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Enfrente o Frio de Forma Saudável

Postado por Rilvan Batista de Santana 15/07/2016

Enfrente o Frio de Forma Saudável

À medida que o frio começa a chegar, nosso corpo precisa se preparar para algumas mudanças. Aqui estão algumas das razões pelas quais somos mais propensos a adoecer durante os meses mais frios, além de dicas de como nos proteger em relação a essas alterações climáticas. Veja abaixo como como manter seu sistema imunológico mais forte no inverno e preservar a sua saúde.

1. Deficiência de Vitamina D

O corpo humano precisa de luz solar para sintetizar a vitamina D. Geralmente, quando o tempo esfria, a incidência de sol diminui e as pessoas preferem ficar mais em casa, tendo menor exposição a ele. Estudos médicos sugerem que baixos níveis de vitamina D pode causar aumento de peso, pois diminui a quebra de gordura e causa um acúmulo maior de calorias que, se não forem utilizadas, transformam-se em células gordurosas.

Dica: Você pode melhorar o seu nível de vitamina D ingerindo peixes mais oleosos e expondo-se à luz do sol por 20 minutos todos os dias.

2. Desordem Sazonal Afetiva

Essa desordem é um tipo de depressão com uma razão sazonal, e ocorre com mais frequência em lugares com menor incidência de luz solar. É comum em pessoas com idades entre 18 a 30 anos e afeta mais mulheres do que homens. Pessoas com Desordem Sazonal Afetiva podem ter um baixo número de serotonina e alto nível de melatonina no organismo, o que afeta a qualidade do sono e os sentimentos de felicidade.

3. Rigidez Articular e nos Músculos

Nosso corpo é composto em 70% de água e pode ficar mais sensível no frio. Como as temperaturas caem, nosso corpo pode perder a elasticidade e torna-se difícil se esticar e alongar. Baixas temperaturas também podem causar mudanças nas articulações e no líquido espesso presente nelas, ocasionando dores. Estudos mostraram que tempo frio e dias úmidos causam problemas de artrite. Ácidos graxos ômega 3 e as vitamina K e C têm se mostrado uma boa ajuda para dores nas articulações.

4. Contágio por Vírus - Muitos estudos mostram que o frio não deixa necessariamente o seu sistema imune mais fraco, o que ocorre é que as pessoas ficam mais doentes por causa da transmissão mais frequente de vírus. Não está 100% claro se isso é um exemplo de correlação ou causalidade, mas pesquisadores descobriram que o vírus influenza, responsável pela gripe, é transmitido com mais frequência em ambientes frios e secos do que úmidos e mais quentes.3 Fatores que possivelmente contribuem para a maior transmissão de vírus:
Membranas mucosas do nariz ficam secas no inverno - Quando as membranas secam, os efeitos de proteção podem ficar prejudicados e, por isso, vírus responsáveis pela gripe e outras doenças podem chegar ao seu organismo facilmente.Os vírus são mais estáveis no inverno e em climas secos - Nos meses quentes, os vírus são mais fracos e têm menos chances de sobreviver.​

5. Asma Induzida por Exercício - Pessoas que têm asma induzida por exercício são mais sensíveis à mudanças de temperatura e umidade. Essa condição geralmente é comum quando aumenta a ventilação de ar seco e frio, o que causa a perda de calor e umidade dos pulmões e, assim, o estreitamento da pressão média das vias aéreas fica comprometido durante o exercício. Os sintomas incluem: dificuldades na respiração, aperto ou pressão no peito, tosse e redução da energia e performance. Esses sintomas geralmente começam nos primeiros minutos do exercício e aumentam em torno de 10 minutos. Como prevenir asma induzida por exercício:
Fazer um aquecimento por 10 minutos pode ajudar a prevenir o começo dos sintomas. Se estiver frio, cubra a boca e o nariz para manter aquecido o ar que você respira. Use um inalador como uma terapia preventiva por 15 minutos antes do exercício.

6. Química Neural Melatonina e serotonina - são hormônios relacionados ao controle do humor, energia e ciclo do sono. Quando você se expõe à luz do sol, os níveis desses hormônios variam. Melatonina é o hormônio que ajuda você a dormir, e a serotonina está relacionada com a sensação de felicidade. No entanto, o cérebro produz mais melatonina do que serotonina nos meses frios.

7. Complicações do Coração - Alguns estudos sugerem que, no inverno, aumentam os riscos de ataques do coração, porque baixas temperaturas causam o estreitamento das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e reduz o fornecimento de oxigênio para o coração. É por isso que pacientes com doença cardíaca coronária frequentemente sentem dores e desconforto no peito durante o inverno. A mudança de luz solar diária também pode causar a falta de balanço hormonal, o que pode diminuir o limite de eventos cardiovasculares.

8. Pressão Alta e Tempo Frio - A pressão sanguínea é geralmente mais alta no inverno e mais baixa no verão, porque baixas temperaturas causam o estreitamento dos vasos sanguíneos. Para que haja sangue suficiente passar pelas artérias e veias estreitas, a pressão sanguínea alta é necessária.


Fonte: Vanusa F. / Tudo por e-mail

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