Saber-Literário

Diário Literário Online

A Ligação Entre Paz e Sucesso Real - Jim Langley

Postado por Rilvan Batista de Santana 01/11/16

A Ligação Entre Paz e Sucesso Real
Por Jim Langley

O falecido John Wooden tornou-se um homem cujo nome era sinônimo de sucesso. Tendo conquistado 10 campeonatos da liga nacional de basquete masculino universitário, é fácil ver porque seu “Pyramid of Success” (A Pirâmide do Sucesso) serviu como ferramenta de ensino não apenas nos esportes, mas também nos negócios. 

Se examinarmos os princípios que formaram o modelo de Wooden para o sucesso, podemos ver cada um dos tijolos operando para complementar o outro na construção de uma equipe. Um dos meus livros prediletos foi escrito pelo treinador Wooden com Jay Carty, “Coach Wooden, One-on-One” (Treinador Wooden, Um a Um).  Ao longo dos anos, ele se tornou para mim mais do que um recurso devocional - a maravilhosa reflexão de um homem que jamais encontrei, e contudo acabei por conhecer muito bem através de suas conversas com o coautor Jay Carty. 

O sucesso é impalpável; o que ele realmente representa tem significados diferentes para cada um de nós.  Aqui está um vislumbre do que é sucesso,  visto através dos olhos de Wooden: 

Ele afirmou: “Sucesso é a paz de espírito que resulta da satisfação interior de saber que você fez o seu melhor para se tornar o melhor que você é capaz de ser.” É interessante notar, que a citação não faz menção a vencer, ganhar riqueza ou fama, obter honrarias ou terminar com mais ganhos do que perdas. Ele também não faz restrições quanto ao tempo para se alcançar sucesso. Isso porque o Treinador Wooden considerava o sucesso como sendo um processo de toda uma vida.

Na Bíblia, descobrimos uma perspectiva sobre sucesso similar. Davi, o rei de Israel, não era perfeito, mas está escrito que ele era um homem segundo o coração de Deus. Ao final de seu reinado, Davi deu instruções a Salomão, que o sucederia e construiria um templo para Deus. Em I Crônicas 22:13, Davi disse a seu filho: “E você prosperará (terá sucesso) se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem desanime!” 

Paz não tem nada a ver com riqueza, status ou qualquer coisa tangível. É aquela impalpável segurança que nos permite saber que estamos agradando ao nosso Deus e que um dia Ele nos dirá: “Bem-vindo, Meu servo bom e fiel!” Aqui estão algumas coisas que a Bíblia nos diz sobre paz: 

A paz é inabalável. Circunstâncias externas não podem quebrar a paz interior que experimentamos quando colocamos nossa fé e confiança em Deus. “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia.” (Isaías 26:3). 

A paz é produto da oração. Por que não experimentamos paz em nossa vida? Talvez porque não a pedimos a Deus. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”  (Filipenses 4:6-7).

A paz é prometida. Cultivar um relacionamento com Jesus, tanto na nossa vida pessoal quanto profissional, proporciona uma paz que o mundo que nos cerca desconhece. “Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”  (João 14:27). 

Questões Para Reflexão ou Discussão  
1. Qual a sua definição de sucesso? Ela envolve derrotar a concorrência, avançar profissionalmente ou ganhar mais dinheiro? Explique sua resposta.
2. Na citação do Treinador Wooden, ele fala sobre sucesso em termos de paz de espírito e satisfação em ter feito o melhor. Como você reage a esse ponto de vista?
3. O que o sucesso – e paz – tem a ver com manter um relacionamento com Deus?  Você concorda com essa conclusão?  Por quê?
4. Você já experimentou paz através do relacionamento com Deus, através de Jesus Cristo – um relacionamento que permanece apesar dos desafios e problemas do dia a dia? Explique como é isso para você.


Nota:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 39:23; I Samuel 18:14; I Crônicas 22:11-13; Eclesiastes 10:10; Josué 1:6-9. 

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Machado de Assis, o bruxo das palavras.

ENEM: Os Gêneros Literários

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfis

Perfis
Eglê S. Machado e Antônio Cabral Filho - coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

Seguidores

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.