Saber-Literário

Diário Literário Online

Jhonathan Moreira - Entrevistado - Shirley M. Cavalcante (SMC)

Postado por Rilvan Batista de Santana 01/03/2017

Jhonathan Moreira - Entrevistado
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

Jhonathan Moreira começou sua carreira em fevereiro de 2013. Tem 29 anos e é natural de Vitória - ES. Publicou sua primeira obra "Investindo em Relacionamentos" em 2016. Concluiu um curso livre de Psicanálise Clínica. Ministra palestras sobre relacionamentos e questões existenciais. Atualmente, é graduando em Psicologia (Forma-se em 2017) e também se dedica ao aperfeiçoamento da arte - a arte da escrita.
Suas obras e tudo o que faz têm o seguinte propósito: Contribuir para o fortalecimento dos relacionamentos, semear valores que homenageiam a vida, que promovam e dignifiquem o ser humano e que manifestam sua gratidão ao Autor da Vida.

“Não nascemos prontos, portanto, a cada dia é tempo de aprender a se relacionar com profundidade. Quanto mais e melhor um ser humano se relaciona, melhor e mais significativa será a sua vida.”

Boa Leitura!

Escritor Jhonathan Moreira é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor, conte-nos o que o motivou a escrever sobre Relacionamentos Interpessoais?

Jhonathan Moreira - Para mim também é um prazer participar da Revista Divulga Escritor.
Bem, é uma história longa, contudo, vou resumir em três pilares:

1) percebi que me relacionava muito mal e, com isso, percebi que as outras pessoas também.

2) O ser humano que mais admiro fora a pessoa que mais investiu em relacionamentos de todos os tempos – ele fora um mestre na arte de se relacionar, portanto, queria descobri o seu segredo (ainda que parcialmente), desde então tenho buscado aprender essa arte e compartilhá-la com meus leitores e com as pessoas que assistem as minhas palestras; 

3) ao estudar a temática sobre relacionamentos humanos e observar a vida diária, percebi que um ser humano pode ter tudo (em todos os aspectos), mas se não cultivar boas relações, ele não tem nada – os relacionamentos são a essencialidade da alma humana, portanto, sem eles o ser humano é vazio, sua vida perde o sentido progressivamente e o prazer em existir desaparece. Um rico pode viver miseravelmente, se não tiver boas relações; um pobre pode viver prosperamente, se tiver boas relações.

O que são Relacionamentos Interpessoais?

Jhonathan Moreira - De maneira literal, é a relação que envolve duas ou mais pessoas. Em outras palavras, é todo vínculo ou contato que um ser humano tem com outro ser humano. Desde um sorriso na direção de outrem até o conversar por horas com uma pessoa. Essas características são importantes para a compreensão, contudo, relacionamento vai muito além delas. No livro comento sobre.

Em que momento se sentiu preparado para publicar o seu livro "Investindo em Relacionamentos: autoconhecimento e amor próprio são essenciais"?


Jhonathan Moreira - Não me recordo do momento especificamente. Na verdade, foi algo natural e processual, pois a preparação foi acontecendo enquanto eu caminhava, isto é, na medida em que avançava no desenvolvimento do livro e, com isso, o amadurecimento das ideias. A meu ver, um livro não acontece, mas ele é gerado, assim como, no geral, é necessário nove meses para o nascimento de um bebê humano. Durante a gestação são necessários cuidados e atitudes específicas por parte da mãe e dos envolvidos para que o resultado final seja alcançado: o nascimento. Em relação a minha experiência, tudo que ocorreu durante o processo culminou para que em certo momento em dissesse: “Chegou o Momento da Publicação; de apresentar meu “filho” (livro) ao mundo.”.

Quais os principais desafios para a construção do enredo que compõe o livro?
Jhonathan Moreira - Houve vários, contudo, o principal foi: VENCER A MIM MESMO. E dois desafios secundários: as condicionantes da vida diária e os desafios que todo escritor brasileiro possui para levar sua obra aos leitores. Entretanto, nada foi capaz de me fazer desistir – a prova disso é a concretização do livro aqui apresentado.

De que forma estes desafios foram superados?

Jhonathan Moreira - Com foco, paciência, estudo e muita persistência. E o grande segredo: A “Fé” (um força que me transcende) - que me eleva acima de mim mesmo, dos desafios, dos medos, das dores e dos problemas existenciais que acometem o existir de qualquer ser humano - foi à força (e é) que me fez superar todos os desafios.

De forma geral qual a mensagem que deseja transmitir ao leitor através das temáticas abordadas em "Investindo em Relacionamentos: autoconhecimento e amor próprio são essenciais"

Jhonathan Moreira - A mensagem que desejo transmitir é que nunca foi tão essencial e urgente INVESTIR EM RELACIONAMENTOS (No livro explico o que isso significa). Relacionamento é tudo e tudo é relacionamento; sem ele nada poderia existir, nem eu e nem você que me lê, e nem tampouco o amor - o relacionamento transcende-os. É preciso valorizar e cultivar boas relações, hoje e sempre, pois isso cooperará para uma vida mais leve, feliz e abundante. No final de tudo, todos querem apenas ser amados e valorizados – o canal por onde isso potencialmente pode acontecer é por meio de boas relações.

