Saber-Literário

Diário Literário Online

O Segredo Para o Rejuvenescimento: A Prática de Tai Chi!

Postado por Rilvan Batista de Santana 01/07/2016

O Segredo Para o Rejuvenescimento: A Prática de Tai Chi!

Uma caminhada longa ou de cerca de meia hora todos os dias, preferencialmente de manhã, o fará sentir-se muito bem. Mas se você está à procura de uma prática que lhe proporcione grande relaxamento, precisa experimentar o tai chi. Trata-se uma arte marcial inicialmente praticada no oeste da China, com ênfase no bem-estar. É um ótimo exercício para pra melhorar o equilíbrio e a flexibilidade. Depois de um tempo, as pessoas que praticam o tai chi confessaram sentirem-se rejuvenescidas.


Os benefícios antienvelhecimento do tai chi

Confira quatro benefícios que esta prática pode fazer para a sua saúde.

1. Reduz inflamações: A inflamação ocorre quando o nosso organismo tenta curar uma ferida, mas o fatores como noites mal dormidas e estresse podem tornar as inflamações mais frequentes e mais difíceis de serem curadas, podendo ainda causar doenças cardíacas, infarto, diabetes, doenças autoimunes e até mesmo câncer. O tai chi pode ajudar a acabar com isso, principalmente se praticado diariamente. Um estudo publicado pela revista científica Biologia Psychiatry comprovou que os momentos meditativos do tai chi podem ajudar a diminuir as inflamações.

2. Acaba com dores no joelho: O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos mostrou uma estatística alarmante: quase 50 por cento da população acima de 65 anos tem artrite, e os números tendem a subir para 67 milhões até 2030. Um dos tipos mais comuns dessa doença é a osteoartrite no joelho, que destrói a cartilagem.

A fisioterapia é essencial no tratamento deste problema. No entanto, incluir a prática de tai chi na rotina de exercícios é excelente para tratar as dores no joelho. Um estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, revelou que pessoas que praticam o tai chi estilo yang, uma modalidade mais clássica, tinham muito menos dores comparado com pacientes que praticavam apenas fisioterapia. Além disso, o tai chi ainda melhora o humor.

3. Fortalece o corpo: A força muscular tende a diminuir com a idade, após os 30 anos, mas este processo tende a acelerar após os 65 anos e, com isso, são maiores os riscos de quedas e fraturas. Diversos estudos comprovaram que a prática de tai chi ajuda a preservar os músculos em pessoas acima de 50 anos.

4. Retarda o envelhecimento: CD34 é uma molécula presente na superfície de algumas células do nosso organismo, e e são responsáveis pelo crescimento e renovação de células. Um estudo científico comprovou que praticantes de tai chi tiveram um aumento bastante significativo de células CD34 comparado ao grupo que não praticava a atividade.



Prática de tai chi para antienvelhecimento

Esses simples movimentos que você vai ver agora são praticados há mais de 50 anos por Joe Pinella, que se tornou um especialista do tai chi nos Estados Unidos. Incluir essas práticas no seu dia a dia vai melhorar e muito a sua saúde. Confira:

1. Coletando o yang chi do universo

Benefícios: Abre o esterno e melhora, principalmente para quem passa horas sentado frente ao computador. Ajuda a respirar profundamente, oxigenando o organismo e proporcionando mais energia.

Como praticar:

1. Mantenha os seus pés paralelos, um pouco afastados. Mantenha os seus braços relaxados e tente manter o corpo bem equilibrado.

2. Respire fundo, enchendo a barriga de ar. Quando inspirar, levante os braços para a frente com as palmas das mãos para cima, e então estenda os braços para cima, com as mãos para o alto e com as palmas uma de frente para a outra. Mantenha a posição por alguns segundos.

3. Expire e desça os braços lentamente para os lados, mantendo-os na altura dos ombros com as palmas das mãos para cima. Mantenha a posição por alguns segundos.

4. Agora mude a posição das palmas das mãos para a frente e inspire como se estivesse encolhendo a sua barriga, e então movimente os braços para a frente em direção ao peito.

5. Expire delicadamente, levando os braços para baixo, com as palmas em direção ao corpo. Repita o mesmo exercício por 9 vezes.

2. Desejando o yin chi da Terra

Benefícios: Ao praticar este exercício você vai fortalecer o diafragma e os pulmões. Também ajuda a estimular o sistema nervoso parassimpático, ajudando o corpo a relaxar profundamente.

Como praticar:

1. Mantenha uma postura ereta, com os pés alinhados. Inspire encolhendo a barriga, e movimente os ombros para trás em um movimento circular, mantendo os braços nas laterais. Levante os braços com as palmas das mãos viradas uma para a outra, deixe-as sobre a cabeça.

2. Ao expirar, vire as palmas das mãos para a frente e, ao abaixar os braços, vire lentamente as palmas das mãos para baixo.

3. Toda vez que inalar, imagine-se desenhando um círculo com a energia da terra, vindo dos pés e chegando até os seus dedos.
3. Nuvens nas mãos

Benefícios: Este exercício faz fluir a energia por todo o corpo. Se feito corretamente, pode servir como o exercício principal em seu treino de tai chi. Os movimentos controlados do seu passo ajudam a manter o equilíbrio e fortalece as pernas, principalmente a parte interna das coxas.

Como praticar:

1. Abra as pernas até em uma largura um pouco maior que os ombros. Mantenha o corpo relaxado e respire normalmente.

2. Traga a mão direita para a frente e olhe para a palma da mão. Então, dobre o joelho direito, e vire a cintura para a direita. O braço automaticamente fará o mesmo movimento.

3. Ainda nesta postura, deslize levemente a mão direita para baixo e levante o braço esquerdo, olhando para a palma da mão esquerda.

4. Mude a posição para a esquerda, virando lentamente a sua cintura. A mão esquerda deve fazer o mesmo movimento para o mesmo lado.

5. Repita este movimento diversas vezes, sempre movimentando a sua cintura. Ao finalizar o exercício, volte à postura normal abaixando os braços, liberando toda a energia.


Fonte: prevention.com | Fotos de Matt Rainey




0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.