Saber-Literário

Diário Literário Online

Deus Trabalha em Você - Enquanto Você Trabalha Por Robert Tamasy

Postado por Rilvan Batista de Santana 11/10/16

Deus Trabalha em Você - Enquanto Você Trabalha
Por Robert Tamasy

Você já pensou em seu trabalho como sendo mais do que um emprego? Talvez você esteja entre aqueles que consideram seu trabalho como uma oportunidade ministerial.  Mas você já considerou que o seu trabalho pode ser o lugar onde Deus está trabalhando em você? Keith Welton, um pastor que já passou pelo mundo corporativo, escreveu “Working For Glory: A Theology for Doing Work that Matters” (Trabalhando Para a Glória: Teologia Para Realizar um Trabalho Significativo). Com base nele, também escreveu o artigo “Six Ways God’s at Work in You” (Seis Formas de Deus Trabalhar em Você), que apareceu em desiringgod.org. Tomei emprestados seus pontos mais relevantes e acrescentei minhas próprias ideias.  Basicamente, Welton sugere que Deus usa o ambiente de trabalho para: 

Focar sua fé.  Existem poucos lugares onde sua fé pode ser exercitada com mais vigor do que no trabalho. Quando fazemos planos e eles fracassam, ou mesmo quando excelentes planos apresentam desafios inesperados, geralmente nos pegamos a imaginar:  “E agora, o que fazer?”  Em tempos assim, é útil lembrar a promessa de Provérbios 3:5-6, que nos diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas.” 

Focar seu coração.  É muito importante abordarmos o trabalho com motivação.  Será que o que fazemos visa apenas o rendimento, a obtenção de reconhecimento ou qualquer outra razão egoísta? Ou será nosso desejo honrar a Deus por meio do trabalho, como nos incentiva Colossenses 3:23-24?  “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

Focar suas mãos.  Todos nós precisamos de direção, senso de propósito em nossa vida, e o trabalho ajuda a proporcionar isso.  Eclesiastes 9:10, porém, oferece esta grave observação: “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.” Por isso, devemos fazer o que podemos, o melhor que podemos, enquanto podemos.

Focar seu amor.  Como Gálatas 5:14 nos diz: “Toda a Lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo.”  E que lugar melhor para encontrarmos o nosso “próximo” e demonstrar o amor de Jesus Cristo a ele – mesmo para os difíceis de amar? 

Focar sua mente.  Todos nós já descobrimos que muitas das práticas e filosofias correntes no mundo empresarial e profissional são contrárias aos ensinamentos da Bíblia. Sendo assim, quando buscamos obter sucesso e avançar no trabalho, também precisamos lutar para ter em mente a verdade de Deus e aplicar princípios bíblicos ao desempenharmos as responsabilidades, enfrentarmos os desafios e as oportunidades que surgem todos os dias. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2). 

Focar seu testemunho.  O CBMC nos lembra que parte do papel que Deus nos confiou é servir como “embaixadores no mercado de trabalho”, representando Jesus Cristo da mesma maneira que um embaixador representa seu país em terras estrangeiras.  Jesus ordenou a Seus seguidores: “...e serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.”  (Atos 1:8). Para alguns de nós, “Jerusalém” é o escritório onde trabalhamos. Viajando a trabalho, também podemos ter oportunidades em outras cidades – até mesmo outras partes do mundo. Ao fazermos isso, devemos ter em mente que somos embaixadores de Cristo. 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. O que você acha do conceito de que Deus está trabalhando – em você – enquanto você trabalha?  Isso já tinha lhe ocorrido?

2. Por que, em sua opinião, o ambiente de trabalho pode ser um lugar importante para que Deus o capacite a desenvolver sua fé e ser Seu servo e embaixador? 

3. Considerando seu ambiente de trabalho e suas responsabilidades e desafios, qual dos seis “focos” é mais relevante?

4. Se você acredita seriamente que Deus está trabalhando em você em seu ambiente de trabalho, que diferença faz ter essa ideia em mente ao abordar suas tarefas diariamente?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Coríntios 3:9; II Coríntios 5:20; 6:1; Efésios 2:10; Colossenses 3:17; II Timóteo 3:17. 

Próxima semana tem mais!

MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Machado de Assis, o bruxo das palavras.

ENEM: Os Gêneros Literários

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfis

Perfis
Eglê S. Machado e Antônio Cabral Filho - coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

Seguidores

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.