Saber-Literário

Diário Literário Online

Sugestão de Meta para o Ano Novo Por Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 29/12/2016

Sugestão de Meta para o Ano Novo
Por Robert Tamasy

Terminadas as festividades de Natal, a véspera de Ano Novo é a próxima na agenda;  depois, estaremos totalmente envolvidos pelo novo ano.  Antecipando a entrada de um novo ano civil, muitos de nós também ficamos envolvidos com a prática anual de tomar resoluções ou estabelecer metas. 

Isso vai desde largar hábitos ruins e adotar bons hábitos, até avaliar o ano que passou e estabelecer novas metas para os próximos 12 meses. 

Os especialistas em planejamento nos dizem que as metas devem ter pelo menos três características: devem ser específicas, devem ser mensuráveis, e devem ser atingíveis.  “Pretendo fazer melhor”, não é nenhuma das três, já que é vaga, não fornece meios de avaliação quanto a se e quando é atingida, e “melhor” pode sempre ser um alvo móvel e frustrante. 

Deixe-me sugerir uma meta que muitos de nós podemos buscar, embora sua implementação possa depender das circunstâncias que são exclusivas do nosso ambiente de trabalho.  Eis aqui a meta, tomada emprestada de Heath Eslinger, treinador chefe de luta romana da Universidade de Tennesse-Chattanooga: 

“A meta de todo líder deveria ser a transformação de vida. Grandes realizações resultam de grandes pessoas.  Esteja no negócio de pessoas.” 

Esta é uma meta que todos nós podemos abraçar, independente do nível de responsabilidade.  Sim, precisamos buscar lucros.  Também devemos proporcionar produtos e serviços de qualidade.  Se quisermos permanecer nos negócios, um serviço ao cliente com excelência é algo não negociável.  Mas descobrimos que as pessoas estão no coração de cada um desses objetivos.  Como já tem sido dito e repetido: “Você vence com pessoas.”

Repetidas vezes encontramos esse princípio na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, aplicados a pessoas cujas metas e desejos estavam alinhados com os de Deus.  O rei Davi de Israel serve como um bom exemplo:

Pessoas que têm o coração certo.  Ao escolher um rei para suceder o rei Saul em Israel, Deus não escolheu simplesmente um indivíduo que passasse no teste da aparência.  Ao contrário, Ele escolheu um jovem que era o certo por dentro.  “Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou:  ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração;  ele fará tudo o que for da Minha vontade.”  (Atos 13: 22). 

Pessoas que têm o espírito certo. Depois de cair em grave pecado, Davi não procurou negar, ignorar ou cobrir suas faltas.  Ao contrário, ele pediu a Deus que o perdoasse e restaurasse o seu relacionamento com Ele.  “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável...Devolve-me a alegria da Tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.”  (Salmos 51:10-12). 

Pessoas que têm a atitude certa.  Davi exibiu um espírito humilde e ensinável;  o apóstolo Pedro também o descreveu:  “...Jovens, sujeitem-se aos mais velhos.  Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.  Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido.”  (I Pedro 5:5-6). 

Questões Para Reflexão ou Discussão   
1.   Neste ponto, como você avalia seu desempenho no trabalho ao longo deste ano?  Quais seus maiores sucessos?  Como se saiu com as metas que estabeleceu?  O que gostaria de ter feito melhor?
2.   Que metas ou resoluções está adotando para o próximo ano?
3.   Você concorda com a ideia de que “a meta da liderança deveria ser a transformação de vida...Esteja no negócio de pessoas.”? Você concorda que “grandes realizações resultam de grandes pessoas?”  O que podemos fazer para encorajar a transformação de vida entre as pessoas que trabalham conosco, quer se reportem a nós, quer sejam nossos colegas?
4.   Como você reage à sugestão de que “pessoas certas”  têm o coração certo, o espírito certo e a atitude certa?
Nota:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Samuel 13:14; 15:12-26;  16:1-13;  Ezequiel 36:26;  II Coríntios 5:17;  Filipenses 2:3-4. 
Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.