Saber-Literário

Diário Literário Online

Especialistas sugerem que mentir às crianças sobre o Papai Noel pode ser prejudicial

             
Todo ano os pais de todo o mundo convencem seus filhos de que, se eles se comportarem, um homem maravilhoso com uma roupa vermelha e uma barba branca chegará em seu trenó puxado por renas, entrará pela chaminé, e deixará diversos presentes embaixo da árvore, prontos para serem abertos na manhã de Natal.



Devemos contar às crianças a verdade sobre o Papai Noel? [Foto: Google]

Papai Noel. É o mágico mito, parte essencial da nossa infância. Mas será que o conto do “bom velhinho” pode ser prejudicial para as crianças? Esta ideia foi discutida recentemente em um trabalho publicado na revista Lancet Psychiatry.

O artigo, chamado “A wonderful lie” (“Uma maravilhosa mentira”, em português), sugere que a confiança que as crianças depositam em seus pais pode ser enfraquecida por causa das histórias inventadas envolvendo o Papai Noel. Além disso, as razões por trás da manutenção da crença podem ser moralmente suspeitas.

“Se eles são capazes de mentir a respeito de algo tão especial e mágico, será que podem ser confiáveis para continuarem como guardiões da sabedoria e da verdade?” escreveram os pesquisadores.

“Se os adultos mentiram sobre o Papai Noel, mesmo que tenha sido com boas intenções, o que mais é mentira? Se o Papai Noel não é real, as fadas são reais? A magia? Deus?”

O psicólogo e professor Christopher Boyle e a cientista social Dra. Kathy McKay também condenam a ideia de um Polo Norte “assustador”, que avalia se as crianças se comportaram bem ou mal todos os anos.

“Todas as crianças descobrirão que foram enganadas consistentemente durante anos, e isso pode fazê-las imaginar que outras mentiras tiveram que ouvir,” disse num comunicado o psicólogo Christopher Boyle, professor da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

“É interessante pensar se é certo ou não fazer com que as crianças acreditem no Papai Noel, e também é interessante questionar se mentir desta maneira irá afetar os pequenos de formas que não foram consideradas.”



Manter vivo o mito do Papai Noel pode ser prejudicial para nossas crianças? [Foto: Getty]

Além de querer prolongar a magia do Natal, alguns especialistas argumentam que há outra razão mais egoísta pela qual os pais escolhem esconder a verdade a respeito do Papai Noel.

A Dra. Kathy McKay, da Universidade da Nova Inglaterra, na Austrália, disse que há evidências do mundo do faz de conta nos filmes e na televisão de que, ao prolongar o mito do Papai Noel, os pais estão buscando uma chance de reviverem suas próprias infâncias.


“A persistência em continuar fã de histórias como Harry Potter, Star Wars e Doctor Who durante a vida adulta, demonstra o desejo de uma visita breve à infância,” disse ela.



Fonte:  Yahoo Vida e Estilo International

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.