Saber-Literário

Diário Literário Online

COMO FICAR FAMOSO NA INTERNET - Mateus Cosentino

Postado por Rilvan Batista de Santana 25/01/2017

Google
COMO FICAR FAMOSO NA INTERNET - Mateus Cosentino

Nesta semana descobri o WikiHow, “o maior manual do mundo”, um site que instrui gratuitamente como fazer ou resolver qualquer problema do dia-a-dia. Ali encontrei um assunto muito interessante intitulado “Como Se Tornar Famoso na Internet”.

Considerei esse tema muito importante, pois faz 6 anos que criei meu Blog,  onde já publiquei 78 textos, cerca de 8 por ano. Somente em agosto passado comecei a publicar 1 a cada semana, mesmo temendo “encher o saquinho” das minhas turminhas de seguidores. A minha média é de 70 de leituras por texto. O meu artigo mais lido teve 361 visitantes. O número atual fornecido pelo “blogger” é de 7.875 visitações.

Propago todos os meus artigos entre os meus 41contatos de e-mail, os meus 328 “amigos” do Facebook, além dos não quantificados seguidores no Google+, Twitter, Linkdin e recentemente no site “Saber Literário”, de Rilvan Santana, um bom amigo da Bahia.

Como se pode ver, fico verificando as estatísticas do meu Blog e confesso que isso é uma atividade muito frustrante, pois me coloca entre os menos lidos das redes sociais. Sempre achei que estivesse fazendo alguma coisa errada para obter tão baixo retorno. 

Desde que comecei a ser blogueiro tenho tentado descobrir qual é o grande fator que populariza os campeões de audiência. Entretanto nunca entendi direito qual o “Fator X”, que faz uma pessoa ficar famosa na Internet.

Sei de sujeitos que têm milhões de visualizações na rede e até já constatei que os “top” são os vídeos amadores ou profissionais do You Tube. E os campeões dos campeões são os vídeos humorísticos. Depois desses “reis do riso” estão as músicas de todos os tipos e origens. Em seguida vêm os filminhos de pessoas comuns uns fazendo fofoca e outras, as irritadas,  aparecem xingando tudo quanto é tipo de coisas.

O conteúdo preferencial das postagens dos “internautas seguidores” são mensagens contra ou a favor das celebridades artísticas, políticas e religiosas. Existem também as muitas citações de gente famosa, vivas e mortas, com frases, fotos e vídeos tratando de temas como; receitas culinárias e receitas de moral, filosofia, frases e lições de bem viver, ou como alcançar o Paraíso após a morte. Resumindo, nada vence as imagens de vídeos e fotos de animais e crianças (“selfies” e “nudes” também).

Os textos “longos”, mesmo os ilustrados, quase não são lidos e ninguém os comenta. Meu blog é composto de artigos para leitura de uma ou duas páginas. Sempre coloco uma ilustração para “dar mais atratividade”,  preocupado  por saber que nas redes sociais ninguém fica mais que 3 segundos em uma postagem se não for “capturada” por uma imagem.

Leitura não é interessante para 75% dos brasileiros que detestam ou não sabem ler. A imensa maioria lê, dá um “like”(ou nem isso), poucos compartilham e uma insignificante minoria faz comentários preferencialmente através de uma única palavra, tipo “lindo”, “certeza”, “verdade”, isso se gostam. Quando não gostam, colocam algum palavrão, desde os mais suaves até aos mais censuráveis. Sem considerar as abreviações e onomatopeias tipo, “kkk”, "rsrsrs”, “bjs”, “tb” etc.

Então, considerando tudo isso, como me tornar famoso na Internet? Ou, pelo menos, tentar obter os 15 minutos de fama que todo mundo vai ter, conforme a futurologia de Andy Wartol. Vamos, portanto nos socorrer do já citado WikiHow:

1.            “Saiba tudo sobre seu computador e aplicativos que você utiliza, para aperfeiçoar o conteúdo de seu blog, ou site”. [Sei, mas nem tanto.]
2.            “Foque em alguma coisa que o diferencie e chame a atenção”. [Escrevo bem. Mas isso parece não dar “ibope”.]
3.            “Defina bem que tipo de fama você quer”. [Gostaria de ser considerado um escritor de artigos fáceis de ler.]
4.            “Aprenda os truques que funcionaram para os que alcançaram a fama”. [Estou tentando, estou tentando...]
5.            “A fama exige esforço, dedicação e persistência”.  [Nunca conseguirei escrever um artigo por dia.]
6.            “Divulgue-se, crie a marca “você” nas redes”. [Acho que minha marca é a simpatia. Porém alguns dos meus melhores amigos na rede, têm usado diversificados elogios pessoais  para me “marcar”, os quais mais me constrangem do que me descrevem. Mas amigo é amigo... ]
7.            “Espalhe seu nome na Internet” [Tenho feito tentativas e tenho feito divulgação para todos os meus parentes, amigos e contatos de várias redes. Mas tenho muito poucos seguidores.]
8.            “Crie um blog ou site com personalidade, fique pessoalmente disponível e atualize diariamente o conteúdo” [Meu blog não tem aparência profissional, mas minha atualização é semanal, embora esteja disponível diariamente.]
9.            “Atinja o coração das pessoas com algo que se torne viral e se espalhe rapidamente na Internet”. [Não tenho a menor ideia de como fazer isso sem ser ridículo ou imoral.]
10.          “Saiba e aceite que a fama é fugaz. Tem seu crescimento, seu apogeu e seu fatal esquecimento” [?!?!?!]

Caracoles! Terei de matar um “leão” por dia, só para ficar famoso por míseros 15 minutos? Tô fora! Vou continuar com os meus fieis 70 leitores. Aos quais fico muito agradecido. Mesmo!
Mateus Cosentino













Sampa 25.01.2017


Fonte: enviado por e-mail

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.