Saber-Literário

Diário Literário Online

Hodie mihi, cras tibi - Carlos Heitor Cony

Postado por Rilvan Batista de Santana 20/07/2016

Hodie mihi, cras tibi
Carlos Heitor Cony

Perdoem o latim, mas a frase é bem conhecida, está inscrita na porta dos principais cemitérios do mundo. Foi usada em vernáculo mesmo, pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. Lembrou que o calvário que está atravessando mais cedo ou mais tarde pode ser atingido por todos. Até certo ponto foi mais uma ameaça do que uma defesa de sua desconfortável situação política. Expressou sua revolta contra a vingança que está sofrendo pela presidente Dilma Rousseff e sua confusa base aliada.

Tendo recebido 18 pedidos de impeachment para a chefe do Executivo, finalmente aceitou um deles, desencadeando aquilo que os entendidos consideram a maior crise do país.

Pessoalmente, não creio nos motivos que geraram a confusão que atravessamos, nem nos crimes de responsabilidade de dona Dilma, tampouco nos milhões de dólares que Cunha recebeu pelas sondas e navios da Petrobras. Seu poder não dá para tanto. De qualquer modo, as duas acusações podem ser legítimas, mas não ao ponto de perturbar a ordem constitucional.

Já tivemos cassação de um deputado que se deixou fotografar de cuecas. Por sua vez, outro deputado renunciou após declarar que sua fortuna pessoal provinha da loteria Federal, uma vez que ganhou os prêmios maiores.

Hoje sou eu, amanhã é você. Não estou comparando a Câmara dos Deputados a um cemitério, mas o clima reinante é parecido. Não há varões de Plutarco na atual legislatura. Uns pelos outros ficam na mesma vala da mediocridade. Por sua vez, no Executivo, não temos nenhuma matrona de Éfeso. Depois dos 7 a 1 que a Alemanha nos infringiu na última Copa do Mundo, o futuro do Brasil, profetizado por Stefan Zweig, está cada vez mais no futuro. No momento, o Brasil parece que se transformou num cemitério de vivos.



Carlos Heitor Cony


Fonte: Folha de São Paulo (RJ) / ABL

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

THE END

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Perfil

Perfil
Antônio Cabral Filho - Escritor e coadministradores

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

ALITA

DP

Tecnologia do Blogger.