Saber-Literário

Diário Literário Online

QUANDO O MEDO DA SOLIDÃO VIRA UM PROBLEMA - Joanna Cataldo

Postado por Rilvan Batista de Santana 26/07/2016

QUANDO O MEDO DA SOLIDÃO VIRA UM PROBLEMA - Joanna Cataldo

Porque ficar sozinho também pode ser uma benção

Sempre fui o tipo de pessoa que gosta de ficar sozinha. Nunca tive problemas em trocar uma balada por um livro ou uma saída para o shopping pelo bom e velho Netflix. Às vezes, chegava até a “radicalizar”, almoçando ou indo ao cinema sozinha. E antes que você comece a achar que eu fazia isso porque não tinha amigos, é bom você saber que minha solidão era uma questão de escolha. Gostava de sair com os amigos, é claro. Mas, em alguns momentos, tudo o que eu mais queria era não fazer interações. Às vezes, precisava me distanciar do contato com as pessoas para, enfim, conseguir relaxar e recarregar as baterias.

Tudo, no entanto, mudou quando comecei a ter crises de ansiedade. De uma maneira geral, sempre fui uma pessoa ansiosa. Mas o que comecei a sentir nessa época era muito pior do que tudo que eu já havia passado. Sabe quando colocamos o saquinho de pipoca no microondas e o milho começa a estourar? De repente, parecia que minha mente era o saquinho de pipoca e os pensamentos negativos eram milhos que estouravam e faziam um barulho alto. A diferença é que, ao contrário do saquinho de pipoca, a “estouração” não acabava nunca e eu vivia constantemente com um aperto no peito e com a sensação de que tudo de ruim aconteceria comigo.

Foi nessa época que meu gosto por ficar sozinha começou a ser substituído pelo pânico da solidão. Comecei a ter medo de ser a única pessoa na casa, de andar de transporte público desacompanhada. Imagine o horror que era ficar refém dos meus próprios pensamentos, sem saídas de escape...

Eu até tentava me distrair com o celular, com livros, mas o que antes eram válvulas de escape agora eram ferramentas inúteis. A única coisa que me ajudava era estar entre as pessoas. Por causa das expectativas sociais, minha mente era forçada a ficar totalmente concentrada nas conversas e, assim, eu momentaneamente me esquecia dos pensamentos negativos provocados pela minha ansiedade.

Mas usar as pessoas como bengala nunca é uma boa opção. Primeiro porque, querendo ou não, há momentos na vida em que nós vamos precisar ficar sozinhos. Pode ser por um motivo grave, como a morte de uma pessoa que morava conosco, ou simplesmente porque você precisa voltar para casa e ninguém que você conhece mora no seu bairro. E, se acontecer de você se ver sozinho, o que vai fazer? Sentar e chorar? Entrar em pânico? Isso com certeza só tornará as coisas piores. E nós não queremos mais problemas do que já temos, não é?

Em segundo lugar, quando estamos sempre entre pessoas, perdemos a capacidade de pensar na vida. Mas isso não era exatamente o que nós estávamos querendo?, você pode estar se perguntando. Não, não era isso que deveríamos querer. Nós precisamos pensar, refletir sobre a vida. Nunca vamos conseguir nos livrar definitivamente dos pensamentos negativos se não fizermos uma análise aprofundada sobre nossas vidas e descobrirmos por que esses pensamentos surgiram, para começar.

Sair com as pessoas, ir ao cinema, ao bar são atitudes saudáveis, mas elas não resolvem o problema. Elas apenas atenuam as dores. Se não formos até a raiz, em algum momento, o problema vai voltar a bater na sua porta e o saco de pipoca vai continuar estourando, estourando...

E, vamos combinar, o que nós queremos mesmo é que a pipoca fique pronta de uma vez.


Fonte: 
http://obviousmag.org/so_mais_uma_coisa/2016/quando-o-medo-da-solidao-vira-um-problema.html


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.