Saber-Literário

Diário Literário Online

Tangerina: 15 Benefícios Que Essa Fruta Traz à Sua Saúde

Postado por Rilvan Batista de Santana 01/10/16

Tangerina: 15 Benefícios Que Essa Fruta Traz à Sua Saúde


A tangerina é uma fruta cítrica bastante popular no Brasil. Ela tem diversos nomes de Norte a Sul do país – bergamota, poncã, mandarina e mexerica, só para citar os mais populares. Saborosa e muito aromática, essa fruta também é rica em muitas vitaminas e nutrientes que fortalecem a sua saúde, melhorando as atividades do seu coração, pele, cabelos e sistema digestivo, dentre outros diversos benefícios.

Veja abaixo alguns fatos científicos e os benefícios que a tangerina pode lhe proporcionar:


1. Faz bem para a pele

No processo de envelhecimento, uma parte do nosso corpo que costuma mudar rapidamente é o rosto. Claro que, se cuidarmos bem da pele facial, esse processo pode ser mais lento e podemos ter um rosto bonito por muito tempo. Faça uma máscara natural anti-idade usando uma colher de sopa de iogurte, uma colher de sopa de mel e o suco de três ou quatro tangerinas. Misture bem todos os ingredientes, aplique no rosto e deixe agir por até 15 minutos, então enxágue bem. Trata-se de um ótimo tratamento que vai hidratar a sua pele e deixá-la muito mais bonita, removendo o excesso de oleosidade e bactérias.

2. Reforça a saúde bucal
A vitamina C é uma das vitaminas essenciais para manter a saúde das gengivas. Por isso, se suas gengivas são muito sensíveis que acontecem regularmente o aparecimento de aftas, sangramento e feridas, você precisa de uma dose extra de vitamina C, e a tangerina é uma ótima opção para isso. Por essa razão, para evitar problemas como gengivite no futuro, coma tangerinas regularmente para manter a sua boca saudável.

3. Fortalece os ossos

Outro benefício que essa fruta pode nos proporcionar é nos ossos. De acordo com um estudo feito na Universidade Tufts, nos Estados Unidos, homens que consumiam bastante vitamina C e potássio, encontrados abundantemente nas tangerinas, tiveram um aumento e fortalecimento da densidade óssea, com riscos muito menores de fraturas. Por isso, se você quer manter seus ossos firmes e evitar acidentes, consuma tangerinas com mais frequência.

4. Diminui o processo de envelhecimento

A tangerina é rica em antioxidantes, que desacelera o processo de envelhecimento, especialmente da pele, e por isso, a deixa muito mais bonita e radiante. Se você quiser manter a sua pele muito mais bonita, jovial e saudável, inclua mais tangerinas na sua alimentação.

5. Ajuda na absorção do ferro no organismo

Algumas combinações de alimentos podem ser muito boas para a sua saúde, e isso é bastante válido em relação às tangerinas, pois a vitamina C contida nelas, junto com o ferro de algum outro alimento (espinafre, por exemplo), facilita a absorção do ferro com muito mais facilidade, que é essencial para a nossa saúde. Deficiência em ferro pode causar fadiga, cansaço, problemas de respiração, olheiras e palidez, além de outros problemas mais graves que podem surgir com o tempo, como anemia.

6. Melhora os cabelos

Além de deixar sua pele linda, a tangerina contribui para a estabilidade dos fios de cabelo, prevenindo contra queda, e até ajuda no crescimento. Um estudo recente mostrou que pessoas com problemas nas madeixas, também têm problemas de autoestima, o que pode causar insegurança social e falta de autoconfiança. Por isso, comer tangerinas fortalece o couro cabeludo, e os fios crescem fortes e brilhantes.

