Saber-Literário

Diário Literário Online

DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2009, NASCIA “ITABUNA CENTENÁRIA, ARTES & LITERATURA-ICAL”.

Sorridente, reverente,
Tão delicada, ideal...
Hospitaleira, faceira,
E muito amada ICAL!

Alegria doce e calma,
Muita vibração no peito;
No porvir o casto efeito
Da fortaleza da alma!

A vitória é teu fadário
Na majestade traquinas
De vida e alma meninas
Festejando aniversário!

----
AMÁVEL, FRATERNA, LUME GENIAL, SEJA LINDA E TERNA, GRACIOSA ICAL
...
Menina fagueira,
Qual rosa, faceira,
Tão doce e especial!
És bela e altaneira,
Vivaz, feiticeira
Amável ICAL!

Eglê S Machado
- - -


Parabéns, ITABUNA CENTENÁRIA- ICAL!

Dia 11 de dezembro de 2009, nascia “Itabuna Centenária, Artes & Literatura-ICAL”.

Ao nascer recebeu o nome de “Itabuna Centenária-RSIC”  Não houve planejamento. "Itabuna Centenária" surgiu como por encanto. Veio para homenagear a cidade que, sete meses depois celebraria centenário. Recebeu o nome da terra-mãe que a acolheu.

Não pensada, foi concebida e veio ao mundo num clique. Quando me dei conta estava com a responsabilidade de cuidar, alimentar e apresentá-la aos amigos. Nasceu embalada pela bela voz de Toquinho com a belíssima música ‘aquarela’.

Bem recebida ganhou madrinhas e um padrinho que lhe deu o apelido de RSIC, pois, seu padrinho chegou achando tudo muito, muito chique! Até que um dia seu ‘padrinho’ perdeu o pique...

Eu mal sabia pegar no mouse, mas como toda mãe de primeira viagem, recebi apoio de amigos e pouco a pouco consegui. Hoje tomo conta dela sem problemas. Muitas vezes precisei ser rápida para que não fosse sequestrada e para livrá-la de spans;

Perdemos algumas postagens, culpa da plataforma Ning que vacilou, apesar de cobrar em dólares para dar-lhe suporte. Há muito eu  vinha pensando numa alternativa para mantê-la. Talvez desenvolver um site ou um blog para transferir Ical com suas muitas postagens, seus lindos vídeos, fotos, músicas, etc. Cinco webs designers foram chamados para incrementá-la. Não souberam como fazê-lo – uma vergonha!

Mas "Itabuna Centenária" – (Antes RSIC, hoje ICAL),  teve que mudar de plataforma. Ela, como vários outros sites  estava hospedada na Ning,  uma plataforma online que permite a criação de redes sociais individualizadas. A plataforma é americana e o pagamento é cobrado em dólares. Acontece, que a Ning enviou mensagens para mim e para todas as outras redes avisando que a partir do dia 01 de outubro/2016, a mensalidade seria reajustada, só que esse reajuste era altíssimo: passaria de   24,95 para 60 dólares mensais.

Muitos sites já haviam deixado essa rede por causa do valor alto demais. Como o meu era um plano mais barato eu continuava mantendo. Mas passou do limite e também resolvi sair.
Acho que a Ning está na verdade é tentando reduzir o número de redes ou mesmo fechar, já que o Facebook, por enquanto gratuito, está absorvendo tudo.

Assim resolvi sair da rede Ning e criar a ICAL sob uma nova plataforma gratuita. Antes comuniquei a todos os colaboradores; muitos me deram força, outros nem deram bola, alguns me decepcionaram...

Com a mudança de plataforma, ICAL ficou sem algumas postagens, mas não perdeu seus amigos leais, ao contrário ganhou outros novos e é bem acolhida. Essa mudança aconteceu o dia 21/09/2016; nesses 82 dias, com uma média de menos de duas postagens diárias, já recebeu quase 15.000 visualizações de páginas.
I
CAL perdeu alguns ‘amigos’, mas conquistou vários simpatizantes/colaboradores. Já se torna fonte de pesquisas e em muitas ocasiões foi citada como uma bela, bem informada e ética representante de Itabuna e região Grapiúna na Internet.

Por tudo isso já posso vislumbrar, com gratidão e alegria, o futuro da ICAL.

ITABUNA CENTENÁRIA, ARTES & LITERATURA-ICAL http://cemanosdeitabuna.blogspot.com.br/ tem por patrono o escritor Itabunense, o grande Menino Grapiúna, Jorge Amado.
...

Trecho do Regulamento inicial da ICAL, quando ainda era RSIC:

"A finalidade principal desta página é divulgar Itabuna. Desde já agradecemos a compreensão e colaboração de todos! Sejam bem vindos! E fiquem à vontade para criar, publicar e interagir de forma amigável e respeitosa.


Um cordial Abraço!..."

--------

“Com ICAL - Construindo um FELIZ NATAL”

 Eglê S Machado

Academia Grapiúna de Letras-AGRAL

1 Responses to DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2009, NASCIA “ITABUNA CENTENÁRIA, ARTES & LITERATURA-ICAL”.

  1. Obrigada, caríssimo Rilvan, por compartilhar a homenagem dos sete anos da nossa ICAL. Com muito carinho, Eglê.

     

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Tecnologia do Blogger.