Saber-Literário

Diário Literário Online

A VERDADE E A MENTIRA - Demétrio M. Rebello

Postado por Rilvan Batista de Santana 24/02/2017

A VERDADE E A MENTIRA
publicado em artes e ideias por Demétrio M. Rebello

 A verdade algumas vezes não é algo fácil de aceitar, ao mesmo tempo que, não raramente, traz em si uma boa dose de subjetividade e relatividade. Em certas ocasiões ela pode acabar com nossas ilusões, e até vir a ser cruel e desagradável às nossas vidas.

Hans Christian Anderson escreveu uma famosa (e genial) história sobre “as novas roupas do imperador “.
Um sábio alfaiate ofereceu ao monarca uma roupa especial, que apenas pessoas tolas não conseguiriam ver.
Durante a confecção do traje, que na verdade não existia, o imperador pede que seus conselheiros vão com certa regularidade ao alfaiate para ver o caimento da roupa. Os conselheiros sentem-se envergonhados de dizer que não conseguem ver o novo traje e por isso voltam ao palácio sempre elogiando o trabalho do alfaiate.
No dia em que a roupa fica pronta, o imperador decide fazer um desfile pelas ruas da cidade. Os cidadãos locais, como os conselheiros, sentem-se envergonhados de admitir que não conseguem ver as ditas roupas, mas no meio da multidão uma criança aponta o dedo para o monarca e grita: “Vejam, o imperador está nu ”!

A verdade não é, de modo algum, algo fácil de aceitar. Ela acaba com nossas ilusões. A verdade pode ser o que há de mais cruel e desagradável em nosso mundo. Mas uma vez que a pessoa foi confrontada com a verdade, talvez fosse mais adequado aceitá-la e agir de acordo.


Infelizmente muitos, como o imperador, os cidadãos e os conselheiros da história, continuam a negar a verdade que descobriram (ou que lhes foi mostrada). Há muito construído com base em ilusões e falsidades; aceitar a verdade significaria o desmoronar de um castelo.
É custoso demais, do ponto de vista emocional, reconhecer um erro e admitir equívocos de julgamento.

Se perguntarmos à maioria das pessoas, possivelmente quase todas dirão que anseiam pela verdade, e que preferem a verdade sobre a mentira. Elas estão sendo honestas e sinceras ao dizerem isso, mas o problema não está com elas. Está na própria construção do mundo.

Em nosso mundo às vezes é difícil distinguir entre a verdade e a mentira, pois as coisas não raramente estão sujeitas a subjetividades ou interpretações pessoais. Os sábios sabem que a verdade e a mentira são irmãs gêmeas. Muitas vezes as pessoas optam pela mentira sinceramente acreditando que aquela é a verdade, e não por não desejaram a verdade.

Dentro deste contexto, quem somos nós para julgar a verdade e a mentira do outro ? Mal conseguimos distinguir o que é verdade e mentira em nossa própria vida, que dirá na vida vivida pelos valores do outro. De maneira prática podemos colocar a questão assim: será que Dom Quixote era louco ou todo o resto das pessoas o era ?

Uma piada conta que um paciente chegou ao psiquiatra para se tratar. Quando o médico perguntou qual era o problema, o paciente disse que ele via um jacaré embaixo de sua cama. O psiquiatra prontamente receitou um remédio para delírios e pediu que o paciente voltasse em 15 dias.
No dia seguinte, a esposa do doente aparece no consultório do psiquiatra. O médico, espantado ao vê-la, pergunta o que aconteceu, ao que a mulher responde: “meu marido foi comido pelo jacaré que estava debaixo da cama”.

O jacaré era real, e o julgamento do doutor teve consequências desastrosas.

A maioria de nós prefere acreditar no que é conveniente acreditar, no que é interessante acreditar, ou simplesmente no que nos dizem para acreditar. Poucos são os que têm a propensão a perfurar o véu que permite vislumbrar a “verdadeira verdade“, especialmente quando ela pode significar um peso do ponto de vista emocional e psicológico. Mas devemos tentar ser desses poucos.




DEMÉTRIO M. REBELLO
Engenheiro, Psicólogo, Pesquisador, Professor, Palestrante, Escritor, Blogueiro, Publisher e... Pensador.



0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.