7. Melhora o humor
Você sabia que o aroma cítrico tem ótimos efeitos psicológicos? O simples ato de cheirar uma tangerina pode melhorar seu humor de forma significativa, segundo Barbara Thomley, coordenadora do Programa de Medicina Complementar e Integrativa da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. Ao cheirar a casca da fruta, você vai diminuir os níveis de estresse e ansiedade, sentindo-se mais relaxado. Então, da próxima vez que estiver irritado e de mau humor, faça esse teste e deixe os remédios de lado.

8. Fortalece o sistema imunológico

Por causa de seu alto valor nutricional, a tangerina não somente cura doenças, mas também previne contra elas. Acabar com um resfriado, por exemplo, é muito mais fácil com a grande quantidade de vitamina C que contém nesta fruta. Para uma cura mais rápida, tome um chá de hortelã como acompanhamento.

9. Colabora com o funcionamento digestivo

Tangerinas são ricas em vitamina A, essencial para uma excelente digestão. Uma boa quantidade dessa vitamina pode ter efeitos muitos positivos na absorção de nutrientes e hidratação do trato digestivo. Além disso, uma única tangerina pode ter de 80 a 120 ml de água, que é ótimo para a digestão.

10. É bom para os músculos

Se você pratica musculação e quer ganhar e fortalecer a massa muscular, precisa de uma ajuda extra na alimentação. Embora as bananas sejam bastante conhecidas para isso por ter bastante potássio, a tangerina também é uma ótima fonte desse nutriente, com cerca de 115 miligramas, tornando-a essencial para fortalecer a musculatura. Mas isso não significa que você vai descartar as bananas. Veja os grandes benefícios dessa fruta clicando aqui.

11. Ajuda a prevenir diabetes

A tangerina contém um flavonoide chamado nobiletina, que é excelente para prevenir o tipo 2 da diabetes. Um estudo mostrou que a tangerina atua como um agente natural, que diminui o crescimento de gordura no corpo, especialmente no fígado, prevenindo o acúmulo e ajudando o corpo a combatê-la.

12. Protege o coração

Além de prevenir contra o diabetes, como mencionado acima, a maravilhosa nobiletina também previne contra a arteriosclerose, uma enfermidade que cria placas de gordura nas veias sanguíneas, muito comum em pessoas que têm problemas com colesterol alto. Esta doença é uma das maiores causas de doenças cardíacas, como infarto. Outro estudo científico comprovou que mulheres que consumiam tangerina tinham 19% menos risco de ter problemas relacionados a coagulação do sangue, um problema que também pode danificar o coração.

13. Aumenta a quantidade de células vermelhas do sangue

A tangerina contém cerca de 20 miligramas de folato, uma versão natural do ácido fólico, uma vitamina que é considerada muito benéfica para a saúde, pois ajuda a reparar células danificadas do DNA e também no crescimento dos tecidos capilares. Uma única tangerina não é o suficiente para cobrir toda a necessidade dessa vitamina, mas já é uma boa opção para reforçá-la. Você pode consumi-la com outros alimentos ricos em folato, como brócolis, aspargo e espinafre.

14. Ajuda a controlar o peso

Além de ser uma fruta rica em água, a tangerina também tem uma boa quantia de fibras que mantêm a saciedade por mais tempo, por isso é um ótimo lanche entre as refeições. Além disso, a tangerina aumenta a produção de cortisol, o hormônio do estresse que afeta a maneira do corpo de armazenar gordura, e por isso ajuda a manter a boa forma.

15. Ajuda a combater o câncer e outras doenças sérias

Alguns componentes da tangerina, como o limonoide e a tangeritina, têm excelentes propriedades que combatem doenças, especialmente contra leucemia e câncer de mama. Segundo estudos realizados na Coreia do Sul, esses componentes estão associados à redução do risco de adquirir essas doenças, embora esses estudos ainda estejam em andamento. Por isso, é importante consumir tangerinas se você quer preservar a sua saúde e bem-estar.



Fonte: Tudo por e-mail


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Machado de Assis, o bruxo das palavras.

ENEM: Os Gêneros Literários

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfis

Perfis
Eglê S. Machado e Antônio Cabral Filho - coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

Seguidores

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.