Saber-Literário

Diário Literário Online

Informe saúde: 10 Sinais de Intolerância ao Glúten ou Doença Celíaca

Postado por Rilvan Batista de Santana 16/08/2016


10 Sinais de Intolerância ao Glúten ou Doença Celíaca

Nos últimos anos, as dietas sem glúten tornaram-se um grande modismo, principalmente como uma maneira de perder peso e promover uma alimentação mais saudável. Entretanto, para evitar os riscos do glúten à sua saúde, é importante conhecer seus efeitos, saber como evitá-lo e, acima de tudo, conhecer bem a diferenças entre intolerância ou sensibilidade ao glúten, doença celíaca ou apenas uma escolha alimentar pessoal.


O que é o glúten?
O glúten (do latim gluten, "cola") é um composto de proteínas encontrado em grãos de trigo e afins, incluindo cevada e centeio. Ele dá elasticidade à massas, ajudando-as a crescer e manter sua forma, muitas vezes dando ao produto final uma textura de borracha.Doença celíaca e sensibilidade ao glúten
A doença celíaca é um distúrbio autoimune do intestino delgado que ocorre em pessoas geneticamente predispostas e de todas as idades. Ela é causada por uma reação à gliadina, uma prolamina (proteína do glúten) presente no trigo e em proteínas semelhantes, como cevada e centeio. Após a exposição à gliadina, o sistema imune reage com o tecido do intestino delgado, causando uma reação inflamatória. Isso leva a uma atrofia das vilosidades do forro do intestino delgado e interfere na absorção de nutrientes.O único tratamento eficaz conhecido é uma dieta livre de glúten por toda a vida. Essa doença é causada por uma reação às proteínas do trigo, mas não é a mesma coisa que uma alergia ao trigo. A sensibilidade ou intolerância ao glúten é quando os sintomas da doença celíaca aparecem, mas os exames clínicos eliminam essa possibilidade. Estes casos não são tão graves como a doença celíaca, mas o desconforto ainda persiste.

Sintomas:
1. Problemas de pele: As pessoas com intolerância ao glúten tendem a sofrer de uma variedade de doenças de pele após a exposição ao glúten. Estas condições podem desde uma coloração na pele, até erupções inexplicáveis ​​ou acne. As erupções cutâneas mais frequentemente aparecem na parte de trás dos joelhos, cotovelos, costas, nádegas e pescoço.
2. Enxaquecas e falta de foco: Dependendo do nível de intolerância, você pode sofrer de um ou ambos. A falta de foco faz com que você tenha problemas para se concentrar ou pensar, e as enxaquecas podem ser intensas e debilitantes. Estes sintomas podem levar à irritabilidade e depressão.
3. Inchaço: Depois de comer alimentos que contém glúten, seu estômago pode inchar, causando desconforto ou dores abdominais.
4. Dormência nas extremidades e dores articulares: Muitas pessoas não atribuem esses sintomas à sensibilidade ao glúten, mas eles são muitas vezes sinais eficazes de alerta. Os seus braços, pernas, mãos e pés parecem "dormir" ou "formigar" e/ou suas articulações doem de maneira similar à artrite, mas são resultado de uma inflamação local.
5. Diarreia, gases e prisão de ventre: Esses são todos sintomas típicos de muitas intolerâncias alimentares. Portanto, para saber se estão relacionados ao glúten, você terá que manter um diário alimentar e prestar atenção em quando eles ocorrem.
6. Fadiga e lentidão: Se você acorda cansado, mesmo depois de dormir bem, e passa o dia se sentindo lento, o glúten pode ser o culpado. Isso ocorre porque o glúten interfere com os seus padrões de sono natural. Isso significa que não importa o quanto você durma, o seu corpo não ficará completamente descansado. Clique aqui e conheça os melhores alimentos para evitar esse problema.
7. Mudanças de humor: A intolerância ao glúten pode resultar em depressão, ansiedade, e outras alterações de humor. Se você não acredita que outros fatores (como mudanças pessoais, por exemplo) possam explicar essas oscilações, é possível que elas sejam resultado de uma sensibilidade ao glúten.
8. Questões hormonais: A sensibilidade ao glúten pode resultar em problemas hormonais, e pesquisas atuais estão estudando a ligação entre a intolerância ao glúten e a síndrome do ovário policístico, a TPM e a infertilidade.
9. Doenças autoimunes: A doença celíaca em si é uma doença autoimune, mas a sensibilidade ao glúten pode muitas vezes aparecer em conjunto com outras delas, tais como artrite reumatoide, lúpus, escleroderma, miastenia, esclerose múltipla ou psoríase.
10. Questões neurológicas: A sensibilidade ao glúten pode resultar em interferências neurológicas, tais como uma perda repentina de equilíbrio, falta de coordenação, ou episódios de tontura. Esses sintomas geralmente se apresentam cerca de uma hora após o consumo de glúten. Se você apresenta esses sintomas, é sempre aconselhável consultar um médico assim que possível! Já aprendeu tudo sobre o glúten?

Fonte: Tudo por e-mail


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.