Saber-Literário

Diário Literário Online

COLÉGIO ESTADUAL DE ITABUNA - CEI

Postado por Rilvan Batista de Santana 30/12/2016

COLÉGIO ESTADUAL DE ITABUNA(CEI). 59 ANOS DE EDUCAÇÃO.

ESSA ESCOLA É NOSSA !

NASCI HÁ 59 ANOS, SOU GRANDE, ESPAÇOSO, FORTE E CORAJOSO. ENFRENTEI DESAFIOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS. VIVI 59 ANOS INFLUENCIANDO A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS, INDIQUEI CAMINHOS, DESMISTIFIQUEI CONCEITOS, DESFIZ PRECONCEITOS, EXPERIMENTEI LEIS DIFERENTES, CRIEI E RECRIEI PARADIGMAS.
DESTA FORMA, ACOLHI, FORMEI, EDUQUEI, TRANSFORMEI OLHARES E CONCEPÇÕES DE VIDA E DE MUNDO, ACALENTEI SONHOS QUE SE TRANSFORMARAM EM REALIDADE.

QUEM SOU EU ? SOU O COLÉGIO ESTADUAL DE ITABUNA!

IDENTIFICO-ME PELA HISTÓRIA BEM SUCEDIDA DOS MILHARES DE " FILHOS" QUE O TEMPO ME DEU E QUE AJUDEI A FORMAR.

ALGUNS MUITOS ESTUDIOSOS, OUTROS NEM TANTO. MESMO ASSIM, SOU UM PAI ORGULHOSO PORQUE FORMEI FILHOS: PROFESSORES, ADVOGADOS, GARIS, MÉDICOS, GARÇONS, PEDREIROS, DENTISTAS, ENFERMEIROS, JUÍZES, CONTADORES, ETC. NÃO POSSO ESQUECER-ME DE OUTROS FILHOS, QUE DESVIARAM DO CAMINHO E SE PERDERAM NAS ESTRADAS DA VIDA.

HOJE ( 11/10), COMPLETO 59 ANOS , QUERO FIRMAR O COMPROMISSO DE CONTINUAR EDUCANDO POR MUITOS ANOS, MESMO SABENDO QUE O FUTURO VAI EXIGIR PROFUNDA REFLEXÃO SOBRE A MINHA RESPONSABILIDADE NA ARTE DE EDUCAR.

QUERO CONTRIBUIR PARA QUE MEUS FILHOS CONTINUEM APRENDENDO A CONHECER DA PESQUISA E QUE SEJAM CAPAZES DE DIALOGAR E ARGUMENTAR, SABENDO INTEGRAR TEORIA E PRÁTICA, APROPRIANDO-SE CRITICAMENTE DAS INFORMAÇÕES E DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS.

QUE SEJAM COMPETENTES PARA ELABORAR CONCEITOS COM AUTONOMIA E CRITICIDADE, QUE SEJAM LÍDERES, EMPREENDEDORES, TENHAM ESPÍRITO DE INICIATIVA E SAIBAM RESOLVER PROBLEMAS E CONFLITOS.

QUE SAIBAM CONVIVER RESPEITANDO AS DIFERENÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSAS, SEJAM CAPAZES DE SE AUTOCONHECER PARA CONHECER E COMPREENDER OS OUTROS, SAIBAM SER HUMILDES E TENHAM ESPÍRITO DE AUTOCRÍTICA.

NO FINAL DE MAIS DE 59 ANOS, CONTINUAREI SENDO FELIZ SE MEUS FILHOS SOUBEREM SER AFETIVOS, EQUILIBRADOS EMOCIONALMENTE, SE SOUBEREM USAR A LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE, SE CONSERVAREM OS VALORES ÉTNICOS E MORAIS, SE FOR HONESTOS, COERENTES, PERSEVERANTES, PERSISTENTES E, SOBRETUDO, FELIZES.

SOU PAI EXTREMADO, QUE SABE QUE A FELICIDADE DE VERDADE RIMA COM ENCONTROS E REENCONTROS, COM AMIZADE, COM SONHOS REALIZADOS.

QUE FELICIDADE É, MAIS QUE TUDO, UM ESTADO DE ESPÍRITO QUE SE REFLETE EM NOSSO JEITO DE VIVER E DE SER.

SOU CEI !

Nota Editorial:

Hoje, fiquei contente em confirmar a amizade da professora Eliane Solino em uma Rede Social (Facebook). Fomos colegas no CEI e IMEAM por vários anos. Ela na coordenação pedagógica; eu, orientando aprendizagem de Matemática aos alunos dessas escolas.  
Um tempo que não volta mais: os educadores e educandos tinham respeito recíproco e o professor era a autoridade máxima na sala de aula. 
Por isto, copiei a mensagem de Eliane Solino no Facebook, sobre os 59 anos do CEI, é uma maneira extemporânea de homenagear esta escola e matar a saudade que ainda me aflige o coração da escola querida que fui seu diretor por algum tempo. Rilvan B. Santana - Itabuna, 30.012.2016

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.