circos mais pobres, ou com compensados nos mais sofisticados, ainda com tapetes coloridos, principalmente vermelhos!

Atualmente, com o comportamento desastroso dentro da política brasileira, não só sumiram os antigos e maravilhosos circos, como também, todos nós nos transformamos em palhaços, em função das atitudes desses canalhas, só que, infelizmente, em vez fazer as crianças sorrirem, somos, grosseiramente, obrigados a fazer com que elas chorem de fome, e nós os verdadeiros e atuais palhaços, viverem tristes, angustiados e sofridos!
Os circos que nos oferecem são as festas carnavalescas e juninas, com suas bandas e trios gigantescos, pois eles sabem que, mesmo na triste dor da miséria e abandono, o brasileiro, não deixa de sair sambando, requebrando e, depois das festas, chorando! E os políticos “mamando” e sorrindo!

Infelizmente, para uma tristeza geral, somente no passado “os palhaços eram engraçados!”


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.