Saber-Literário

Diário Literário Online

O Segredo do Verdadeiro Gênio - Jim Langley

Postado por Rilvan Batista de Santana 08/11/16

O Segredo do Verdadeiro Gênio
Por Jim Langley

Um dos meus programas de televisão favorito é Scorpion.  Nesse seriado um grupo de pessoas geniais, porém socialmente ineptas,  é contratado pelo Departamento de Defesa para solu
cionar problemas potencialmente catastróficos. Elas são muito inteligentes, embora sua habilidade no trato com as pessoas geralmente deixe a desejar. O aspecto fascinante de cada episódio da série é que cada um desses gênios tem sua área própria de habilidade, porém, quando combinam essas perícias, a sinergia e a soma coletiva de sua genialidade solucionam problemas incrivelmente complexos e desafiadores. 

Ao contrário de muitos programas de tevê nos quais os conceitos apresentados desafiam a compreensão e exigem dos expectadores que ponham de lado sua incredulidade, o conceito fundamental de Scorpion, além de ser bastante divertido, contém muito valor prático para a vida real  - especialmente para o ambiente de trabalho. 

Vemos uma demonstração disso diariamente em nosso cenário empresarial e profissional. Nossas organizações podem contar com superestrelas – indivíduos muito talentosos que se destacam em termos de realização e produtividade. Mas até mesmo essas pessoas poderiam não ter o desempenho que têm sem as habilidades e contribuições de muitos outros indivíduos. O autor e orador Tim Sanders resumiu muito bem esta verdade durante uma conferência a que assisti. Ele disse que gênio é um esporte de equipe. 

Há um ditado que você já deve ter ouvido que diz: Você vence com pessoas. Ele se encaixa nessa ideia de gênio, seja no trabalho ou numa equipe de atletismo e até mesmo em família. Se você coloca as pessoas certas nos lugares certos, fazendo as coisas certas, as chances de sucesso são muito maiores. Raramente se vê ou ouve falar sobre alguém dando suporte a um indivíduo que trabalhe em total isolamento, sem a assistência de ninguém mais. 

Esse conceito é endossado pela Bíblia em inúmeras passagens, incluindo I Coríntios 12, que usa a metáfora do corpo humano para ensinar porque a colaboração, como num time, é importante. O apóstolo Paulo escreveu: “Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a Sua vontade.” (I Coríntios 12: 17-18). 

Pode ser uma armadilha concentrar toda a atenção nos indivíduos de maior realização negligenciando as contribuições indispensáveis das pessoas que trabalham por trás dos bastidores ou que fazem o trabalho enfadonho para que os executivos, vendedores e outros líderes possam desempenhar com excelência o que fazem de melhor.   

Um dos grandes princípios das Escrituras é encontrado em Eclesiastes 4:9-12, que nos lembra: “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa pelo trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!...Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se.  Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”

Portanto, a questão é simples: Se você quer maximizar a inovação em sua organização, se deseja criar um ambiente onde o verdadeiro gênio seja encorajado e tenha chance de florescer, abrace e alavanque os talentos das outras pessoas. Como alguém já observou sabiamente, nenhum de nós é tão esperto quanto todos nós juntos.  

Próxima semana tem mais!
Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.   No contexto do ambiente de trabalho, como você descreveria um “verdadeiro gênio”?

2.   Como tem sido sua experiência na observação da forma como as realizações e contribuições de pessoas talentosas são melhoradas ou multiplicadas através do esforço de outros?

3.   Você já alcançou sucesso, além do esperado, em um projeto ou empreitada, em parte porque outras pessoas deram sua contribuição?

4.   Você concorda que a comparação bíblica que mostra como as diferentes partes do corpo humano participam do funcionamento saudável do organismo pode se aplicar a uma empresa ou organização? Por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:14; 15:22; 22:29;  27:17; Romanos 12:3-8. 


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Machado de Assis, o bruxo das palavras.

ENEM: Os Gêneros Literários

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfis

Perfis
Eglê S. Machado e Antônio Cabral Filho - coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

Seguidores

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.