Saber-Literário

Diário Literário Online

SÓ LEVO A CERTEZA DE QUE MUITO POUCO EU SEI, OU NADA SEI - Val Cabral

Postado por Rilvan Batista de Santana 03/08/2016

SÓ LEVO A CERTEZA DE QUE MUITO POUCO EU SEI, OU NADA SEI

O que tenho falado é muito pouco do que tenho para aprender
Trago comigo o que foi plantado em minha alma às margens do rio Cachoeira, por entre suas margens onde o sol se espalhava no espelho d´água, tingindo de vermelho laranja e amarelo, o divisor de partes de Itabuna, sob brancas nuvens e céu azul.
O verde que se aninhou naquele tempo em suas margens fez surgir em meu coração uma esperança que nunca morre, e retempera em mim a crença de que é preciso seguir avante, sempre e sem parar, mesmo que no caminho existam pedregulhos que nos machucam os pés e crateras que retardam os nossos passos. Não há tempo para enxugar as lágrimas nem lamentar as perdas, para o repouso ou a trégua.
Assim também resiste o moribundo rio Cachoeira. Ir, eis a ordem. No colo materno aprendi a ver a sabedoria escondida na simplicidade e na prudência, a palavra poupada quando se fazia desnecessária. Nos braços dos meus avós toda ternura testemunhei a bondade traduzida em gestos concretos, as portas sempre abertas para os desvalidos, a mesa sempre posta para servir aos famintos, o ouvido sempre disponível para as queixas e os lamentos. Com um vizinho generoso testemunhei o milagre cotidiano da multiplicação dos pães a encher a barriga da sua grande parentela rural.
Não recebi lições de força física, sequer me ensinaram a briga ou a disputa. Mostraram-me pardais na jaqueira e os pássaros que saíam dos bambuzais da ilha do Jegue, mal a noite se anunciava, sobrevoando as nossas casas com o seu voo pontual. Fizeram-me ouvir sapos no meio da manhã, e galos apressados que cantavam antes mesmo de o dia raiar.
Tomei banho de chuva em tardes de inverno, ao som de cigarras que faziam algazarra nas jaqueiras do sítio do seu João Moraes, pai do blogueiro Chaparraus e onde está fincada a Câmara de Vereadores. Joguei gude, rodei pião, fiz guerra de mamonas lançadas de estilingue – que para nós era muito divertido.
Cantei benditos marianos no mês de maio, entoei a ladainha de Santo Antônio em junho, na casa de Dona Stela, mãe do benemérito da Santa Casa, José Laytiner e comi caruru na sexta-feira da Paixão, ouvi os sinos silenciados em respeito ao sofrimento e morte do Redentor. Corri de bicicleta pelas ruas do Prado, Silveira Moura..., pulei de pés descalços em poças de lama e sarjetas transbordantes. Apontei estrelas sob o risco de verrugas no indicador, gesto ousadíssimo para a minha pouca coragem infantil. Tive pesadelos com a “mão cabeluda”, que diziam existir no fundo do rio Cachoeira, fugi com medo do “Tarzan”, que se vestia de Papai Noel, das caretas dos carnavais e do “bicho que pegava menino traquino”. Vivi a intimidade com o sagrado e me afeiçoei ao silêncio, entre altares e castiçais. Semeei sonhos que nunca viraram realidade, enquanto cruzes de cemitério foram aos poucos tomando o lugar de muitos rostos amigos.
Faço meus os versos de Almir Sater; “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe? Só levo a certeza de que muito pouco eu sei. Nada sei.”


Fonte: Enviado por e-mail pelo autor

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.