Saber-Literário

Diário Literário Online

O Desafio de Perdoar - Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 21/03/2017

O Desafio de Perdoar
Por Robert Tamasy

Quando foi a última vez que você perdoou alguém que tenha feito algo errado contra você?  Quando foi a última vez que você foi até outra pessoa e pediu perdão?

Estas podem ser perguntas desafiadoras, porque entre as muitas coisas que somos solicitados a fazer no atual mundo profissional e de negócios, perdoar e ser perdoado geralmente são as mais difíceis.  Tão difíceis que, na verdade, muitas pessoas optam por evitá-las totalmente.  Nós nos apegamos a rancores e ficamos lambendo as feridas ao invés de tentarmos reconciliação nos relacionamentos.  Em lugar de pedirmos perdão, mesmo quando temos consciência de termos dito ou feito algo errado, nós o ignoramos, esperando que a parte ofendida esqueça com o passar do tempo. 

C. S. Lewis, um dos grandes pensadores do Século XX, resumiu isso muito bem ao observar:  “Todo mundo pensa que perdoar é uma ideia muito bonita, até ter alguma coisa para perdoar.”  Ele pode muito bem estar querendo dizer que no que diz respeito a perdoar, mais abençoada coisa é receber do que dar. 

Consultores veteranos e treinadores executivos sabem que uma questão recorrente que seus clientes devem confrontar envolve o perdão.  A recusa de perdoar pode destruir sociedades, equipes de liderança, até mesmo toda organização.  Isso vai desde algo simples, como palavras indelicadas, ou algo feito num momento de ira do qual mais tarde nos arrependemos, até deixar de cumprir inteiramente um compromisso de negócios importante. 

É fácil dizer “perdoe e esqueça”, mas extremamente difícil de fazer.  Geralmente, perdoar traz a sensação de deixar alguém escapar impune ao mal feito.  Sendo assim, decidimos jamais perdoar o dano que nos causaram.  O problema é que podemos nos tornar vítimas de nossa própria má vontade em perdoar.  A parte ofensora pode não estar consciente da dor que abrigamos, ou não se importar;  podemos ter perdido o contato com ela, o que não dá oportunidade para a reconciliação ou restituição. 

Então, o que deveríamos fazer em relação ao perdão?  A Bíblia apresenta conselhos sólidos sobre este assunto: 

Esteja pronto a perdoar até mais do que o necessário.  Falando com Seus seguidores, Jesus rejeitou a abordagem da vingança do tipo “olho por olho” como forma de corrigir erros.  Ao invés disso, Ele nos instigou a sermos altruístas no conflito.  “Mas Eu lhes digo:  Não resistam ao perverso.  Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.  E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.”  (Mateus 5:39-40). 

Considere o quanto Deus tem nos perdoado.  Ao apresentar o Seu modelo de oração para nos orientar, Jesus enfatizou especialmente o perdão aos outros.  “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores... Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.  Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.” (Mateus 6:12-15). 

A falta de perdão pode lançar sementes de amargura.  Mesmo que os sentimentos sejam justificados, ser capaz de perdoar nos liberta de uma forma de “câncer emocional”.  “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.  Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:31-32). 

Questões Para Reflexão ou Discussão   

Quando foi a última vez que você perdoou alguém?  Quais foram as circunstâncias?
Quando foi a última vez que você pediu perdão?  Que resposta você recebeu? Foi fácil para você pedir perdão?
Você está atualmente lutando com circunstâncias em que o perdão é uma necessidade?  Você acredita que chegou o momento de adotar medidas a fim de resolver a questão de qualquer maneira?  Explique sua resposta.
Como a consciência de que Deus perdoou nossos erros afetam a ideia de perdoarmos outra pessoa ou pedirmos o seu perdão?
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:  Gênesis 50:15-21;  I Reis 8:47-52;  Mateus 18:23-35;  Marcos 11:25; II Coríntios 2:10. 
Próxima semana tem mais!



MsC Jean Luiz Correia Baraúna
Contador CRCBA 21.323/O
Contatos: (73) 3613-7771/98869-3561/99133-1845/99949-7771
Medite: "Pais que levam seus Filhos à Igreja, não vão busca-los na cadeia"

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.