Saber-Literário

Diário Literário Online

APOIAR A REFORMA PREVIDENCIÁRIA É FUNDAMENTAL, UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA!


Muita gente tem se colocado contra a reforma da Previdência, inclusive gente à direita. A reforma proposta não é a ideal. Aliás, o ideal seria privatizar a Previdência, com contas individuais de capitalização, ou seja, com a poupança de cada um atrelada ao que a pessoa efetivamente contribuiu ao longo da vida de trabalho, e com lastro em ativos reais, ao contrário desse modelo coletivista atual, nada mais do que um esquema de pirâmide Ponzi.
Mas alguma mudança precisa ser feita. São mudanças paliativas? Sem dúvida. Mas é melhor do que nada! E o momento político que o Brasil atravessa está bastante turbulento, o que reduz as chances de sucesso da reforma. Os abutres percebem o momento e saem de suas tocas, fazendo greves, protestos, usando narrativas populistas, alertando para a perda de direitos dos trabalhadores. Tudo balela! Tudo mentira!

Se não começarmos já a reformar o sistema de Previdência brasileiro, ele vai implodir, o que será muito pior para todos. É por isso que tiro meu chapéu para a iniciativa dos criadores do site Apoie a Reforma!, com vários vídeos pedagógicos que explicam a urgente necessidade de mudança nas regras do jogo. Eis um dos vídeos bem didáticos produzidos pela equipe:


A mensagem não poderia ser mais clara:



Já pensou o que é você trabalhar anos e anos, economizando uma parte do seu dinheiro para ter uma coisa que sempre sonhou e, no final, não receber? Pois é isso que vai acontecer com as aposentadorias dos brasileiros se não for feita agora mesmo uma reforma na previdência: o dinheiro vai acabar.

Do jeito que está hoje, a Previdência é uma bomba-relógio. E ela precisa ser desarmada. Ou não haverá dinheiro para pagar a sua aposentadoria. Nem para investir em saúde e educação. Um grande problema é a existência de um contingente de privilegiados do funcionalismo público: as categorias especiais que se aposentam com menos de 50 anos ou que recebem mais de aposentadoria do que recebiam de salário. É pouca gente recebendo muito e muita gente recebendo pouco.

E os maiores prejudicados são as pessoas comuns que contribuem a vida toda, mas não vão receber seu dinheiro lá na frente, quando mais precisarem. É preciso mudar a idade mínima para 65 anos, igualar a regra de aposentadoria para todos os brasileiros e, assim, garantir um futuro para TODOS.

Quem quer salvar o futuro do Brasil precisa começar pela reforma da Previdência. É questão de sobrevivência!

Rodrigo Constantino


Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.