Saber-Literário

Diário Literário Online

O PODER DA ARTE: CONHEÇA PABLO PICASSO

Postado por Rilvan Batista de Santana 09/11/2016

O PODER DA ARTE: CONHEÇA PABLO PICASSO
publicado em artes e ideias por Victor Oliveira

A arte tem o poder de embelezar nosso cotidiano. Para Schopenhauer as obras de arte eram um dos elementos estéticos capazes de suprimir momentaneamente o nosso estado de dor. Picasso sem sombra de dúvidas foi uma das maiores influências artísticas do século XX, sendo estritamente o maior expoente do cubismo.

Pablo Picasso foi um artista espanhol nascido em 1881, falecido em 1977. Sem dúvidas fora uma das maiores influências artísticas do século XX. Co-fundador do cubismo, foi acima de tudo um pintor crítico e de estilo revolucionário. Politicamente, Picasso foi simpatizante dos ideais comunistas e anarquistas e em suas várias obras podemos perceber a forte crítica ao fascismo e aos horrores da guerra.

A história artística de Picasso, pode ser dividida em alguns períodos. O primeiro deles é chamado de "Período Azul", nesta fase o pintor espanhol retrata ambientes com o aspecto sombrio e tons azulados. A fase seguinte é chamada de "Período Rosa", nela Picasso cria ambientes mais alegres com tons rosas e alaranjados. Esse período teve como influência, sua modelo e amor na época, Fernande Olivier. O período seguinte contribuiu para a criação do cubismo. Apelidado de "Período Africano", Picasso se inspirou no estilo artístico da cultura africana.
- Agora analisaremos brevemente algumas de suas obras:
The Blue Room.jpgA sala azul (1901)

Obra característica do Período Azul, nela podemos perceber características marcantes dessa fase, tais como: um ambiente expirando uma aura de solidão, a pele alva da pessoa retratada e os pés descalços. Em 2014 foi descoberto um outro quadro dentro de "A sala azul".
Vieux guitariste aveugle.jpg Vieux guitarrist aveugle (1903)

Outro exemplo do Período Azul, nesta obra é apresentado uma característica diferente da anterior, mas comum nessa fase de Picasso. Em uma espécie de crítica social, o pintor espanhol em suas viagens pela Espanha durante essa fase costumava pintar prostitutas e mendigos, em o "Vieux guitarrist aveugle", Pablo Picasso retrata um mendigo tocando violão. Podemos perceber mais uma vez características marcantes desse período, como a pele alva e os pés descalços, além do ambiente de solidão e angústia.
O Ator.jpgO ator (1905)

No período "Rosa" de Picasso podemos notar ambientes mais alegres com cores mais vivas. São retratados em especial os ambientes circenses marcando então, uma ruptura com o período anterior, angustiante e melancólico. Retrata famílias de acrobatas, mulheres com seus bebês em meio a animais do circo, meninos treinando malabarismo sobre bola, meninas adestrando cavalos. Nessa obra, um ator é retratado.
Les Demoiselles d'Avignon.jpgLes demoiselles d'Avignon (1907)

Esta obra é o marco de transição dos períodos precedentes do cubismo para o cubismo. Em "Les demoiselles d'Avignon" podemos perceber características do "Período Rosa" como as cores predominantes, assim como características do "Período Africano", como nos traços representativos das prostitutas e por fim características do próprio cubismo.
Guernica.jpgGuernica (1937)

Por fim, a obra mais conhecida do pintor espanhol, que dispensa comentários. Obra máxima do cubismo, nela Picasso expõe os horrores da guerra, representando o bombardeio ocorrido na pequena cidade espanhola de Guernica, por aviões nazistas apoiados pelo ditador Franco. Nas palavras de Pablo Picasso: "Não, a pintura não está feita para decorar apartamentos. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo".



VICTOR OLIVEIRA
Formando em Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Assíduo leitor sobre o que a filosofia pode corroborar com a formação do ser. Orientação política à esquerda...

Fonte:http://obviousmag.org/do_ser/2015/o-poder-da-arte-conheca-pablo-picasso.html#ixzz4PU6NeJyF


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.