Saber-Literário

Diário Literário Online

Comissão de Educação debate fortalecimento das universidades públicas

Postado por Rilvan Batista de Santana 24/02/2017

Comissão de Educação debate fortalecimento das universidades públicas

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos se reuniu na manhã desta terça-feira (21) em reunião ordinária com o Fórum de Diretores e Diretoras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para debater o fortalecimento das universidades públicas no Estado. O objetivo da reunião foi ouvir as reivindicações do fórum de diretores da Uneb e junto com eles buscar soluções para os problemas da Universidade.

Participaram do debate a presidente da comissão, deputada Fabíola Mansur (PSB), o vice-presidente Heber Santana (PSC), os deputados, Zó (PCdoB), Bira Coroa (PT), Roberto Carlos (PDT) e Rosemberg Pinto (PT), o líder do governo, Zé Neto (PT), além da vice-reitora da Uneb, Carla Liane; o diretor do Campus de Juazeiro, Jairton Fraga Araújo e o diretor do Campus de Senhor do Bonfim, Marcos Fábio Marques, além de diretores de outros municípios.


O diretor do Campus de Juazeiro, Jairton, elencou entre os principais problemas o contingenciamento das verbas para educação, o não pagamento de terceirizados, a não flexibilização do regime de trabalho, a falta de investimentos na contratação de novos professores e técnicos, a falta de autonomia para contratação de funcionários temporários e a necessidade de valorização dos profissionais do quadro, que, de acordo com os diretores, não recebem o devido incentivo com promoções e progressões. “Façam uma interlocução com o governo do Estado, abram um canal para que possamos estabelecer esse diálogo”, reforçou Fraga.
A vice-reitora Carla Liane, agradeceu a deputada Fabíola e ao deputado Rosemberg pela preocupação, e aos diretores e demais deputados pela participação. “É um momento histórico pelo qual a Uneb está passando, esse diálogo com a Assembleia, com os deputados, na defesa da universidade e do serviço público é inédito. Quero ainda dizer que estamos cientes do momento difícil pelo qual o país passa, mas solicitamos um olhar atencioso e sensível do governo do Estado”, disse ela.


A presidente da comissão se colocou à disposição. “Somos solidários e somos defensores do ensino público de qualidade, estamos aqui para ouvir e para que nós, juntos, consigamos encontrar uma solução. Vamos pautar o governo do Estado, precisamos fortalecer as universidades estaduais da Bahia”, reforçou Fabíola.
O líder do Governo na Casa, deputado Zé Neto, se colocou à disposição da causa. “Quero dar todo o apoio, como bancada, vamos debater as solicitações, analisar e ver no que é possível ajudar”, disse ele.
Deputado Rosemberg Pinto, um dos proponentes da sessão, reforçou a necessidade do diálogo e sugeriu a busca de investimentos privados para as universidades. “Acho que estamos num momento em que podemos dialogar com o governo, não há greve. Temos que conversar também sobre a produção científica, e encontrar um forma a dar visibilidade a isso, atraindo assim investimentos para a universidade”, finalizou.


Entre os encaminhamentos estão a criação de Grupo de Trabalho para elencar as prioridades que devem ser levadas à bancada, para diálogo com o Governo; reuniões com Secretaria de Administração e Secretaria da Fazenda para tratar das verbas, principalmente de terceirizados e estagiários; visitas aos Campi das Uneb; além de reuniões com secretários e Governador.



Fonte:  enviado por e-mail

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.