Saber-Literário

Diário Literário Online

PREFIRA UMA VERDADE QUE MACHUCA A UMA MENTIRA QUE AFAGA

Postado por Rilvan Batista de Santana 12/12/2016

PREFIRA UMA VERDADE QUE MACHUCA A UMA MENTIRA QUE AFAGA
publicado em recortes por Marcel Camargo

“Saber a verdade sempre nos trará mais chances de poder lidar com aquilo tudo de forma mais acertada. Ainda que não pareça, as pessoas são bem mais fortes do que se pensa.”


Muitas vezes, a verdade é bem cruel e difícil de ser aceita até mesmo pelas pessoas mais fortes, uma vez que existem situações que ninguém sabe como enfrentar. Mesmo assim, saber a verdade sempre nos trará mais chances de poder lidar com aquilo tudo de forma mais acertada. Ainda que não pareça, as pessoas são bem mais fortes do que se pensa. Em casos específicos, como quando uma doença fatal acomete alguém idoso, uma criança, alguém cujo conhecimento da real situação não ajudará em nada, poupá-los talvez seja o melhor a fazer. Entretanto, caso ainda haja esperança, ainda exista alguma saída, temos que conhecer os caminhos a serem enfrentados, para que nossos passos não se enganem.

Infelizmente, existem indivíduos que se fazem de incapazes, mostrando-se sempre fracos e impotentes, de forma conveniente, para que as pessoas à sua volta tomem as decisões que deveriam partir deles mesmos. É muito cômodo, afinal, isentar-se de qualquer responsabilidade frente aos problemas que surgem, pois, assim, a zona de conforto permanece intacta.

É comum, nesse sentido, presenciarmos situações em que um dos irmãos esteja sempre fora da discussão de problemas familiares, em que um dos cônjuges esconda do parceiro atitudes inadequadas dos filhos, como se a algumas pessoas fosse impossível contar a verdade. Isso porque se quer poupar o outro, que é julgado como fraco, incapaz, ou seja, um inútil nesse aspecto.

No entanto, um dos maiores desfavores que poderemos fazer em relação a alguém é deixá-lo de lado nas tomadas de decisões que o incluam, pois, caso os resultados o desgostem, ele poderá culpar todos os demais, menos ele mesmo, pelo que ocorreu. Poupar o outro da verdade implica, em muitos casos, poupá-lo de crescer, de amadurecer, de responsabilizar-se por sua própria vida.

Sempre haverá pessoas mais prontas e centradas, com capacidade de tomar decisões com ponderação e equilíbrio, porém, isso não significa que somente quem seja mais apto deva carregar em seus ombros o peso de tudo. Temos que dividir as bagagens indigestas, apoiando e ficando junto com a verdade, pois seria injusto agir de forma contrária. No fim das contas, não tem por onde, por mais tentemos fugir e nos esconder, a verdade sempre nos encontrará. Lidar, portanto, com ela, de forma clara e transparente, é o que nos tornará menos vulneráveis aos tombos que a vida dá.

Fonte: 

http://obviousmag.org/pensando_nessa_gente_da_vida/2016/prefira-uma-verdade-que-machuca-a-uma-mentira-que-afaga.html#ixzz4ScOoSFgN


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.