Saber-Literário

Diário Literário Online

15 Formas de Diminuir e Controlar os Níveis de Açúcar no Sangue

O número de pessoas diagnosticadas com diabetes tem aumentado consideravelmente, e isso é muito perigoso, pois trata-se de uma doença silenciosa. É causada quando os níveis de açúcar no sangue sobem muito, o que resulta em uma resistência à insulina. Quando isso acontece, o diabético não consegue mais controlar seus níveis de açúcar no sangue, que sobe e desce e pode ter consequências graves. Por isso, se você é diabético ou conhece alguém que tenha a enfermidade, é importante implementar medidas saudáveis para controlar os níveis de açúcar no sangue e evitar problemas. Confira.

1. Consuma mais produtos lácteos


A proteína e a gordura dos produtos lácteos ajudam a melhorar os níveis de açúcar no sangue. Foi comprovado que ambos podem diminuir as possibilidades de desenvolver a resistência à insulina. No entanto, o ideal é buscar por alimentos cujo nível de gordura seja baixo também para evitar obesidade.

2. Escolha o tipo certo de pão
Evite produtos à base de farinha branca! Esses carboidratos simples estão cheios de açúcar que o aumentam no sangue. Em vez disso, você deve consumir trigo integral ou produtos de centeio que são ricos em fibras, proteínas e carboidratos complexos, que controlam os níveis de glicose no sangue e mantêm a saciedade por mais tempo.

3. O cardamomo é excelente!
O cardamomo é um membro da mesma família de especiarias na qual também está o gengibre. É uma planta nativa da Ásia, mas também é facilmente encontrada na América do Sul. A especiaria é conhecida por regular o tipo de diabetes II e pode ser colocada no café, chá, iogurte e cereais. O cardamomo pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue entre 18 a 30 por cento.

4. Potencialize o magnésio



O magnésio é um mineral conhecido por ajudar a prevenir o surgimento do diabetes tipo II e precisa fazer parte da alimentação de todos, não somente de diabéticos. O ideal é consumir as fontes naturais de magnésio, como espinafre, peixe, nozes, folhas verdes e abacates. Foi comprovado que todos estes alimentos diminuem o risco de diabetes e pode até mesmo ajudar na perda de peso.

5. Inclua o trigo-sarraceno na dieta

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o trigo-sarraceno. É uma excelente fonte de fibra que faz maravilhas ao funcionamento do organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue controlados. Você pode consumi-lo através do macarrão soba,  uma massa de origem japonesa feita com esse trigo, ou até mesmo o grão, adicionado em sua comida.

6. Beba com moderação

O álcool contém enormes quantidades de açúcar, e por isso mesmo deve ser consumido com muita responsabilidade e moderação. O melhor é consumi-lo durante as refeições, e não depois, quando a mesma taça de vinho pode alterar os níveis de insulina no sangue.

7. Controle os níveis de gordura

É importante observar a quantidade de gorduras saturadas na alimentação, porque podem aumentar seriamente as chances de contrair diabetes. São geralmente encontradas em frituras e refeições de lanchonetes fast food.

8. Consuma toranja

Foi comprovado que consumir esta fruta cítrica de linda cor vermelha e sabor acentuado pode afetar positivamente o metabolismo da glicose e, dessa forma, mantém estáveis os níveis de insulina.

9. Ria

É isso mesmo! Rir pode diminuir as chances de desenvolver diabetes. Foi descoberto que pessoas que riam com frequência tinham um nível bem menor de açúcar no sangue comparado a aquele mais sérios. Isso significa que você pode se divertir com as nossas piadas!

10. Exercite-se diariamente

Fazer atividades físicas diariamente é essencial para normalizar os níveis de açúcar do sangue, nem que sejam caminhadas diárias.

11. Pratique musculação

Criar massa muscular ajuda o corpo a queimar glucose. Se você não gosta de frequentar academia, saiba que não é preciso ir todos os dias: treinar de duas a três vezes por semana já vai te ajudar consideravelmente a se prevenir contra o surgimento de diabetes.

12. Durma o suficiente

Dormir mal pode afetar os níveis de açúcar no sangue e de insulina, por isso é importante ter boas noites de sono. Também é essencial fazer um tratamento para acabar com o ronco. De acordo com alguns estudos, aqueles que roncam são mais propensos a desenvolver diabetes, já que muitas vezes o sono está ligado ao excesso de peso.

13. Tome café descafeinado

A versão descafeinada do café faz com que o intestino absorva menos açúcar e, dessa forma, faz com que os músculos o absorvam mais rápido. Isso é ideal para quem pratica atividades físicas, principalmente treinos de musculação.

14. Faça refeições menores

O ideal é fazer pequenas refeições em intervalos menores do que grandes em intervalos maiores de tempo. Também é importante comer regularmente para não ter picos de insulina.

15. Relaxe

Ouvir músicas tranquilas e relaxantes ou ler um bom livro são boas opções que te ajudam a relaxar. Ioga e meditação também são excelente para diminuir os níveis de estresse.







0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.