Saber-Literário

Diário Literário Online

Comissão de Educação debate fortalecimento das universidades públicas

Postado por Rilvan Batista de Santana 24/02/2017

Comissão de Educação debate fortalecimento das universidades públicas

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos se reuniu na manhã desta terça-feira (21) em reunião ordinária com o Fórum de Diretores e Diretoras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para debater o fortalecimento das universidades públicas no Estado. O objetivo da reunião foi ouvir as reivindicações do fórum de diretores da Uneb e junto com eles buscar soluções para os problemas da Universidade.

Participaram do debate a presidente da comissão, deputada Fabíola Mansur (PSB), o vice-presidente Heber Santana (PSC), os deputados, Zó (PCdoB), Bira Coroa (PT), Roberto Carlos (PDT) e Rosemberg Pinto (PT), o líder do governo, Zé Neto (PT), além da vice-reitora da Uneb, Carla Liane; o diretor do Campus de Juazeiro, Jairton Fraga Araújo e o diretor do Campus de Senhor do Bonfim, Marcos Fábio Marques, além de diretores de outros municípios.


O diretor do Campus de Juazeiro, Jairton, elencou entre os principais problemas o contingenciamento das verbas para educação, o não pagamento de terceirizados, a não flexibilização do regime de trabalho, a falta de investimentos na contratação de novos professores e técnicos, a falta de autonomia para contratação de funcionários temporários e a necessidade de valorização dos profissionais do quadro, que, de acordo com os diretores, não recebem o devido incentivo com promoções e progressões. “Façam uma interlocução com o governo do Estado, abram um canal para que possamos estabelecer esse diálogo”, reforçou Fraga.
A vice-reitora Carla Liane, agradeceu a deputada Fabíola e ao deputado Rosemberg pela preocupação, e aos diretores e demais deputados pela participação. “É um momento histórico pelo qual a Uneb está passando, esse diálogo com a Assembleia, com os deputados, na defesa da universidade e do serviço público é inédito. Quero ainda dizer que estamos cientes do momento difícil pelo qual o país passa, mas solicitamos um olhar atencioso e sensível do governo do Estado”, disse ela.


A presidente da comissão se colocou à disposição. “Somos solidários e somos defensores do ensino público de qualidade, estamos aqui para ouvir e para que nós, juntos, consigamos encontrar uma solução. Vamos pautar o governo do Estado, precisamos fortalecer as universidades estaduais da Bahia”, reforçou Fabíola.
O líder do Governo na Casa, deputado Zé Neto, se colocou à disposição da causa. “Quero dar todo o apoio, como bancada, vamos debater as solicitações, analisar e ver no que é possível ajudar”, disse ele.
Deputado Rosemberg Pinto, um dos proponentes da sessão, reforçou a necessidade do diálogo e sugeriu a busca de investimentos privados para as universidades. “Acho que estamos num momento em que podemos dialogar com o governo, não há greve. Temos que conversar também sobre a produção científica, e encontrar um forma a dar visibilidade a isso, atraindo assim investimentos para a universidade”, finalizou.


Entre os encaminhamentos estão a criação de Grupo de Trabalho para elencar as prioridades que devem ser levadas à bancada, para diálogo com o Governo; reuniões com Secretaria de Administração e Secretaria da Fazenda para tratar das verbas, principalmente de terceirizados e estagiários; visitas aos Campi das Uneb; além de reuniões com secretários e Governador.



Fonte:  enviado por e-mail

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.