Saber-Literário

Diário Literário Online

Por que os bancos são blindados? Antonio Nunes de Souza*

Postado por Rilvan Batista de Santana 18/10/2016

Por que os bancos são blindados?
Antonio Nunes de Souza*

Imediatamente, a resposta mais comum e lógica que passa na cabeça de todos é que, por serem instituições que guarda dinheiro, joias, documentos importantes, etc., precisam de proteções complementares, através de alarmes, grades, câmeras, controle de entrada e saída, além de mais alguns detalhes!

Essa resposta simplista e que corre na cabeça de todos é apenas uma parte da verdade, pois, a parte mais cruel de toda ela é com seus clientes que, pela necessidade de usá-los, pagam tarifas caras e as vezes inexplicáveis e, como resposta de compensação, um tratamento horrível e desumano, com a maior falta de respeito. É nessa parte que sua blindagem “governamental”, claramente, protege essas entidades, deixando que seus ganhos ultrapassem as linhas do absurdo (bilhões ou trilhões por trimestres), explorando o povo de uma maneira aviltante, cobrando juros de cheques especiais, empréstimos e cartões de créditos num patamar assustador de 12 a 15% ao mês, num país que sua constituição arbitra e determina a inflação de 6% ao ano. E, nosso dinheiro depositado, os famigerados nos pagam, indignamente, menos de 1% ao mês, como se isso fosse algum rendimento representativo!


Infelizmente isso não é tudo, pois grosseiramente, sem nenhum respeito, colocam um número pequeno e escasso de caixas parra atendimento, provocando filas que ultrapassam mais de uma hora de espera!

Quando refiro-me a parte de ‘blindagem” é sobre esse tratamento mesquinho que os clientes se submetem e, grotescamente, ninguém toma nenhuma providência para atenuar essa exploração! Na minha opinião nada técnica nem super abalizada, esse comportamento deve-se a bondade dos governistas agradarem os investidores internacionais, já que, praticamente, todos os bancos tem fatias gordas de instituições fortes de outros países! E, já que os bancos estrangeiros tem e gozam desse privilégio, os mesmos comportamentos são iguaizinhos nos nossos bancos oficiais brasileiros!

Creio que seria oportuno, o governo dar uma explicação clara ao povo, a razão da “blindagem’ e proteção aos bancos e as razões para que o povo continue engolindo essa pílula de óleo de rícino e achar que está tudo bem!

“Enquanto o povo for cordeiro, os bancos continuarão comendo seu dinheiro”!




*Escritor - Membro da  Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodagral26@hotmmail.cm

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.