Saber-Literário

Diário Literário Online

Especialistas sugerem que mentir às crianças sobre o Papai Noel pode ser prejudicial

             
Todo ano os pais de todo o mundo convencem seus filhos de que, se eles se comportarem, um homem maravilhoso com uma roupa vermelha e uma barba branca chegará em seu trenó puxado por renas, entrará pela chaminé, e deixará diversos presentes embaixo da árvore, prontos para serem abertos na manhã de Natal.



Devemos contar às crianças a verdade sobre o Papai Noel? [Foto: Google]

Papai Noel. É o mágico mito, parte essencial da nossa infância. Mas será que o conto do “bom velhinho” pode ser prejudicial para as crianças? Esta ideia foi discutida recentemente em um trabalho publicado na revista Lancet Psychiatry.

O artigo, chamado “A wonderful lie” (“Uma maravilhosa mentira”, em português), sugere que a confiança que as crianças depositam em seus pais pode ser enfraquecida por causa das histórias inventadas envolvendo o Papai Noel. Além disso, as razões por trás da manutenção da crença podem ser moralmente suspeitas.

“Se eles são capazes de mentir a respeito de algo tão especial e mágico, será que podem ser confiáveis para continuarem como guardiões da sabedoria e da verdade?” escreveram os pesquisadores.

“Se os adultos mentiram sobre o Papai Noel, mesmo que tenha sido com boas intenções, o que mais é mentira? Se o Papai Noel não é real, as fadas são reais? A magia? Deus?”

O psicólogo e professor Christopher Boyle e a cientista social Dra. Kathy McKay também condenam a ideia de um Polo Norte “assustador”, que avalia se as crianças se comportaram bem ou mal todos os anos.

“Todas as crianças descobrirão que foram enganadas consistentemente durante anos, e isso pode fazê-las imaginar que outras mentiras tiveram que ouvir,” disse num comunicado o psicólogo Christopher Boyle, professor da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

“É interessante pensar se é certo ou não fazer com que as crianças acreditem no Papai Noel, e também é interessante questionar se mentir desta maneira irá afetar os pequenos de formas que não foram consideradas.”



Manter vivo o mito do Papai Noel pode ser prejudicial para nossas crianças? [Foto: Getty]

Além de querer prolongar a magia do Natal, alguns especialistas argumentam que há outra razão mais egoísta pela qual os pais escolhem esconder a verdade a respeito do Papai Noel.

A Dra. Kathy McKay, da Universidade da Nova Inglaterra, na Austrália, disse que há evidências do mundo do faz de conta nos filmes e na televisão de que, ao prolongar o mito do Papai Noel, os pais estão buscando uma chance de reviverem suas próprias infâncias.


“A persistência em continuar fã de histórias como Harry Potter, Star Wars e Doctor Who durante a vida adulta, demonstra o desejo de uma visita breve à infância,” disse ela.



Fonte:  Yahoo Vida e Estilo International

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.