Você vem ministrando palestras, apresentando várias temáticas relacionadas a um melhor relacionamento, conte-nos um pouco sobre as palestras, como vem sendo a receptividade do público?

Jhonathan Moreira - O objetivo com as palestras é tocar à alma dos que as ouvem, levando-os a refletirem sobre a importância que há em se INVESTIR EM RELACIONAMENTOS e observarem como estão as suas próprias relações. Por meio dessas reflexões, os ouvintes - se aquilo que foi ministrado tiver ido de encontro com seu ser mais profundo - se movimentarão rumo a construções de relacionamentos mais profundos e saudáveis.

Quanto à receptividade: Tem sido ótima. Fala-se muito de temáticas relacionadas ao dinheiro, sucesso, entre outros (e não há nenhum problema quanto a isso; não é uma crítica), contudo, pouco se fala sobre relacionamentos – a minha experiência pôde constatar que a curiosidade do que será “palestrado” e o desejo de construir boas relações, cooperam para a receptividade do público. As palestras que ministro é uma oportunidade de um autoexame das relações que se tem construído; não com o objetivo de se culpar, mas com o objetivo de melhorá-las, pois, como já foi dito nessa entrevista, bons relacionamentos cooperam para uma vida mais significativa, feliz e abundante. E quem não quer ter uma vida assim? Eu quero.

Quem desejar como deve proceder para contatá-lo para palestras?

Jhonathan Moreira - É muito simples. É só acessar o meu site por este endereço:

As informações necessárias para solicitar a palestra estão todas lá. Em 5 minutos é possível escolher a palestra e preencher o formulário. Num prazo de no máximo três dias úteis, a solicitação será respondida.

Poderia compartilhar o momento mais especial que você vivenciou em sua carreira?

Jhonathan Moreira - Sim, certamente. Relembro-me muito bem desse momento. Ele ficará marcado na minha memória e no meu coração para sempre. Tive a honra de apertar a mão, dá um abraço, ter um livro autografado e tirar algumas fotos com o escritor AUGUSTO CURY.

Em sua opinião, como estão os relacionamentos interpessoais na atualidade?

Jhonathan Moreira - Eles estão Superficiais e descompromissados, de forma geral. No passado, os laços humanos eram doentios; hoje, eles não existem mais, pois, as pessoas, no geral, preferem viver em suas ilhas particulares. Falta respeito e há uma indisponibilidade em ouvir e compreender as necessidades/anseios do outro. Há muito exigência em relação ao outro e o foco fica em satisfazer as próprias necessidades, tratando o outro como um mero objeto – assim que esse não for mais útil, joga-o fora.

Relacionamento são “trocas”, isto é, é dar e receber. Quando só um dos relacionandos dá, certamente, chegará um momento em que ele irá se cansar e, então, esse investimento cessará, pois perceberá que está sendo “explorado” emocionalmente e em outros aspectos. Infelizmente, isso é mais comum do que se pensa. Esse tipo de relação suga a energia que movimenta a vida. Em contrapartida, uma relação saudável aumenta essa energia, pois, cada relacionando é um doador e um recebedor - o outro é visto com um ser humano que precisa ser amado, valorizado e respeitado, e não como um objeto a ser usado – essa é a base para se construir uma relação profunda e saudável.

Amigo (a) leitor (a), o que foi relatado acima faz sentido para você? Poderia comentar?

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor e palestrante Jhonathan Moreira. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Jhonathan Moreira - Agradeço a honra em participar da Revista Divulga Escritor. Parabenizo-os pelo ótimo trabalho.

Aos leitores e leitoras deixo essa reflexão: Vamos investir em relacionamentos e tornar isso num estilo de vida; investir em relacionamentos é investir na vida. Não nascemos prontos, portanto, a cada dia é tempo de aprender a se relacionar com profundidade. Quanto mais e melhor um ser humano se relaciona, melhor e mais significativa será a sua vida. Desejo a todos vocês que possam ter bons encontros relacionais, pois eles aumentam a felicidade e dotam a vida diária de mais sentido e prazer. Relacionamento é tudo e tudo é relacionamento.

Deixo minha gratidão a todos os envolvidos com essa entrevista. E, em especial, a vocês, leitores (as) que investiram esse momento de vossas vidas para lerem essa entrevista e por tornarem o meu trabalho mais significativo. Obrigado pela existência de todos vocês.

Sucesso, paz e prosperidade,
Jhonathan Moreira
                           

Fonte: 

http://www.divulgaescritor.com/products/jhonathan-moreira-entrevistado/?utm_source=copy&utm_medium=paste&utm_campaign=copypaste&utm_content=http%3A%2F%2Fwww.divulgaescritor.com%2Fproducts%2Fjhonathan-moreira-entrevistado%2F

Enviado por e-mail

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.