Saber-Literário

Diário Literário Online

7 FILMES QUE RETRATAM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES

Postado por Rilvan Batista de Santana 25/10/16

7 FILMES QUE RETRATAM A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES
publicado em cinema por Lorena Sant`Ana

Até mesmo na sétima arte, retratar a profissão do professor é algo difícil, raramente os filmes são romantizados, muito pelo contrário, costumam ser problematizados, com exceção dos infantis. A arte imitando a vida, mais uma vez com doses de realidade dura, amarga e muitas vezes cruel, dentro e fora da sala de aula. Confira essa lista!



Cada vez menos jovens querem ser professores no Brasil é a chamada para uma matéria que li n’O Globo. A matéria diz ainda que “apenas 2% dos alunos do ensino médio querem fazer faculdade de Pedagogia. Nesse ritmo, vamos ficar sem professores no futuro. Se nada mudar, o futuro dessa profissão – e, portanto, dos nossos filhos - fica cada vez mais ameaçado”. A solução? Segundo os especialistas aumentar salários, criar um plano de carreira e desenvolver cursos de formação.
Esse é um tema relevante para ser debatido porque aqui no Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Nesse mesmo dia no ano 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, dizendo que: "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras".
Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Até mesmo na sétima arte, retratar a profissão do professor é algo difícil, raramente os filmes são romantizados e os enredos são problemáticos na maioria das vezes, com exceção dos infantis. A arte imitando a vida, mais uma vez com doses de realidade dura, amarga e muitas vezes cruel, dentro e fora da sala de aula.
Por esse motivo, tentei criar uma lista incluindo indicações de filmes biográficos ou baseados em fatos reais que retratam a importância do professor na (trans)formação do sujeito. Deixei de citar “Ao Mestre com Carinho” (To Sir, with Love, 1967) e “Sociedade dos Poetas Mortos” (Dead Poets Society, 1989), porque já são clássicos e bastante conhecidos - vale a pena ver e rever ambos. Confira a lista abaixo:

1 - O Despertar de Rita (Educating Rita): é um filme britânico de 1983, do gênero comédia dramática, dirigido por Lewis Gilbert e com roteiro de Willy Russell, baseado em peça teatral de sua autoria.
Sinopse: Uma cabeleireira de 26 anos, Susan White (Julie Walters), que prefere ser chamada de Rita, procura ter formação universitária. Ela tem como orientador Frank Bryant (Michael Caine), um professor de literatura que é alcoólatra e divorciado, sendo que sua atual companheira, está tendo um caso com um amigo dele. Se Bryant está cheio de problemas Rita também tem os seus, pois o marido dela, se incomoda de ver a mulher estudando e anseia que fique logo grávida. Enquanto Rita cresce intelectualmente sob a tutela de Bryant, ela percebe que lhe faltava autoconfiança para ir adiante.

2 - O Contador de Histórias: é um filme brasileiro lançado em 2009. Biografia de “Roberto Carlos Contador de Histórias”, como é conhecido em Belo Horizonte.
Sinopse: O filme mostra a vida de Roberto Carlos Ramos, pedagogo mineiro e um dos melhores contadores de história da atualidade. Criado na Febem desde os seis anos de idade, aos 13 anos ele conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas, que mudou sua vida radicalmente. Ela o adota, lhe dando a chance de se alfabetizar, estudar e dar asas à sua criatividade. Ambos vão viver na França. Após concluir seus estudos, Roberto Carlos retorna à Febem, como educador. Ali começa sua história com outras crianças e adolescentes. Ele vai adotando-os e criando uma família numerosa, com vinte filhos adotivos. Alguns ditos irrecuperáveis, como ele, pelas instituições.

3 - O Substituto (Detachment): é um filme de 2011, do gênero drama, estrelado por Adrien Brody. Escolhi para ser foto de capa desse artigo, pois é um filme para repensar a vida.
Sinopse: Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Mas quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio aos professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

4 - A Onda (Die Welle): é um filme alemão de 2008 dirigido por Dennis Gansel, inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda.
Sinopse: Professor decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista realmente, mas os alunos começam a sair do controle e começam a propagar “A onda” por toda a cidade tornando o projeto um movimento real. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.

5 - Escritores da Liberdade (Freedom Writers): é um filme de drama norte-americano lançado em 2007, estrelado por Hilary Swank. O longa foi inspirado em eventos reais, relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”.
Sinopse: Uma professora tenta combater um sistema deficiente e fazer com que a sala de aula faça a diferença na vida de seus alunos, criados em meio à violência e à agressividade. Por meio de diários, os adolescentes escrevem suas histórias e têm a chance de ter uma voz própria. freedon.jpg Cena do filme Escritores da Liberdade

6 - Mentes Perigosas (Dangerous Minds): é um filme norte-americano de 1995, estrelado por Michelle Pfeiffer. O longa, baseado em uma história real, ficou famoso pela canção Gangsta’s Paradise, do rapper Coolio.
Sinopse: Uma ex-oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Só que logo na primeira escola em que começa a lecionar, ela vai se deparar com diversas barreiras. Sendo um colégio de negros, latinos, e na maioria de pessoas pobres, ela terá que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora Louanne Johnson não consegue a atenção da sua classe através de métodos convencionais, ela parte para outra forma de ensino. Passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais.

7 - Entre os Muros da Escola (Entre les Murs): é um filme francês vencedor da Palma de Ouro do Festival de Canes em 2008. A história baseia-se no livro homônimo escrito por François Bégaudeau, que além de escritor, é também professor e interpreta a si mesmo no filme.
Sinopse: François Marin trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores, precisando neutralizar os conflitos e preconceitos da sala enquanto ensina os alunos a gostar de ler. entre-muros.jpg Cena do filme Entre os Muros da Escola

 

LORENA SANT`ANA
Viciada em livros, cinéfila, entusiasta na fotografia, apaixonada por gatos, pensadora constante, e por fim uma escritora aspirante de palavras. Bibliotela é um espaço para falar sobre filmes, livros e pensamentos. "A arte é eterna, a vida é breve"..

Fonte:  http://lounge.obviousmag.org/bibliotela/2016/10/7-filmes-que-retratam-a-importancia-dos-professores.html#ixzz4O5KgZ3Qu


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Machado de Assis, o bruxo das palavras.

ENEM: Os Gêneros Literários

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfis

Perfis
Eglê S. Machado e Antônio Cabral Filho - coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

Seguidores

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.