Saber-Literário

Diário Literário Online

Por que os bancos são blindados? Antonio Nunes de Souza*

Postado por Rilvan Batista de Santana 18/10/16

Por que os bancos são blindados?
Antonio Nunes de Souza*

Imediatamente, a resposta mais comum e lógica que passa na cabeça de todos é que, por serem instituições que guarda dinheiro, joias, documentos importantes, etc., precisam de proteções complementares, através de alarmes, grades, câmeras, controle de entrada e saída, além de mais alguns detalhes!

Essa resposta simplista e que corre na cabeça de todos é apenas uma parte da verdade, pois, a parte mais cruel de toda ela é com seus clientes que, pela necessidade de usá-los, pagam tarifas caras e as vezes inexplicáveis e, como resposta de compensação, um tratamento horrível e desumano, com a maior falta de respeito. É nessa parte que sua blindagem “governamental”, claramente, protege essas entidades, deixando que seus ganhos ultrapassem as linhas do absurdo (bilhões ou trilhões por trimestres), explorando o povo de uma maneira aviltante, cobrando juros de cheques especiais, empréstimos e cartões de créditos num patamar assustador de 12 a 15% ao mês, num país que sua constituição arbitra e determina a inflação de 6% ao ano. E, nosso dinheiro depositado, os famigerados nos pagam, indignamente, menos de 1% ao mês, como se isso fosse algum rendimento representativo!


Infelizmente isso não é tudo, pois grosseiramente, sem nenhum respeito, colocam um número pequeno e escasso de caixas parra atendimento, provocando filas que ultrapassam mais de uma hora de espera!

Quando refiro-me a parte de ‘blindagem” é sobre esse tratamento mesquinho que os clientes se submetem e, grotescamente, ninguém toma nenhuma providência para atenuar essa exploração! Na minha opinião nada técnica nem super abalizada, esse comportamento deve-se a bondade dos governistas agradarem os investidores internacionais, já que, praticamente, todos os bancos tem fatias gordas de instituições fortes de outros países! E, já que os bancos estrangeiros tem e gozam desse privilégio, os mesmos comportamentos são iguaizinhos nos nossos bancos oficiais brasileiros!

Creio que seria oportuno, o governo dar uma explicação clara ao povo, a razão da “blindagem’ e proteção aos bancos e as razões para que o povo continue engolindo essa pílula de óleo de rícino e achar que está tudo bem!

“Enquanto o povo for cordeiro, os bancos continuarão comendo seu dinheiro”!




*Escritor - Membro da  Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodagral26@hotmmail.cm

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Machado de Assis, o bruxo das palavras.

ENEM: Os Gêneros Literários

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfis

Perfis
Eglê S. Machado e Antônio Cabral Filho - coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

Seguidores

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.