Saber-Literário

Diário Literário Online

15 Formas de Diminuir e Controlar os Níveis de Açúcar no Sangue

O número de pessoas diagnosticadas com diabetes tem aumentado consideravelmente, e isso é muito perigoso, pois trata-se de uma doença silenciosa. É causada quando os níveis de açúcar no sangue sobem muito, o que resulta em uma resistência à insulina. Quando isso acontece, o diabético não consegue mais controlar seus níveis de açúcar no sangue, que sobe e desce e pode ter consequências graves. Por isso, se você é diabético ou conhece alguém que tenha a enfermidade, é importante implementar medidas saudáveis para controlar os níveis de açúcar no sangue e evitar problemas. Confira.

1. Consuma mais produtos lácteos


A proteína e a gordura dos produtos lácteos ajudam a melhorar os níveis de açúcar no sangue. Foi comprovado que ambos podem diminuir as possibilidades de desenvolver a resistência à insulina. No entanto, o ideal é buscar por alimentos cujo nível de gordura seja baixo também para evitar obesidade.

2. Escolha o tipo certo de pão
Evite produtos à base de farinha branca! Esses carboidratos simples estão cheios de açúcar que o aumentam no sangue. Em vez disso, você deve consumir trigo integral ou produtos de centeio que são ricos em fibras, proteínas e carboidratos complexos, que controlam os níveis de glicose no sangue e mantêm a saciedade por mais tempo.

3. O cardamomo é excelente!
O cardamomo é um membro da mesma família de especiarias na qual também está o gengibre. É uma planta nativa da Ásia, mas também é facilmente encontrada na América do Sul. A especiaria é conhecida por regular o tipo de diabetes II e pode ser colocada no café, chá, iogurte e cereais. O cardamomo pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue entre 18 a 30 por cento.

4. Potencialize o magnésio



O magnésio é um mineral conhecido por ajudar a prevenir o surgimento do diabetes tipo II e precisa fazer parte da alimentação de todos, não somente de diabéticos. O ideal é consumir as fontes naturais de magnésio, como espinafre, peixe, nozes, folhas verdes e abacates. Foi comprovado que todos estes alimentos diminuem o risco de diabetes e pode até mesmo ajudar na perda de peso.

5. Inclua o trigo-sarraceno na dieta

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o trigo-sarraceno. É uma excelente fonte de fibra que faz maravilhas ao funcionamento do organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue controlados. Você pode consumi-lo através do macarrão soba,  uma massa de origem japonesa feita com esse trigo, ou até mesmo o grão, adicionado em sua comida.

6. Beba com moderação

O álcool contém enormes quantidades de açúcar, e por isso mesmo deve ser consumido com muita responsabilidade e moderação. O melhor é consumi-lo durante as refeições, e não depois, quando a mesma taça de vinho pode alterar os níveis de insulina no sangue.

7. Controle os níveis de gordura

É importante observar a quantidade de gorduras saturadas na alimentação, porque podem aumentar seriamente as chances de contrair diabetes. São geralmente encontradas em frituras e refeições de lanchonetes fast food.

8. Consuma toranja

Foi comprovado que consumir esta fruta cítrica de linda cor vermelha e sabor acentuado pode afetar positivamente o metabolismo da glicose e, dessa forma, mantém estáveis os níveis de insulina.

9. Ria

É isso mesmo! Rir pode diminuir as chances de desenvolver diabetes. Foi descoberto que pessoas que riam com frequência tinham um nível bem menor de açúcar no sangue comparado a aquele mais sérios. Isso significa que você pode se divertir com as nossas piadas!

10. Exercite-se diariamente

Fazer atividades físicas diariamente é essencial para normalizar os níveis de açúcar do sangue, nem que sejam caminhadas diárias.

11. Pratique musculação

Criar massa muscular ajuda o corpo a queimar glucose. Se você não gosta de frequentar academia, saiba que não é preciso ir todos os dias: treinar de duas a três vezes por semana já vai te ajudar consideravelmente a se prevenir contra o surgimento de diabetes.

12. Durma o suficiente

Dormir mal pode afetar os níveis de açúcar no sangue e de insulina, por isso é importante ter boas noites de sono. Também é essencial fazer um tratamento para acabar com o ronco. De acordo com alguns estudos, aqueles que roncam são mais propensos a desenvolver diabetes, já que muitas vezes o sono está ligado ao excesso de peso.

13. Tome café descafeinado

A versão descafeinada do café faz com que o intestino absorva menos açúcar e, dessa forma, faz com que os músculos o absorvam mais rápido. Isso é ideal para quem pratica atividades físicas, principalmente treinos de musculação.

14. Faça refeições menores

O ideal é fazer pequenas refeições em intervalos menores do que grandes em intervalos maiores de tempo. Também é importante comer regularmente para não ter picos de insulina.

15. Relaxe

Ouvir músicas tranquilas e relaxantes ou ler um bom livro são boas opções que te ajudam a relaxar. Ioga e meditação também são excelente para diminuir os níveis de estresse.







0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.