Saber-Literário

Diário Literário Online

Monumento a Tosta Filho - José Dantas de Andrade

Postado por Rilvan Batista de Santana 15/01/2017


Google
Monumento a Tosta Filho


Na Câmara local, um vereador apresentou um projeto para homenagear Dr. Tosta Filho, construindo na entrada da Avenida que tem o seu nome uma estátua do mesmo.
Quando se discutia o assunto, outro vereador disse que estava de acordo com a medida, que era justa, mas que tinha também a apresentar um projeto para homenagear um outro personagem que, como o doutor Tosta Filho, prestava também relevantes serviços à lavoura cacaueira. Esse personagem era o Burro, que transportava o cacau mole das roças para as barcaças e destas para o armazém. Assim, devia-se construir na Praça Camacã, que já serve de local para feira de animais, a estátua do Burro. Zé das Antas “belisca” o assunto desta forma:

Google

Para que duas estátuas,
Que falta de pensamento!
Quando a coisa se resolve
Com apenas um monumento:
Construindo o Tosta Filho
Escanchado num jumento.

Fonte:
Calendário Histórico Ilustrado de Itabuna, José Dantas de Andrade – “Zé das Antas”

ICAL


Nota Editorial:

O Saber-Literário foi criado para estimular a leitura e a escrita de jovens e adultos. Não temos patrocínio, temos parcerias com amigos.
Nossas postagens são de domínio público, pois os maiores sites do país disponibilizam suas matérias e no rodapé, sugerem: "compartilhar".
Seria um desserviço criptografar ou "escanear" as matérias para que o nosso leitor além de lê-las não pudesse copiá-las, o que não pode é comercializar o conteúdo, modificar, plagiar e negar a autoria, a fonte, eticamente não é correto e, pode gerar punição judicial.
Essas pessoas usam a máxima: "faço o que digo, mas não faça o que faço", pois suas matérias são "copiadas" ou, enviadas por alguém, salvo, quando é de sua produção, que modestamente, disponibilizamos em sites literários do país, quase 300 títulos (crônicas, cartas, contos, etc.), 5 romances e um ensaio.
Para muita gente o Ano Novo continua como Ano Velho, com atitudes egoístas, mesquinhas, sem desprendimentos, sem préstimos, que não enxergam além de sua ruindade. Muitos ainda se dizem religiosos, social e politicamente corretos, mas que não fazem um "mea culpa" pra ter um "lugarzinho" no Reino de Deus, aí São Pedro vai mandá-los de volta à Terra, pra completarem suas evoluções espirituais e se tornarem queridos do Altíssimo.
Graças a Deus e aos leitores, chagamos sem "manipulação" a mais de 1.100 000 (um milhão e cem mil acessos), portanto, ter uma matéria no Saber-Literário, é um privilégio de poucos, nós não "copiamos", ajudamos divulgar escritores e poetas que não têm acessos a outros sites específicos, "fechados" e que de certa forma, não são aceitos pela grande mídia.
Nunca fomos processados ou questionados judicialmente, por esta ou aquela matéria, publicamos com a devida autoria, sem modificação de texto, sem correção (salvo quando o erro é de digitação). Um ou outro (raríssimo) que se diz "poeta", "escritor", que se acha sumidade, gênio da literatura, dono da "cocada preta", acha que sua "obra" não merece a publicação de nosso blog literário, pede pra retirar a postagem, que atendemos de pronto, desde que tecnicamente seja possível. 
Além de outros objetivos, o nosso diário online ajuda o pessoal da Região, pois recebemos e-mails de todo país e do exterior, a exemplo da escritora portuguesa Maria João que elaboramos uma simpática carta que hoje, circula aqui, ali e alhures: "Carta para Maria João".  Rilvan B. de Santana, Itabuna (BA), 14.01.2017


0 comentários

Postar um comentário

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Patrono

Patrono

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Todos os nossos textos, abaixo, estão licenciados no Creatve Commons.
Tecnologia do Blogger.