Saber-Literário

Diário Literário Online

A Ligação Entre Paz e Sucesso Real - Jim Langley

Postado por Rilvan Batista de Santana 01/11/2016

A Ligação Entre Paz e Sucesso Real
Por Jim Langley

O falecido John Wooden tornou-se um homem cujo nome era sinônimo de sucesso. Tendo conquistado 10 campeonatos da liga nacional de basquete masculino universitário, é fácil ver porque seu “Pyramid of Success” (A Pirâmide do Sucesso) serviu como ferramenta de ensino não apenas nos esportes, mas também nos negócios. 

Se examinarmos os princípios que formaram o modelo de Wooden para o sucesso, podemos ver cada um dos tijolos operando para complementar o outro na construção de uma equipe. Um dos meus livros prediletos foi escrito pelo treinador Wooden com Jay Carty, “Coach Wooden, One-on-One” (Treinador Wooden, Um a Um).  Ao longo dos anos, ele se tornou para mim mais do que um recurso devocional - a maravilhosa reflexão de um homem que jamais encontrei, e contudo acabei por conhecer muito bem através de suas conversas com o coautor Jay Carty. 

O sucesso é impalpável; o que ele realmente representa tem significados diferentes para cada um de nós.  Aqui está um vislumbre do que é sucesso,  visto através dos olhos de Wooden: 

Ele afirmou: “Sucesso é a paz de espírito que resulta da satisfação interior de saber que você fez o seu melhor para se tornar o melhor que você é capaz de ser.” É interessante notar, que a citação não faz menção a vencer, ganhar riqueza ou fama, obter honrarias ou terminar com mais ganhos do que perdas. Ele também não faz restrições quanto ao tempo para se alcançar sucesso. Isso porque o Treinador Wooden considerava o sucesso como sendo um processo de toda uma vida.

Na Bíblia, descobrimos uma perspectiva sobre sucesso similar. Davi, o rei de Israel, não era perfeito, mas está escrito que ele era um homem segundo o coração de Deus. Ao final de seu reinado, Davi deu instruções a Salomão, que o sucederia e construiria um templo para Deus. Em I Crônicas 22:13, Davi disse a seu filho: “E você prosperará (terá sucesso) se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem desanime!” 

Paz não tem nada a ver com riqueza, status ou qualquer coisa tangível. É aquela impalpável segurança que nos permite saber que estamos agradando ao nosso Deus e que um dia Ele nos dirá: “Bem-vindo, Meu servo bom e fiel!” Aqui estão algumas coisas que a Bíblia nos diz sobre paz: 

A paz é inabalável. Circunstâncias externas não podem quebrar a paz interior que experimentamos quando colocamos nossa fé e confiança em Deus. “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia.” (Isaías 26:3). 

A paz é produto da oração. Por que não experimentamos paz em nossa vida? Talvez porque não a pedimos a Deus. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”  (Filipenses 4:6-7).

A paz é prometida. Cultivar um relacionamento com Jesus, tanto na nossa vida pessoal quanto profissional, proporciona uma paz que o mundo que nos cerca desconhece. “Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”  (João 14:27). 

Questões Para Reflexão ou Discussão  
1. Qual a sua definição de sucesso? Ela envolve derrotar a concorrência, avançar profissionalmente ou ganhar mais dinheiro? Explique sua resposta.
2. Na citação do Treinador Wooden, ele fala sobre sucesso em termos de paz de espírito e satisfação em ter feito o melhor. Como você reage a esse ponto de vista?
3. O que o sucesso – e paz – tem a ver com manter um relacionamento com Deus?  Você concorda com essa conclusão?  Por quê?
4. Você já experimentou paz através do relacionamento com Deus, através de Jesus Cristo – um relacionamento que permanece apesar dos desafios e problemas do dia a dia? Explique como é isso para você.


Nota:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 39:23; I Samuel 18:14; I Crônicas 22:11-13; Eclesiastes 10:10; Josué 1:6-9. 

Próxima semana tem mais!


MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.