Saber-Literário

Diário Literário Online

Maná da Segunda - Como Fugir da Inquietação e da Tensão Por Ken Korkow

Postado por Rilvan Batista de Santana 10/01/2017

Maná da Segunda - Como Fugir da Inquietação e da Tensão

Por Ken Korkow



Para onde quer que olhemos nós vemos situações difíceis, tensão, medo e novas crises quase que a cada minuto.  Forçados a viver e trabalhar num ambiente tão opressivo, podemos nos tornar sobrecarregados com a  ansiedade ou  adotar medidas proativas para minimizar as influências externas sobre nós.  Eu escolhi a última opção.  Vejam o que estou fazendo: 
Em primeiro lugar determinei que não vou gastar energia com coisas que não posso influenciar.  Sentir-se desamparado é uma emoção bastante debilitante. Sendo assim, sempre que tomo consciência de que as coisas estão além do meu controle, escolho não perder tempo me angustiando com elas. 
Meu segundo passo é, na verdade, o reverso do primeiro.  Eu me empenho em exercer influência em áreas em que possa fazer diferença, especialmente quando vejo a possibilidade de um impacto eterno.

Como você, eu me encontro inundado por uma sobrecarga de informação – da tevê, rádio, Internet, emails, mensagens de texto, anúncios e outras fontes.   É impossível processar isso tudo.  Ao mesmo tempo, todos nós recebemos muitos pedidos de ajuda – alguns bastante dignos de atenção.  Existem muitas preocupações válidas, bem como incontáveis causas boas e nobres.  Mas, como acontece com você, meus recursos são limitados.  Não posso fazer tudo, mesmo que queira.  Sendo assim, tenho aplicado os dois princípios acima como forma de estabelecer minhas prioridades – o melhor investimento para meu tempo, habilidades e bens.  Como resultado, estas são algumas das decisões que tenho tomado:
Durante quarenta anos assinei o respeitado periódico de negócios, o Wall Street Journal, mas parei este ano.  Durante 30 anos recebemos diariamente o jornal Omaha World Herald, mas paramos este ano.  E já faz tempo que deixei de assistir aos canais de notícias da televisão. 
Por favor, não me entenda mal.  Eu não sou um isolacionista ou do tipo “avestruz”.  Simplesmente me dei conta de que as “notícias” são um entretenimento que deseja alcançar um maior número de telespectadores para, desse modo, venderem mais anúncios – e eu não quero mais me deixar envolver por esta situação. 
Deus quer que sejamos como os “homens de Issacar” descritos em I Crônicas 12:32, porque eles “sabiam o que a sua nação deveria fazer.”
Então, como eu posso fazer isso?  Primeiramente, me esforçando para gastar tempo com a Bíblia (também leio vários devocionais) todos os dias porque, como o rei Salomão escreveu, “...não há nada de novo debaixo do sol.”  (Eclesiastes 1:9).  Nesse processo, Deus através de Seu Espírito guia, protege e provê para mim. 
Depois, vejo algumas fontes de notícias da Internet duas vezes por dia e leio periódicos que descobri serem úteis e dão uma cobertura de notícias tanto internacionais, quanto locais e nacionais.   Mais raramente, minha esposa e eu assistimos aos primeiros dez minutos do jornal vespertino na tevê, mas limitamos isso por não desejarmos sermos envolvidos na cobertura noticiosa manipulada. 
Ao longo do dia me esforço para lembrar a mim mesmo de que o Senhor está no completo controle de todas as coisas, portanto a questão não é “O que está acontecendo?”, mas ao contrário, “Como eu vou reagir ao que está acontecendo?”  Descobri que somente assim, quando estou cheio da verdade de Deus, de Seu Espírito e Seu amor, o fluir de minha vida reflete o Seu caráter. 
Questões Para Reflexão ou Discussão  
Você concorda que o mundo que nos cerca parece repleto de situações difíceis, tensão e medo, geralmente manipuladas, até mesmo maximizadas,  pelas várias fontes de informações disponíveis?  Qual o impacto que isso exerce em sua vida e seu trabalho?
Você às vezes se angustia com coisas sobre as quais não tem nenhuma influência ou controle? O que é e o que você poderia fazer a respeito?
Como uma pessoa pode mudar o foco de coisas que não pode influenciar para aquelas sobre as quais pode exercer uma mudança positiva – mesmo coisas de significância eterna?
Como você reage à ideia de restringir ou limitar sua exposição a fontes de informação que parecem afetar nossas vidas de modo inquietante?  Você crê ser uma escolha inteligente ou pensa que precisamos recolher tanta informação quanto possível para garantir que estamos totalmente conscientes dos eventos locais, nacionais e mundiais? 
Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 4:26-27;  10:19;  14:8, 30;  16:4,21;  17:24;  19:20;  26:24-26;  Isaías 41:10.  
Próxima semana tem mais!



MsC Jean Luiz Correia Baraúna
Contador CRCBA 21.323/O
Contatos: (73) 3613-7771/98869-3561/99133-1845/99949-7771
Medite: "Pais que levam seus Filhos à Igreja, não vão busca-los na cadeia"

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.