Saber-Literário

Diário Literário Online

Escritor itabunense participa de antologia lançada na Bienal Internacional do Livro em São Paulo

O escritor itabunense Rilvan Santana está entre os mais de 60 autores de poesias, contos e crônicas selecionados na antologia  Palavras Abraçadas III, lançada pela Editora Scortecci, durante a 24ª Bienal Internacional do Livro, realizada este ano em São Paulo. Santana participa com o conto Cristais Quebrados, que narra uma tragédia familiar envolvendo amor, ciúmes e uma presumível traição conjugal.

A trama é revelada logo na abertura do conto, quando o marido descobre uma estranha mensagem no whatsapp da mulher e o drama culmina com duas mortes e dois cálices de cristal quebrados, como uma metáfora da tragédia conjugal. O conto tem também um desfecho inesperado, revelando um segredo mantido oculto pela mulher por três décadas. Vale a pena conferir.

O itabunense Rilvan Santana também é professor licenciado em Filosofia e Matemática. Ele  integra a Academia de Letras de Itabuna (Alita) e, além de ter participado de diversas antologias, vem publicando os seus trabalhos em vários sites de literatura do país, a exemplo do Bookess, Domínio Público – MEC, Recanto das Letras e Saber Literário, um blog mantido por ele e que registra mais de um milhão de acessos.

O coordenador da antologia, João Scortecci, salienta na apresentação do terceiro volume de Palavras Abraçadas, que a memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis e as memórias do conhecimento se caracterizam pela fixação, conservação e pela capacidade de reproduzir as imagens e representações dos fenômenos anteriormente vividos, conhecidos ou vistos.

Ela correlaciona as memórias inclusive físicas e espirituais como partes inerentes do próprio desenvolvimento humano para concluir que, “para nós poetas, contistas e cronistas tudo isso e mais: cognição de um tempo mágico e absoluto”, mas que pode ser conduzido também pelos caminhos da literatura, um trabalho que vai além e se consolida numa superestrutura complexa tendo como referência a cultura e os artefatos produzidos pelo homem como agente de criação.

Cabe salientar que em termos conceituais,   de acordo a teoria marxista, o conjunto da sociedade pode ser analisado em duas partes complementares entre si: a infraestrutura e a superestrutura. A infraestrutura compreende de forma objetiva as forças de trabalho  e as relações de produção, o que envolve as condições de trabalho entre empregador-empregado, a própria divisão do trabalho e a mais valia, ou seja, a apreensão pelo detentor do capital de parte do valor do trabalho produzido pelo empregado.


Já a superestrutura, que envolve as criações do homem e envolve elaboração de ideias e artefatos, o que  inclui a cultura, bem como o conjunto das instituições, as estruturas e relações de poder político, os rituais nas mais diversas formas e a essência do Estado como um grande leviatã, que estende seus tentáculos formando um amplo sistema de relações formais e em alguns casos informais no monitoramento da vida dos cidadãos através da rede e dos sistemas de segurança com o suporte de todo um aparato tecnológico.  (Kleber Torres)


Nota Editorial

Estimado Jornalista:

Fiquei honrado com os encômios e ao mesmo tempo surpreso, jamais pensei que deixasse seus afazeres intelectuais e cotidianos para tecer comentário em um modesto conto despretensioso. Só posso lhe dizer: muito obrigado e Deus lhe pague a gentileza. 
Como forma de agradecimento pelo texto, do que autopromoção ou elogio próprio, que seria vitupério, ele está na primeira página do Saber-Literário. Cordialmente, Rilvan

1 Responses to Escritor itabunense participa de antologia lançada na Bienal Internacional do Livro em São Paulo - Kleber Torres

  1. Parabéns amigo Rilvan, este é um reconhecimento ao seu talento e atuação em prol da literatura brasileira.

     

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Machado de Assis, o bruxo das palavras.

ENEM: Os Gêneros Literários

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfis

Perfis
Eglê S. Machado e Antônio Cabral Filho - coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

Seguidores

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.