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Aprenda 12 Ótimos e Fáceis Exercícios Para Melhorar a Circulação

Postado por Rilvan Batista de Santana 02/10/16

Aprenda 12 Ótimos e Fáceis Exercícios Para Melhorar a Circulação

Ter boa circulação sanguínea é muito importante, especialmente à medida que envelhecemos. Além de nos alimentarmos de forma saudável, existem muitos exercícios simples que você pode fazer que irá garantir a boa saúde da sua circulação. Dê uma olhada nessas sugestões e tente incorporá-las em seu estilo de vida para melhorar a sua saúde:

1. Caminhada




Incorporar uma caminhada de 30 minutos em sua rotina diária faz o sangue flui melhor pelo seu corpo. Isso também pode ajudar a diminuir qualquer dor que pode estar ocorrendo devido à má circulação sanguínea. Caminhar também é útil se você tem alguma doença arterial periférica, que é às vezes também chamada de doença arterial de extremidade inferior.
Além disso, caminhadas regulares também pode ajudá-lo a evitar os efeitos da aterosclerose, que é o acúmulo de placas nas artérias que diminui o fluxo de sangue através delas.

2. Natação



A natação é um exercício ideal para melhorar o fluxo do sangue no corpo, especialmente se você for mais velho. O benefício vem quando o seu corpo é impulsionado pela água, e ainda beneficia as articulações, pois você não coloca pressão sobre elas. Nadar estimula os vasos sanguíneos para permanecerem flexíveis e elásticos, ajudando a regular a pressão arterial e tornando-a mais resistente a doenças do coração.
Comece a nadar pelo menos uma vez por semana, e, com o tempo, aumente a quantidade conforme você ganhar resistência.

3. Andar de bicicleta



Se perto da sua casa tem um campo, praia ou ciclovias, por que não andar de bicicleta por um curto período de tempo todos os dias? As suas pernas pernas vão agradecer, pois o ciclismo é um ótimo exercício para elas, além de ser uma forma de exercício cardiovascular, assim como a natação e a caminhada.

Comece devagar, respeitando seu ritmo e seu corpo. Apenas a 30 minutos duas ou três vezes por semana pode melhorar muito o fluxo de sangue do seu corpo.
4. Alongamento



Se você leva uma vida sedentária por causa de seu trabalhou ou outras razões, certifique-se de se levantar uma vez por hora e fazer um alongamento de pelo menos cinco minutos. Faça movimentos circulares com o braço, depois alongue-os para baixo, tocando suas mãos nos dedos dos pés, ou até mesmo faça alguns exercícios de pé-de-chinelo.

A ideia é a acelerar somente um pouco o seu ritmo cardíaco e garantir que você não permanecerá na mesma posição durante todo o dia.

5. Levantar alguns pesos




Embora não seja imediatamente óbvio quando se pensa em aumentar a circulação, um treino muscular realmente funciona. Isso não significa que você precisa levantar pesos - alguns pequenos halteres já são o suficiente. Um treino de força serve para aumentar a massa muscular, o que por sua vez faz a circulação e o sistema cardiovascular trabalharem melhor.
6. Treino de resistência





Flexões, abdominais e alguns outros exercícios são exemplos do que você pode fazer para seguir um treino de resistência. Claro que, se você não está habituado a fazer isso com frequência, pode ser difícil no começo. No entanto, se a sua condição física permite-lhe fazê-lo, o treinamento de resistência estimula o crescimento muscular e a força física, bem como melhora o fluxo de sangue para os braços e as pernas.

7. Alongar os Dedos






Para começar, aperte sua mão, com o polegar na parte de dentro, na palma da mão. Em seguida, estique seus dedos o máximo que puder, sem causar desconforto em si mesmo. Faça o exercício dez vezes em uma mão e, em seguida, mude para a outra.

8. Para os Pulsos





Estique os seus dedos o máximo que puder. Em seguida, dobre o punho para cima, com os dedos ainda estendidos e, em seguida, dobre-os para baixo. Repita o exercício cinco vezes com uma mão, e depois mude para a outra.

9. Círculos nos Pulsos




Basta apertar o polegar sobre os dedos, e, lentamente, girar o pulso dez vezes. Faça o mesmo com a outra mão.

10. Levantamento do Calcanhar





Você pode fazer esse exercício sentado ou em pé. Basta levantar os calcanhares de ambos os pés simultaneamente e mantenha-os por 10 segundos de cada vez. Repita o exercício entre 5 e 10 vezes.
11. Na Ponta dos Pés


Basta ficar na ponta dos pés e caminhar um pouco dessa forma. Pode parecer estranho, mas isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para os membros inferiores. Além dos benefícios circulatórios, você também vai fazer alongamento ao mesmo tempo. Faça isso até começar a sentir-se cansado, e pare imediatamente se você sentir qualquer desconforto.

12. Círculos nas Pernas



Sente-se confortavelmente e estique uma perna. Mantenha o pé em linha reta ao invés de aponta-lo. Gire a perna em um movimento circular por 10 vezes, e em seguida repita o exercício com a outra perna. Este exercício vai melhorar a sua circulação, enquanto também ajuda a alongar e tonificar as pernas.
Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.



Fonte: 1, 2, 3, 4

Fonte: Otília C. Tudo por e-mail






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