Saber-Literário

Diário Literário Online

Educar filhos é tarefa árdua. É preciso que sejamos cautelosos.

Carinho, respeito, cuidado, são ingredientes fundamentais para o verdadeiro êxito.

Não tenho filhos, mas permito-me criar um texto, alicerçado à empatia que roubei do que emprestadamente constatei e constato e do que circunda o estreitar do rodear de verdades sublimadas, de tudo que observo e que movimenta-se.

Sabemos que, criar um filho não deve ser para amadores, que somente seres humanos aptos, amadurecidos e adultos, podem oferecer ao pequeno universo de uma criança, verdadeiro suporte para que esta então possa equilibrar-se sobre as próprias pernas, podendo então, ter como consequência, uma vivência natural, fecunda e saudável com tudo que este indivíduo futuramente permutará saudavelmente com os fatores cruciais de seu possível relacionar-se.

Pai e mãe devem estar cientes de que os filhos não devem ser somente uma extensão deles, mas que os futuros seres conscientes, devem poder estabilizar-se nas incertezas, gerando a partir disso, um novo paradigma, que ofertará ao mundo, novas e frescas experiências, que serão estas, frutos de seu livre arbítrio.

Mas para que isso tudo não represente um enorme tiro pela culatra, é preciso que façam as partes que vos caibam. É preciso educar almas.

E para educar almas, é preciso que foquem-se nos indivíduos que estão em constante evolução. É preciso que conheça-se muito bem, é preciso que os seus valores mais apropriados sejam repassados, mantendo no coração, a firme certeza, de que, em todos os preciosos momentos, fizera-se o melhor que poderiam ter feito por eles.

Sendo assim, estarão jogando sementes para que este planeta, seja cuidado e perpetuado com o que de melhor puderam oferecer ao mundo.

O mundo será então, uma parcela de continuidade do que um dia acreditaram ser o melhor que puderam fazer em seus momentos únicos. Momentos esses, que lhes permitirão conviver com alguém que vos significa tanto.

Não é necessário que jamais culpem-se por seus possíveis e inevitáveis fracassos, eles são e serão necessários para o crescimento de uma plantinha que foi e sempre será regada, enquanto fizerem-se imprescindivelmente úteis.

Sejam cuidadosos, pois além de poder ter sido gerada uma preciosa vida, o valor que ela representa é de importância singular e ímpar. Ninguém aqui fará duas pessoas iguais, seus filhos serão únicos, emprestem vocês a eles, o melhor que tem guardado dentro de si.

Caráter, lealdade, amizade, força, paciência, coragem, resignação (quando se fizer necessária) e integridade, serão os valores que encaminharão seus filhos para um caminho do bem.

Evitem críticas não construtivas, a crítica deve ser sempre edificante, e quando perderem a sua eficaz paciência, não esqueçam-se jamais de que a vida que está a sua frente é preciosa, e que você, por muito tempo será um espelho para essas vidas únicas, até que, seja chegado o devido momento de caminharem por suas próprias pernas, e de serem responsáveis por tudo aquilo que guardem em suas mentes e em seus corações.

A vocês, caberá sempre o papel sublime de oferecer o seu colo e o seu ombro amigo, protegendo-os deles mesmos, oferecendo-lhes verdadeiro suporte emocional.

Mesmo que não tenha você, recebido isso de maneira generosa e cuidadosa, em sua infância, jamais esqueça-se de que deve-se passar para frente, somente aquilo que no seu avaliar, seja considerado digno e justo de ser repassado, caso contrário, conheça-se o suficiente para saber jogar no lixo o que não deve e merece ser dignificado.

Cuide-se, ame-se, pois será somente assim, que você será capaz de amar verdadeiramente. Não seja uma pessoa problema, para que o seu filho não seja o reflexo minucioso disso. Pois eles aprendem bem sobre o que são vocês, onde tantas vezes tenta-se ocultar isso até de si próprios.

Valorize a força da natureza, oferecendo o prazer de poderem sujar as lindas mãozinhas de terra, não deixando é claro, a prudência e o bom senso de lado, que caberá a verificação, no momento perspicaz e oportuno.

Minha intenção não é oferecer um manual, mas passar para frente os valores que acredito serem importantes, e que sentimentos verdadeiros são milagrosos. Crie vidas, seja progenitor de suas vontades, e que estas estejam afastadas de processos narcísicos, se isso estiver enraizado em sua alma.

Procure ajuda, se necessário, e nunca se esqueça de que filhos devem ser criados para o mundo, jamais para vocês mesmos.

Desejo-lhes uma vida plena de muito amor, respeito e de valores verdadeiros, pois imagino que ser um educador de vidas vivas, é uma tarefa nobre, e isso acarretará em responsabilidade única. Seja para os seus filhos, tudo aquilo que no passado, você gostaria que fosse feito para você, e que muitas vezes pecou-se contra isso, em sua meninice.

Seja cuidadoso com a prole, pois as vidas que foram encaminhadas para você, merecem todo cuidado, carinho e atenção. E que se tudo isso for muito mais do que uma simples projeção de sua imagem, obter-se-á futuramente, possíveis alegrias.

Serão isso então, frutos adocicados do que um dia com muito amor, você foi capaz de criar e alimentar.

Desejo-lhes muita boa sorte, nesta tarefa sublime e única, que é criar e educar um filho. Desejo-lhes força e muito discernimento. Paz e luz em vossos lares.





Autoria: Thiana Furtado


Fonte: http://obviousmag.org/o_infinito_e_logo_ali/2016/criando-filhos-com-sabedoria.html

0 comentários

Postar um comentário

Recomende este blog!!!

Postagens populares

Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas)

"Divulgando Trabalhos Literários (Livros,Contos, Crônicas e Poesias)"

Minha lista de blogs

bookmark
bookmark
bookmark
bookmark
bookmark

Diário Online

Diário Online
rilvan.santana@yahoo.com.br

Perfil

Perfil
Administrador

Estatística Google (Visualizações)

Google Tradutor

Patrono

Patrono
Machado de Assis

PARCERIAS

Bookess

ABL

R. Letras

DP

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.

Links de livros, crônicas, contos, cartas, etc.
Tecnologia do Blogger.