Saber-Literário

Diário Literário Online

Sentir-se Mal Quando Tudo Está Bem - Jim Mathis

Postado por Rilvan Batista de Santana 19/07/2016

Sentir-se Mal Quando Tudo Está Bem
Por Jim Mathis

Há mais de 20 anos, no dia 14 de setembro de 1992, a edição da revista Forbes trazia um artigo intitulado“Por que nos sentimos tão mal quando tudo está tão bem?” Guardei a edição porque não tem havido um só momento desde então – ou, para ser sincero, qualquer momento anteriormente – em que isso não fosse verdadeiro. Por alguma razão tendemos a lamentar e nos queixar de coisas que estão ou se tornarão ruins, mesmo no melhor dos momentos. 

Parte do problema, aparentemente, se deve ao fato de os políticos gastarem a maior parte do seu tempo nos dizendo o quanto somos ruins – individualmente e como sociedade. Eles fazem grandes promessas de que farão com que as coisas melhorem. Isto é, se forem eleitos. Tanto os oficiais que agora ocupam cargos quanto aqueles que aspiram chegar a um gabinete público nos asseguram que desejam “fazer com que o nosso país seja grande outra vez”, insinuando que em determinado momento não especificado do passado, as coisas eram melhores. 

Mas fazer com que nos sintamos mal quando as coisas na realidade são boas não é domínio exclusivo dos políticos – ou da mídia. Algumas pessoas simplesmente têm uma predisposição para o pessimismo - o modo “copo meio vazio” de olhar a vida. Outras pessoas adotam uma perspectiva totalmente diferente, inclinando-se decididamente para o otimismo, usando os proverbiais óculos com lentes cor de rosa para visualizar “copos meio cheios”. Filósofos, bastante experientes na habilidade de apoiar qualquer que seja a perspectiva que você prefira, afirmam que quer você pense que as coisas estejam melhorando quer esteja convencido de que elas estão piorando, você está certo. Nós sempre encontramos aquilo que estamos procurando. 

Pessoalmente, sou do tipo copo meio cheio. Sim, podemos encontrar motivos para queixas, mas a quantidade de oportunidades que temos hoje não tem precedentes. Nós temos o mundo na ponta dos dedos pela primeira vez na história. Por conseguinte, é mais fácil do que nunca para pessoas criativas, cheias de energia e laboriosas iniciar um negócio. 

É nisto que está o segredo: Ser criativo, cheio de energia e laborioso. Não podemos esperar que as oportunidades de repente batam à nossa porta.  Nós precisamos buscar por elas agressivamente, e então persistir nelas com grande determinação. Sob uma perspectiva espiritual, nossa fé e confiança em Deus nos dão ainda maiores motivos para um otimismo abundante. A Bíblia nos assegura que “podemos todas as coisas em Cristo que nos fortalece.” (Filipenses 4:13). E também: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19).
Assim, em certo sentido, tudo começa com nossa atitude e perspectiva. O apóstolo Paulo referiu-se a isso quando escreveu: “...o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para sua carne, da carne colherá destruição;  mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.”  (Gálatas 6:7-8). 

Como fotógrafo profissional, meu trabalho é encontrar o melhor nas pessoas e buscar beleza em todas as coisas. Não tenho problemas para fazer isso. Descobri que se você procura por beleza e excelência em tudo e em todos, fica fácil vê-las. Como homens de negócios e profissionais, temos o privilégio – e a responsabilidade – de servir de modelo desta abordagem em nossas empresas, para nossos colegas e clientes. 

Quando Jesus disse: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.” (Mateus 5:14), Ele estava chamando cada um de Seus seguidores para brilhar com a luz do seu amor, graça e esperança, mesmo em momentos em que as coisas realmente pareçam sombrias. Devemos estar prontos em todos os momentos para demonstrar que mesmo quando as coisas pareçam estar tomando um rumo negativo, o “pior dos momentos” pode ser o melhor, quando seguimos Jesus.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você se sente mal às vezes, mesmo quando acredita que deveria se sentir bem com as circunstâncias que está experimentando? Que fatores o levam a ter pensamentos negativos?

2. As mensagens que ouvimos sobre como as coisas ficaram ruins em nossa sociedade e ao redor do mundo, em sua opinião, são resultantes dos relatos de uma mídia incansável e negativa e da postura política? Ou isso não é tudo? Explique sua resposta.

3. Você é do tipo copo meio cheio ou copo meio vazio? Por que você pensa que isso acontece?

4. De uma perspectiva espiritual, a fé e confiança em Deus deveriam fazer diferença na forma como abordamos a vida, seja de modo amplo e geral ou em relação às tarefas e responsabilidades específicas do dia a dia? Em sua experiência, isso faz a diferença para você?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Salmos 37:1-7; 118:24; Provérbios 3:5-6; Lucas 6:38; Filipenses 4:8, 14-18. 

Próxima semana tem mais!

MsC. Jean Luiz Correia Baraúna
Baraúna Consultoria Contábil
Contato: (73) 3613-7771/99133-1845/98869-3561/99949-7771
Medite: “Pais Que Levam Seus Filhos à Igreja, Não Vão Buscá-los na Cadeia”

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.