Saber-Literário

Diário Literário Online

10 SELEÇÕES DE VERSOS DE VINÍCIUS DE MORAES QUE NÃO FALAM SOBRE AMOR

Postado por Rilvan Batista de Santana 08/01/2017

10 SELEÇÕES DE VERSOS DE VINÍCIUS DE MORAES QUE NÃO FALAM SOBRE AMOR
publicado em literatura por Joana Ferraz
Os primeiros versos do nosso poetinha.

VINICIUS-DE-MORAES.jpg

“De tudo ao meu amor serei atento (...)”
“De repente, do riso fez-se o pranto(...)”
Um romântico afogado em uísque e um homem capaz de nove casamentos. É assim que conhecemos Vinícius de Moraes. Mas ele não é só isso: em seu primeiro livro, “O Caminho para a distância”, vemos uma face mística, uma espécie de religiosidade metafísica, que encontra a fé na natureza.
Lançado em 1933, quando tinha apenas 19 anos, o livro traz versos ainda imaturos, tanto que apenas o poema “A uma mulher” foi selecionado pelo próprio Vinícius para sua antologia. Mesmo com essa recusa do poetinha, são primeiros versos lindos – e aqui estão selecionados numa intenção de encontrarmos justamente essa imaturidade das nossas primeiras questões metafísicas ou filosóficas, de tão perplexos que ficamos diante da vida e da natureza.
Então vamos lá, andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar!
_____________
1. Místico
As grandes nuvens brancas e paradas –
Suspensas e paradas
[...] Ritmam interiormente o movimento da luz
______________
2. Inatingível
Eu segui porque tinha que seguir
Com as mãos na boca, em concha
Gritando para o infinito a minha dúvida
______________
3. Revolta
De que te vale o espaço se te cansa?
Quanto mais sobes, mais o espaço avança...
Desce ao chão, águia audaz, que a noite é fria.
_______________
4. Ânsia
No desespero das árvores paradas busquei consolação
E no silêncio das folhas que caíam senti o ódio
Nos ruídos do mar senti o grito de revolta
E de pavor fugi
________________
5. Purificação
A ti, Senhor, gritei que estava puro
E na natureza ouvi a tua voz.
Pássaros cantaram no céu
Eu olhei para o céu e cantei e cantei.
Senti a alegria da vida
Que vivia nas flores pequenas
Senti a beleza da vida
Que morava na luz e morava no céu
E cantei e cantei.
__________________
6. Vigília
A lágrima que brilha nos meus olhos
Possui por um segundo a estrela que briilha no céu
__________________
7. Extensão
Prostrado na terra eu olhei para o céu
E pedi ao Senhor o caminho da fé.
Noites e noites foram-se em silêncio
E somente a extensão.
___________________
8. O Bom-pastor
Amo andar nessas tardes...
Sinto-me penetrando o sereno vazio de tudo
Como um raio de luz.
Cresço, projeto-me ao infinito, agitando
Para consolar as árvores angustiadas
_____________________
9. Sonoridade
Em árvores longínquas pássaros sonâmbulos pipilam
E águas desconhecidas escorrem sussurros brancos na treva.
Na escuta meus olhos se fecham, meu lábios se oprimem
Tudo em mim é o instante de percepção de todas as vibrações
____________________
10. Judeu errante
Hei de seguir eternamente a estrada
Que há tanto tempo venho já seguindo
Sem me importar com a noite que vem vindo
Como uma pavorosa alma penada
Sem fé na redenção, sem crença em nada
Fugitivo que a dor vem perseguindo
Busco eu também a paz onde, sorrindo
Será também minha alma um alvorada.
______________________
E você? Conhece “O caminho para a distância” e quer falar de outros versos? Essa seleção fala realmente do misticismo natural? Deixe seu comentário! Gostou deste artigo? Leia mais como esse em Traz um verso !



Fonte:  http://obviousmag.org/a_procura_da_poesia/2016/10-selecoes-de-versos-de-vinicius-de-moraes-que-nao-falam-sobre-amor.html#ixzz4VA3ceJDx




0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.