Saber-Literário

Diário Literário Online

Informe saúde: As Várias Utilidades da Mostarda

Postado por Rilvan Batista de Santana 20/07/2016

As Várias Utilidades da Mostarda

A mostarda possui uma grande variedade de usos alternativos, e a maioria deles está relacionada à saúde. Na medicina natural, ela é conhecida por estimular e acelerar a circulação sanguínea no organismo, o que pode levar ao alívio e prevenção de grande número de doenças e sintomas. Além do seu uso terapêutico, ela também tem propriedades cosméticas, pois amacia os cabelos, trata da pele seca e elimina odores. Portanto, sem mais delongas, veja aqui os 10 surpreendentes usos da mostarda!

1. Mostarda alivia dor de garganta
A mostarda pode ser usada como solução natural para aliviar dor de garganta. Faça assim: misture uma colher de sopa de mostarda em pó (que você encontra em lojas de produtos naturais), suco de meio limão, uma colher de chá de sal, uma colher de chá de mel e meia xícara de água fervente. Deixe esta solução repousar por 10 minutos e faça gargarejos com ela.

2. Mostarda combate maus odores
Muitos produtos são embalados em recipientes bonitos, garrafas, e caixas que gostaríamos de aproveitar para armazenar outras coisas. O problema é que, muitas vezes, é difícil eliminar o odor do que estes vasilhas continham. Para tanto, a mostarda em pó pode ser a solução. Coloque uma colher de chá de mostarda dentro do que você quer limpar, acrescente água quente e sacuda vigorosamente. Em seguida, remova a solução de mostarda com água, e o odor indesejado deverá sumir.

3. Mostarda alivia peito congestionado
Emplastro de mostarda pode ajudar a aliviar o muco preso no peito. Prepare um emplastro feito com uma parte de mostarda em pó e três partes de farinha de trigo, adicionando água até obter uma mistura pastosa. Coloque esta pasta sobre um pano de algodão e aplique sobre o peito por alguns minutos. Não permita que o emplastro toque na pele, mas sim o lado com o pano.ATENÇÃO! Não use este emplastro em crianças menores de 12 anos. Se sentir desconforto e queimação, retire-o imediatamente. A mostarda pode também causar reações alérgicas na pele. Portanto, verifique primeiro se você não é alérgico.

4. Use mostarda para tratar de febre e gripe
Prepare uma infusão com sementes de mostarda. Em fogo baixo, faça uma mistura com uma xícara de água fervendo  e uma colher de chá de mostarda, deixando cozinhar por cinco minutos. Aguarde até que esfrie e beba todo o líquido.

5. Mostarda como máscara cosmética
Além de realçar o sabor dos alimentos, a mostarda pode auxiliar no embelezamento da pele, especialmente do rosto. Aplique uma fina camada de mostarda em pó amarela no rosto e espere alguns minutos. A seguir, lave e enxágue bem. Passe primeiro em uma área pequena para testar se não vai irritar o rosto

6. Relaxe os músculos tensos
Da próxima vez que tomar banho de imersão com sais de Epsom (sulfato de magnésio), acrescente algumas colheres de sopa de mostarda amarela. A mostarda realça os efeitos calmantes dos sais e também ajuda a relaxar músculos tensos e doloridos.

7. Mostarda para aliviar cansaço nos pés
É comum que, após um dia andando de lá para cá, nossos pés estejam inchados e doloridos. Para aliviá-los, faça uma solução calmante: misture duas colheres de sopa de mostarda em pó com água quente em uma bacia, onde você colocará seus pés de molho por uma meia hora. Isto deverá acalmar a dor o inchaço.

8. Tratamento com mostarda para joelhos doloridos
Para pessoas que sofrem de dores crônicas ou sazonais nos joelhos ou durante esforço físico, recomenda-se fazer uma massagem com óleo de mostarda misturado com azeite de oliva.

9. Mostarda para aliviar dores nas costas
Tome um banho de mostarda amarela para aliviar a dor nas costas ou a dor causada por artrite. Enquanto enche a banheira com água quente, despeje nela um pote de 175 ml a 240 ml do condimento em pó. Misture bem e fique em imersão por 15 minutos. Se não tiver tempo para um banho de banheira, você pode aplicar um pouco de mostarda diretamente nas áreas afetadas. Use apenas a mostarda amarela suave, mas aplique primeiro numa pequena área para testar. A mostarda não diluída pode irritar a pele.


10. Mostarda para impedir o crescimento de ervas daninhas no seu jardim
Segundo jardineiros profissionais, as substâncias contidas nas sementes de mostarda branca têm o poder de impedir o crescimento de ervas daninhas no mesmo solo. Coloque um punhado de sementes dessas mostardas perto de suas plantas, ou espalhe-as pelo jardim. A quantidade de ervas daninhas irá reduzir bastante, e você poderá eliminar as que restarem com as mãos. Atenção: antes de espalhar a mostarda, verifique se ela não irá prejudicar as plantas que você quer preservar. Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Fonte: Tudo por e-mail


0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.